MonicaPaz

headmonica.png

Meu Site Pessoal

Feed RSS

Validate the RSS feed

Seu Blog

É preciso logar para criar ou gerenciar seu blog.

Blender Day Salvador 2009

(12 Sep 2009 - 18:09)

No sábado, 08 de agosto, na Faculdade Área 1, foi realizado o primeiro Blender Day Salvador, reunindo em torno de 100 pessoas interessadas em conhecer e trocar conhecimentos sobre esta ferramenta de modelagem 3D. Para a inscrição foi necessário apenas a doação de um kilo de alimento doados ao Hospital Martagão Gesteira.

O evento conseguiu manter um bom público, até as últimas atividades em um dia de sábado e alcançou a sua meta de divulgação do software Blender para modelagem 3D. O organizador Cristiano Furtado, integrante da célula de software livre da faculdade e do time do Ekaaty, surpreendeu-se com a quantidade de pessoas interessadas no evento, principalmente no turno da manhã. O que se percebeu é que muitos acompanharam toda a programação do evento. A constituição desse público, em sua maioria, foi de estudantes de diversas faculdades da cidade, como João Fábio, 29 anos, estudante de ciência da computação e professor de física interessado em utilizar o Blender no ensino de leis da física, além de empresários como Márcio Chaves, 34 anos, professor universitário de Valença e proprietário de uma gráfica, que veio a Salvador exclusivamente para participar do evento e pessoas de outros perfis como Talita Evangelista, 18 anos, que apesar do interesse por animações 3D, não conhecia o Blender, gostando assim das apresentações realizadas durante o dia.

blenderday_banner.png

A programação apresentou as funcionalidades básicas do Blender em uma oficina bem concorrida, bem como a sua aplicabilidade no mercado, tanto na produção quanto na pós-produção de peças e vídeos comerciais.

A introdução ao software se iniciou com a palestra “Blender: sucesso em software livre e computação gráfica” de Wille Marcel, seguido por Arnaldo Barreto, responsável pela programação do evento, com a palestra “Blender Pro – conectado no Mundo Blender” e com uma oficina, que despertaram ainda mais a curiosidade do público a cerca da ferramenta.

A pós produção foi apresentada a partir dos exemplos do portifólio de Teisson Fróes, que participou do evento via vídeo conferência. Um dos pontos altos da palestra foi a apresentação de uma campanha da Associação Desportiva para Deficientes, sobre a qual o palestrante declarou ter sido um trabalho bastante recompensador devido às doações de cadeiras de rodas que a sucedeu. Teisson também deu dicas de como se tornar um profissional, destacando requisitos como conhecimentos de informática, programação, Linux, inglês, conhecimentos em fotografia como composição de cores, luz e enquadramento, além de alguma insistência. Para auxiliar projetos 3D em Blender, indicou sites de teoria em computação gráfica, compra e compartilhamento de modelos, tutoriais, etc. As áreas do cinema e dos games são campos a serem bem explorados pelo Blender, segundo o palestrante.

Os processos de produção de modelos 3D, como script, storyboard, levantamento de requisitos, modelagem, cinematic e renderização, foram apresentados por Leonardo Jones, que também mostrou exemplos retirados dos seus trabalhos desenvolvidos em Salvador.

No campo da pesquisa científica, em entrevista após sua palestra, Arnaldo Barreto falou sobre o seu tema de mestrado na UFPB. Arnaldo trabalha com desenvolvimento de um plugin para o Blender em Python para a geração paramétrica de cidades de grande porte como NY e Paris. O plugin poderá ser utilizado para simulações em games, filmes e projetos arquitetônicos. A pesquisa visa prover uma solução livre para o mercado da computação gráfica: “A intenção é corrigir alguns problemas que identifiquei numa versão proprietária, o CityEngine?, que na Conferência Internacional de Computação Gráfica, desde 2001, vem tendo avanços mas é uma solução proprietária. Tem como fazer isso dentro do Blender, porque pode-se fazer modificações, é um programa voltado para modelagem e animações. A abrangência desse tipo de pesquisa é bem maior em um software como o Blender”.

Além da parte didática, o Blender Day Salvador 2009 apresentou também, ao longo do dia, o caráter lúdico da ferramenta iniciado com a mostra de vídeos, seguindo com a escolha do tema para a Maratona Criativa, a apresentação de trabalhos produzidos na maratona e a premiação dos concorrentes. Além da distribuição de brindes e apresentação do game, tudo made in Blender. Para Lucélia Nascimento, 26 anos, integrante da equipe de organização e do Ekaaty, parte da animação do evento ficou por conta da apresentação dos open movies e do jogo.

