VitorPereira

Feed RSS

Validate the RSS feed

Seu Blog

É preciso logar para criar ou gerenciar seu blog.

Greve geral do Bom senso!

(07 Sep 2005 - 17:46)

Temos visto ao longo destes anos, nossa UFPI ser assolada por greves e mais greves sem nunca conseguir retorno. Está claro para mim que os professores têm este direito. Mas será que, após tantos anos de tentativas, não estaria na hora de buscar outras maneiras de conseguir melhores condições de serviço?

Qual é o objetivo desta greve? A quem ela serve? Na minha opinião, a paralização geral da UFPI só contribui para a desmoralização da instituição junto à comunidade. Nossa academia está sendo jogada na lama, e o pior de tudo, pelos próprios professores, aqueles que deveriam ser um dos principais colaboradores da sua defesa.

Entretanto, eu como aluno, sinto-me na obrigação de alertar a todos: devemos defender nossa universidade daqueles professores que esperneiam, de maneira burra, por melhores salários, ou que simplesmente querem uns dias a mais de férias....

Eu não acredito que seja com greve que se resolva o nosso problema, afinal, o Governo Federal, pouco está preocupado com o ensino superior, tampouco, com o ensino superior piauiense. Afinal, qual é o peso da nossa universidade no panorâma universitário nacional? Quem vai perceber que a Universidade Federal do Piauí parou? Apenas os alunos e a propria comunidade, porque o Lula está muito mais preocupado com a crise que se instalou no seu quintal.

E aí vocês me perguntam: qual seria então o melhor caminho?

O melhor caminho, seria o do investimento em ensino da comunidade. O aluno da Universidade Federal, em tese, é o melhor aluno do estado. O nosso vestibular é o mais concorrido, e o nome da nossa universidade é o mais badalado. Deveriamos aproveitar a nossa, ainda, posição privilegiada, para construir um corpo discente de nivel cada vez melhor. Deveriamos lutar pelo incentivo a pesquisa, pelo regime de dedicação exclusiva de nossos professores, pro laboratórios melhores... Precisamos transformar nossa universidade em uma instituição de pesquisa científica de fato, produtora de conhecimento científico, não apenas reprodutora; desta maneira, por tabela, nossos professores seriam muito mais reconhecidos por seu trabalho, produzir ciência gera capital.

Nós como alunos devemos inverter esta lógica de greves. Todos nós iremos ver que, dentro de 3 meses que possivelmente o Governo Federal vai decretar ilegal a greve, aí veremos aqueles professores grevistas voltarem correndo para as salas de aula sem nenhum aumento salarial, ou melhoria nas suas condições de trabalho, tendo prejudicado somente, o corpo discente, que perdeu dias importantes de aula, que deixou de se formar, que deixou de iniciar o período, enfim, nós seremos os prejudicados. Precisamos nos defender!

Gostaria de saber qual é a opinião do nosso Centro Acadêmico? Qual foi a posição que ele tomou frente a esta greve.

Vamos lá, precisamos discutir quai serão os efeitos desta paralização no nosso curso.

Contra a greve do bom senso!