ALERT! Temos novas funcionalidades sobre licenciamento e posts de rascunho no TWiki Blogs aproveitem e fiquem atentos à WebWishList.

O Grupo Cultural CLAM vem realizando desde 2001 uma séria de atividades de curta duração articuladas entre si e que formam uma prática sociocultural mais ampla, utilizando como ferramenta principal o hip-hop. Seu trabalho consiste na administração de oficinas com os 4 elementos da cultura (b.boy, grafiteiro, Mc e DJ), palestras, shows, manutenção de blogs, produção de videoclipes e zines, intercâmbio com outros estados através do MHHOB, produção de vários eventos em São Gonçalo (São Gonçalo in Rap, Anonimato Hip-Hop, Noite Suburbana), parcerias com outros movimentos culturais (Groove do São, Movimento Enraizados, ASACC, Campanha do Artigo 6o).
Consciência Liberdade Atitude e Movimento
Juridicamente temos uma diretoria eleita, mas na prática nos organizamos horizontalmente. A cada planejamento de evento, comunicamos aos nossos colegas via e-mail e divulgando em nosso blog que está se formando a equipe de trabalho. Os interessados entram em contato e participam. Nas oficinas, jovens que aprenderam as técnicas conosco, hoje já dão aulas junto a nós. clique aqui
O nosso objetivo é apoiar e desenvolver ações relativas à produção e ao fortalecimento da cultura das periferias. Sendo assim, visa o resgate e o fortalecimento de sua auto-estima e, consequentemente, poderá formar cidadãos mais autônomos, atuantes e críticos na sociedade. Anonimato Hip-Hop.
Organização das atividades Durante o ano todo ficamos disponíveis para palestras e apresentações em escolas. Semanalmente nos apresentamos no Groove do São (misturando jazz com hip-hop) e, nosso treino é aberto e pode ser visto como uma oficina 2 vezes por semana. Uma vez por ano realizamos o São Gonçalo in Rap (o festival mais completo, como já falamos), o Anonimato Hip-Hop (evento que reúne grafiteiros nacionais e internacionais para limpar as pichações com suas obras) e o Noite Suburbana, onde são lançados novos talentos.




São Gonçalo in Rap 2006


Desafios atuais Aprovar projetos junto a instituições, para captar recursos. Garantir um meio de sobrevivência para dar continuidade aos projetos. Consolidar o hip-hop no calendário cultural da cidade de São Gonçalo.


São Gonçalo in Rap 2006 vai discutir as múltiplas linguagens e vertentes da cultura Hip-Hop durante uma semana, bem como sua articulação com temas atuais e relevantes. O público participará de: ações sociais em Saúde e Educação, debates, documentários, shows e oficinas. Estaremos implementando uma movimentação social e complementando a falta de entretenimento na cidade e viabilizando aos jovens e adolescentes um contato maior com a cultura Hip-Hop e tudo o que ela abarca.

Muito mais que um simples festival



O que o CLAM produz
SÃO GONÇALO IN RAP 2006

Blogs informativos por Dinho K2, Candace e Dudu de Morro Agudo



aqui!



ASSIM SURGIU O CLAM
Movimento Enraizados


Como surgiu Em 2001, dois rappers e um B.boy, que faziam parte da Central Única das Favelas, começaram a ministrar aulas de hip-hop pelo projeto Escolas de Paz da Unesco, em escolas públicas da região metropolitana do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense. Com o tempo, muitos de seus alunos passaram a fazer parte do grupo CLAM e a participar de suas apresentações. Em 2002 o projeto Escolas de Paz teve seu término, mas as pessoas que se encontraram através dele decidiram dar continuidade ao trabalho voluntariamente; dando workshops e palestras, elaborando zines, participando de shows e produzindo eventos do gênero. Até que em 2004 o grupo registrou-se legalmente, visando fazer projetos maiores.


FIELL - CHAMADA A COBRAR


DUDU - O DOM DA DISPOSIÇÃO


K2 - POSITIVO e OPERANTE


.





Topic attachments
I Attachment Action Size Date Who Comment
jpgjpg logo.jpg manage 5.4 K 22 Feb 2006 - 12:15 RobertaFederico  
Topic revision: r3 - 02 Dec 2008 - 18:29:52 - ViniciusMassuchetto

Seu Blog

 
This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Wiki-SL? Send feedback