Outra oportunidade para participar de um evento sobre Blender, é conferir o Blender Pro, a ser realizado em 07 de outubro de 2009, no Rio de Janeiro, junto com o SBGames. O evento promovido pela comunidade desse software é o responsável pela realização do Blender Day, incentivando-o em várias cidades pelo Brasil, como uma prévia do que pode ocorrer no evento nacional.

Quer conhecer o mundo Blender?

Revista Espírito Livre: lançamento baiano do livro "Software Livre, Cultura Hacker e Ecossistema da Colaboração"

(12 Sep 2009 - 17:57)

Idealizado pelo sociólogo Sérgio Amadeu da Silveira e organizado por Vicente Aguiar, o livro "Software Livre, Cultura Hacker e Ecossistema da Colaboração", de diversos autores, foi lançado no 10º Fórum Internacional de Software Livre, em Junho de 2009 em Porto Alegre-RS.

Visto que Vicente Aguiar é residente e natural da cidade de Salvador, não haveria de ser diferente que o livro também fosse lançado na capital baiana. (continua...)

O restante dessa matéria você ler na Revista Espírito Livre, edição n #006, Setembro de 2009, que trouxe esta minha primeira colaboração smile

livro-colaboração-hackers.png

Chamada de trabalhos para o Dia Internacional de Segurança em Informática

(11 Sep 2009 - 18:40)

"O Dia Internacional de Segurança em Informática (DISI) é um evento comemorado no mundo inteiro desde 1988, ano em que foi realizado o CSD (Computer Security Day). O objetivo é educar e conscientizar os usuários sobre segurança na Internet e em outros ambientes informatizados.

A RNP participa do DISI desde 2005, promovendo palestras e outras ações que visam a conscientizar os usuários para as questões relacionadas à segurança em redes e equipamentos de informática."

O evento acontecerá dia 2 de dezembro de 2009 na UFBA, mas a chamada de trabalhos se encerra dia 18 de setembro de 2009 e os trabalhos podem ser dos seguintes macro-temas: Privacidade, Crimes digitais, Boas práticas de uso, Tendências de mau uso, Vulnerabilidades das aplicações e Comportamento e aspectos sociais. Nesta edição o evento focará nas Redes Digitais, de forma que profissionais e pesquisadores de várias áreas podem contribuir, como comunicadores, educadores e toda a galera de TI.

Aproveitem smile

Encontros do GPC

(09 Sep 2009 - 22:53)

O Grupo de Pesquisa em Cibercidades, GPC, promove amanhã, dia 10 de setembro, às 14h, na sala 02 do Pós-Com, um bate papo com o professor da UFBA Clímaco Dias. O debate ficará em torno de temas relacionados ao espaço urbano e às novas tecnologias de comunicação. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade da UFBa.

  • O quê: Encontros do GPC - Bate papo com Clímaco Dias
  • Quando: 10 de setembro, às 14h
  • Onde: Sala 02 do PósCom, 2º andar da Faculdade de Comunicação da UFBa
  • Realização: GPC – Grupo de Pesquisa em Cibercidades

Relato fotográfico do Blender Day Salvador 2009

(10 Aug 2009 - 19:24)

Neste post, mostrarei através das fotografias que tirei no evento, como o Blender Day Salvador 2009 conseguiu reunir bons palestrantes, diversas atividades e muitos participantes.

  • Inscrições: doação de alimentos:
    dsc02902.jpg

  • Wille Marcel - Blender e Software Livre:
    dsc02877.jpg

  • Palestra em áudio-conferência com Teisson Fróes - Blender como ferramenta de pós-produção:
    dsc02907.jpg

  • Laboratório antes- making off:
    dsc02884.jpg

  • Laboratório - durante a oficina:
    dsc02931.jpg

  • Leonardo - palestra sobre fases da produção:
    dsc02937.jpg

  • Ganhadores da Maratona Criativa:
    dsc02959.jpg

  • Galera:
    dsc02969.jpg

  • Organização:
    dsc02971.jpg

(Local e patrocício: Área 1, Paralela; Infra: Célula de Software Livre da Área 1; Infra/Software: Ekaaty; Realização: Blender pro; Contatos da organização: Arnaldo B., Cristiano F., Marcelo F., Wille M. e Ícaro S.; Fotos by Mônica Paz e Cristiano Furtado)

Blender Day Bahia 2009, 08/08, Faculdade Area1 - Paralela

(05 Aug 2009 - 20:01)

(Material de Divulgação retirado do site do evento)

Programação

Abertura e Palestras (manhã)

  • 08:00h – 08:30h Início da Exibição Made In Blender - Open Movies e outros trabalhos
  • 08:30 – 09:00h Abertura do Blender Day Bahia - Salvador
  • 09:00h – 09:50h Palestra: Blender: Sucesso em Software Livre e Computação Gráfica. Palestrante: Wille Marcel
  • 10:00h – 10:50h Palestra: Conferência Blender Pro - "Conectado no mundo Blender". Palestrante: Arnaldo Barreto
  • 11:00h – 11:50h Palestra: Blender3D? como ferramenta de Pós-Produção. Palestrante: Teisson Fróes

Oficinas - (tarde)

  • Laboratório 14:00h – 16:00h Oficina I - Blender Básico Márcio Herique Cunha
  • Laboratório 16:00h – 18:00h Oficina II - Blender Básico Ícaro Santos
  • Sala 2 14:00h – 18:00 Espaço "Pergunte como se faz" Vinícius Azevedo e Arnaldo Barreto
  • Sala 3 14:00h – 18:00h Espaço "Games Blender"
  • Sala 1 12:00 – 18:00 Exibição Made In Blender - Open Movies e outros trabalhos

18:00h Encerramento do Blender Day Bahia - Salvador

Palestrantes e Oficineiros

Vinícius Azevedo de Melo

Estudante do VIII Semestre do Curso de Ciência da Computação na Faculdade Ruy Barbosa, em Salvador. Gosta de programação, jogos e arte 3D, usa o Blender desde 2005, e tem conhecimento de diversas funcionalidades da ferramenta. Suas principais áreas de interesse em arte 3D são: modelagem, animação, configurações de materiais, texturização e renderização foto-realística(para o qual utiliza o Indigo Renderer, ou o YafaRay?). Atualmente trabalha com desenvolvimento de sistemas e estuda Blender, C++ e QT para seu trabalho de conclusão de curso.

Arnaldo Barreto Vila Nova

Bacharel em Análise de Sistemas pela Universidade do Estado da Bahia, Campus II, Alagoinhas. Está cursando o Mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco. Utiliza e estuda o Blender desde 2006, e já ministrou diversas palestras e oficinas em vários eventos, dentre eles o XXVI Congresso Nacional de Estudantes de Computação, em Campina Grande(PB), o III Encontro Nordestino de Software Livre, em Salvador (BA), e o III Encontro de Software Livre da Paraíba, em João Pessoa (PB).

Wille Marcel Lima Malheiro

Bacharel em Comunicação Social, colabora com a tradução, documentação e disseminação de diversos softwares livres. Estudou o desenvolvimento do Blender em seu trabalho de conclusão de curso.

Ícaro Santos Silva

Graduado em Sistemas de informação e aluno de Especialização em Engenharia de Sistemas pela União Educacional de Brasilia. Atualmente participa ativamente no projeto Ekaaty, fazendo parte da equipe de desenvolvimento e educacional, participa também do projeto Texto Livre, onde atua como desenvolvedor do ambiente web. Tem experiência como administrador de redes e sistemas Linux e já ministrou cursos em faculdades no interior da Bahia

Márcio Henrique da Cunha

Bacharelando do Curso de Análise de Sistemas pela UNEB - Universidade do Estado da Bahia, Campus II, Alagoinhas e atua na Coordenação do Núcleo de Comunicação e Eventos da Secretaria Municipal da Educação de Alagoinhas. Tem experiência profissional com CorelDraw? desde 1994 e Photoshop desde 2004. Está entrando atualmente para a área de modelagem 3D utilizando o Blender.

Teisson Fróes

Técnico em eletrônica e hardware, pela FEMC-MG. Especialista em Computação Gráfica, desde 2005 focado em pós-produção e finalização cinematográfica. Atendendo clientes como, DM9DDB?, Africa, Talent, TvZero? Filmes, Carioca Filmes, AgênciaClick, Fiat, Ouro21, Fulano Filmes, SantoForte? Filmes, BigBonsai?, Nike e Publicis.

Contatos

  • Arnaldo Barreto Vila Nova - barretovilanova no gmail - (81) 88358899
  • Cristiano Furtado dos Santos - cristianofurtadoba no gmail - (71) 87822230
  • Ícaro Santos Silva - icarosi no gmail - (75) 8821-5957 | (75) 8137-4452
  • Marcelo Fábio - marcelofmof no gmail - (71)8701-0831
  • Wille Marcel Lima Malheiro - wille no riseup.net - (75) 8143.5591 (claro)

Abertas as inscrições para o Simpósio Interatividade em Sistemas Computacionais Livres 2009

(23 Jul 2009 - 06:49)

Liberdade de uso, estudo, distribuição e modificação. Com estes princípios, colaboradores do mundo inteiro interagem para construir softwares livres, dentre eles, programas para criação de arte interativa. O Simpósio Internacional Interatividade em Sistemas Computacionais Livres (ISCL2009) reunirá diversos profissionais para, em poucos dias, exporem pesquisas, questões e trabalhos artísticos desenvolvidos a partir deste conceito de liberdade. Serão realizadas oficinas, palestras e painéis sobre experimentações artísticas e inovações tecnológicas.

SERVIÇO:

  • O que: Simpósio Internacional Interatividade em Sistemas Computacionais Livres (ISCL2009)
  • Onde: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos – IHAC/UFBA (Avenida Adhemar de Barros, s/n, Ondina - Campus de Ondina)
  • Quando: 27/07 a 01/08/09*
  • Inscrições: de 06 a 27/07/09 através do e-mail iscl2009salvador@gmail.com
  • Quanto: Inscrição Gratuita
  • Realização: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Milton Santos(IHAC/ UFBA)
  • Apoio: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq)
  • Parceria: Museu de Arte Moderna (MAM)/ Des).(centro
  • Contatos: Maruzia Dultra (8887-4378)/ Karla Brunet (9117-8705)

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o dia 27 de julho através do endereço eletrônico: iscl2009salvador@gmail.com.

Mais informações: http://iscl2009.wordpress.com/

Pós III ENSL & IV FSLBA

(03 Jun 2009 - 15:35)

Banner Web III ENSL e IV Festival SL

Mais uma edição do Festival entrou para a História do PSL-BA e agora abrilhantado com o Encontro Nordestino de Software Livre.

No site do evento você pode conferir:

Peço desculpas pelos atrasos e dificuldades de acesso do local. Muito se deve a falta de verba para contratação de serviços e de pessoal para a organização. Mas creio que todos estamos orgulhosos.

Agradeço aos nossos apoiadores, receptivo, equipe de voluntários, demais organizadores (e nossos familiares que sempre adotam a causa conosco), palestrantes, oficineiros, avaliadores, imprensa, todos os participantes e aqueles que, mesmo de longe, emitiram boas vibrações para a realização do evento.

Várias atualizações sobre o III ENSL e IV FSLBA (em tempo)

(28 May 2009 - 05:06)

Banner Web III ENSL e IV Festival SL

Confira as várias atualizações do site do III ENSL - Encontro Nordestino de Software Livre & IV Festival Software Livre da Bahia:

  • Sucesso de inscrições e inscrições no local do evento
  • Lançamento do Cordel da Pirataria
  • Olimpíadas de Robótica Livre
  • Oficinas
  • Sistema web de rede social do PSL-Brasil
  • Nerdson" vem ao III ENSL
  • Chamada de imprensa
  • Sistemas web do FBES

Isso e muito mais você encontra no site http://www.ensl.org.br

Inscrições Abertas para o III ENSL & IV Festival

(27 Apr 2009 - 18:56)

Banner Web III ENSL e IV Festival SL

Para melhor conhecer o público do evento, a sua organização abriu a inscrição web do III Encontro Nordestino de Software Livre & IV Festival Software Livre da Bahia.

Informamos que a inscrição é gratuita até o dia 24 de maio de 2009 e que será necessário a confirmação no local do evento. Na confirmação, o participante receberá a sua identificação que lhe dará acesso às palestras e demais atividades do evento.

Observações:

  • Ainda não estamos fazendo inscrições para as oficinas.
  • Os palestrantes não são obrigados a fazer a inscrição.

Destacamos a importância das inscrições para melhor atender as demandas do público e também mostrar a importância da realização de eventos sobre softwares livres em nossa região.

Faça a sua inscrição agora mesmo!!

Contamos com a participação de todos!

Cartaz do III ENSL & IV Festival

(16 Apr 2009 - 20:22)

Banner Web III ENSL e IV Festival SL

Lançado o cartaz do III ENSL - Encontro Nordestino de Software Livre e IV Festival Software Livre da Bahia em conjunto com o Free Software Bahia, que se encontram disponíveis para download.

Lembrando que o evento III ENSL - Encontro Nordestino de Software Livre & IV Festival Software Livre da Bahia ocorrerá nos dias 29 e 30 de maio de 2009, na UNEB, Salvador-BA.

Em breve, teremos as cartazes impressos mas, desde já, solicitamos que colegas das outras cidades de nossa região, que não possam imprimir o cartaz, nos envie email (festival2009 em softwarelivre ponto org) com o título "Distribuição de Cartazes - 'sua cidade' ", informando as instituições, endereço, telefone e nome do responsável pela distribuição. Temos como foco: universidades, faculdades, escolas, empresas e órgãos públicos. Aguardem o contato, pois esse será feito tão logo se faça possível.

Divulgando a Programação do IIIENSL & IVFestival

(08 Apr 2009 - 06:28)

Banner Web III ENSL e IV Festival SL

A organização do evento III Encontro Nordestino de Software Livre & IV Festival Software Livre da Bahia, que se realizará dias 29 e 30 de maio de 2009, na UNEB, Salvador-BA, divulga a sua programação, ainda em caráter provisório.

Este grande evento nordestino tem como objetivo melhor promover o desenvolvimento e o uso do Software Livre na região, por meio do estímulo a geração de negócios, desenvolvimento de políticas públicas, além da contribuição para a inclusão digital de territórios menos favorecidas do nordeste brasileiro. Para tanto contamos com uma equipe bem capacitada de palestrantes e instrutores que nos honrarão com os seus trabalhos distribuídos entre os macro-temas: Cultura Livre, Desenvolvimento Regional (Casos de Sucesso), Educação e Inclusão Social, Desenvolvimento de Software e Ferramentas e Soluções.

Veja a grade da programação que conta com palestra internacional de John Maddog e com palestra de abertura de Sérgio Amadeu, dentre outros nomes distribuídos entre os dois dias do evento.

Lembramos que, nesta edição, o IIIENSL & IV FSLBA ocorrerá conjuntamente com um evento internacional, o Free Software Bahia 2009, evento da Network Eventos com o patrocínio do SERPRO e apoio do Governo do Estado da Bahia, através da SECTI.

Contamos com a presença de todos!

Pedido de colaboração para o IIIENSL & IV Festival - Páginas Amigas

(04 Apr 2009 - 19:03)

Banner Web III ENSL e IV Festival SL

Se você é um entusiasta do Software Livre e deseja colaborar com o III Encontro Nordestino de Software Livre & IV Festival Software Livre da Bahia, participe das Páginas Amigas do evento.

Adicione um dos nossos banners Web no site da sua empresa, comunidade, projeto, blog e etc, seguindo as recomendações da equipe organizadora. O seu mini-banner será publicado na seção Páginas Amigas do site do evento. A mútua linkagem irá fortalecer as duas partes! Participe!!

Não é necessário uma grande elaboração na confecção de seu banner. Abra o GIMP ou o Inkscape e mãos a obra, o evento precisa de sua colaboração!

A seguir, publico o meu banner:

ico-MonicaPaz.jpg

Encontro de representantes dos PSLs nordestinos

(04 Apr 2009 - 18:49)

Banner Web III ENSL e IV Festival SL

A organização do III Encontro Nordestino de Software Livre & IV Festival Software Livre da Bahia comunica que, além da reunião para a eleição da próxima cidade que sediará o evento nordestino, está prevista na programação do evento o Encontro dos PSLs (ou a maior comunidade SL do estado) do Nordeste. Haverá uma vaga para cada estado nordestino.

O propósito do encontro é divulgar o que cada estado tem feito para fomentar o Software Livre e quais os próximos passos.

Solicitamos que se articulem (dentro de cada estado) e nos indiquem o nome da pessoa que será o porta-voz do PSL na composição da mesa. Os nomes devem ser enviados com mini-currículo para festival2009@softwarelivre.org com o assunto "Encontro PSL-NE", até o dia 18 de abril.

Neste espaço, não serão admitidas campanhas das cidades candidatas a próxima sede do ENSL.

O tempo reservado para esse encontro é de 1h, por isso as falas devem ser bem objetivas. Na sequência, será realizada a reunião do PSL-NE para apresentação de propostas e cidades candidatas e posterior eleição, em um período de 50 min.

Esperamos contar com a participação de todos os estados nordestinos!

Páginas Amigas do III ENSL e IV FSLBA

(30 Mar 2009 - 00:05)

Seguindo essa tendência iniciada pelo FISL, o III ENSL e IV FSLBA já lançou o seu Páginas Amigas, espaço para troca de banners de divulgação. É uma importante forma de contribuição da comunidade para o evento. Participe!

Banner Web III ENSL e IV Festival SL

O resultada da Chamda de Trabalho já foi enviada por email para os proponentes. Agora é só esperar pela grade de programação!

Chamada de Trabalhos FLISOL SALVADOR 2009

(22 Mar 2009 - 03:30)

Esse post é para dar uma força para a organização na divulgação do FLISOL SALVADOR. Repasso a mensagem que recebi:

"Convidamos toda a comunidade para o envio de propostas de palestras para o FLISOL 2009 em Salvador, as propostas devem ser encaminhada para flisol2009@gmail.com com as seguintes informações:

  • Título da palestra:
  • Nome do palestrante:
  • Público Alvo:
  • Resumo:
  • Mini-Currículo:

OBS: Esta chamada será encerrada dia 03 de abril de 2009.

Para Maiores Informações:
Flisol Brasil : http://flisol.net/FLISOL2009/Brasil
Flisol Salvador : http://flisol.net/FLISOL2009/Brasil/Salvador"

Alterações no III ENSL e IV Festival

(15 Mar 2009 - 00:42)

Visando melhor realizar o evento o III Encontro Nordestino de Software Livre & IV Festival Software Livre da Bahia, a equipe de organização alterou a data e local do evento! Este será realizado na Universidade do Estado da Bahia - UNEB, campus do Cabula, nos dia 29 e 30 (sexta e sábado) de Maio de 2009.

O evento ocorrerá conjuntamente com o Free Software Bahia 2009, evento da Network Eventos com o patrocínio do SERPRO e apoio do Governo do Estado da Bahia, através da SECTI.

Com a mudança, teremos espaços melhores, mais palestrantes convidados e apoiadores!

Agora é esperar pelo resultado da Chamada de Trabalho e Programação wink

Prorrogada a Chamada de Trabalhos - III ENSL

(03 Mar 2009 - 21:00)

Caros,

Anunciamos que a Chamada de Trabalhos do III Encontro Nordestino de Software Livre & IV Festival Software Livre da Bahia teve a sua data de fechamento adiada.

Vejam as novas datas:

  • Submissão de Trabalhos: até o dia 08 de março. NEW
  • Resultados: até o dia 22 de março.

Este evento receberá propostas de palestras nas seguintes áreas temáticas :

  • Cultura livre: Sobre aspectos éticos, filosóficos, conceituais, sociais e culturais do Software Livre.
  • Desenvolvimento Regional: Experiências e casos de sucesso na adoção de Software Livre em instituições públicas e privadas.
  • Ferramentas e Soluções: Apresentações técnicas voltados para profissionais da área de TI.
  • Desenvolvimento de Software: Assuntos relativos à produção de programas e o modelo de desenvolvimento de software livre, voltado para desenvolvedores.
  • Educação e Inclusão Digital: O uso do software livre para geração de conhecimento e inclusão social.

As palestras terão duração de 50 minutos., incluindo tempo para perguntas. Acessem: http://festival.softwarelivre.org/

Contamos com a participação de todos!

Últimos dias da Chamada de Trabalhos do Nordestino & Festival

(27 Feb 2009 - 00:52)

Estamos nos últimos dias da Chamada de Trabalhos do III Encontro Nordestino de Software Livre & IV Festival Software Livre da Bahia!!

Vejam as datas:

  • prazo final para envio de propostas: 01 de março
  • notificação das propostas aceitas: 22 de março
  • divulgação da programação preliminar do Festival: 02 de abril

Acessem: http://www.festival.softwarelivre.org

Chamada de Trabalhos do III ENSL e IV FSLBA

(16 Feb 2009 - 00:29)

Já está aberta, galera!

Queremos muito saber com o que a comunidade Software Livre tem trabalhado ou estudado para poder ser compartilhado em nosso evento. Queremos ver o seu resumo de palestra submetido na nossa chamada de trabalhos!!

Apareçam por lá!!