MauricioVieira

MauricioVieira_Hackergotchi_80x107.png
Feed RSS

Validate the RSS feed

Seu Blog

É preciso logar para criar ou gerenciar seu blog.

Blog descontinuado

(11 Dec 2008 - 02:47)

Olá a todos,

Este blog (que é mais-do-que-parado) está sendo descontinuado em favor do http://blog.mauriciovieira.net. Por favor, atualizem seus leitores de rss.

Obrigado smile

Wagner, diga não às drogas!

(29 Apr 2008 - 11:42)

Foi lançada a campanha "Por uma Bahia Tecnologicamente Livre e Desenvolvida!", pelo Projeto de Software Livre da Bahia, contra o protocolo de intenções assinado pelo governador do nosso estado com a Microsoft (TM).

Bom, eu estou otimista quanto a campanha. As entidades já estão se mobilizando e eu não dou mais de 1 mês para que este protocolo de intenções seja quebrado... Quem dá mais? Quem dá menos?

meu FISL em um só post (ou não)

(22 Apr 2008 - 00:55)

Fui ao FISL pela primeira vez este auno. Estou há umas 12 horas com este post aberto e não terminei de escrevê-lo. Definitivamente, não gosto de escrever. Vou tentar descrever alguns acontecimentos sob a ordem cronológica.

Passei um tempo procurando os slides de cada palestra, porque ouvi Terceiro dizer que todos os slides estariam disponíveis no site do evento, mas não achei.

1º dia

Chegamos tarde, depois do almoço, a fila do credenciamento não estava tão grande assim e conseguimos pegar as pastas sem problemas. Seguindo recomendação de Valéssio, fomos ver a palestra sobre o MUAN, um software para criação de animações. Fomos almoçar e depois fui ver uma discussão massa sobre o direito autoral. Não assisti à abertura, acho que porque fiquei trabalhando numas coisas. Às 17 eu fui ver João Eriberto falar que o reiser é massa, e desmistificar algumas coisas que eu pensava.

De noite, vi uma outra discussão, bastante divertida por sinal, sobre futuros digitais e, continuei lá pra ver uma gringa mostrando como se escrever um _device driver_ (e pareceu bem fácil mesmo, como ela disse, mas não tentei :P) .

2º dia

Hehe, já esqueci o que vi no segundo dia. Lembro que vi uma palestra _beleza_ de Léo sobre o Abelo. Fiquei bastante contente com o interesse geral do publico, e espero que o Abelo tenha mais funcionários e que eles (a colivre) consigam muitos clientes por conta da palestra.

Não lembro se vi mais alguma coisa. Sei que no último horário, Terceiro falou sobre certificação de profissionais no contexto do Software Livre. Não fiquei até o fim da discussão, e depois ele não me disse se chegou a alguma conclusão. Resolvi sair no meio para pegar o restinho da palestra de Vanessa Branco sobre o Berimbau Livre, na verdade, só ouvi algumas perguntas e respostas.

3º dia

Fui direto para a palestra de Luciano Ramalho, sobre grok. Fiquei sabendo de duas coisas durante esta palestra: o PythonBugDay acontecerá no dia 10 de maio (mesmo dia que o grupy-ba tinha marcado o seu primeiro HackLab).

Na palestra sobre melhores práticas do desenvolvimento Plone, os caras falaram do YSlow, uma ferramenta que analisa a performance e sugere mudanças para que os sites fiquem mais rápidos; além disso, eles falaram sobre os scripts buildout que constróem a infra-estrutura necessária para se rodar uma aplicação. Eles falaram de plone, mas o link é um de django.

Vi também a outra palestra de Terceiro sobre Engenharia de Software e Software Livre. Assim que eu achar os slides, e tiver algum tempo, prometo que vou tentar detalhar minhas impressões sobre o que foi falado.

Ah, e sobre o FISL em geral? Termino depois.

Melhor livro para se come%E7ar a aprender python

(17 Nov 2007 - 15:45)

Tá rolando uma discussão massa na lista python-brasil sobre qual o melhor livro para aprender a programar em python.

Segundo Oswaldo Santana:

  1. Tutorial Python - PDFs em http://www.python.org/doc (inglês) ou em http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/DocumentacaoPython (português).
  2. Learning Python / Aprendendo Python - Básico.http://tinyurl.com/2hzg5v (inglês) e http://tinyurl.com/226h4q (português). A versão em português é excelente.
  3. Dive into Python - Intermediário. http://www.diveintopython.com/ (inglês / pdf) e http://tinyurl.com/32zws6 (português). A versão em português não ficou excelente.
  4. Aprenda Computação com Python - http://pensarpython.incubadora.fapesp.br/portal
  5. Mais informações em: http://www.pythonbrasil.com.br/moin.cgi/AprendaMais

Segundo Marco André Mendes, nas perguntas frequentes sobre python há várias outras fontes bibliográficas.

Segundo eu mesmo smile o melhor tutorial que usei foi o Dive Into Python, sendo que antes de eu ler este, eu tentei ler o Python Tutorial.

Hackergotchi feita!

(02 Nov 2007 - 23:27)

Pronto!

Minha hackergotchi head está pronta, e foi feita por ninguém menos que meu velho amigo Lucas Rocha (a.k.a Djoni), um chefão aí do Gnome. Valeu Djoni!

Peço agora ao chefe que atualize lá no Planeta PSL-BA.

Contribuindo em Python (e com projetos de SL em geral)

(02 Nov 2007 - 22:09)

Há bastante tempo eu participo de projetos de tradução de software livre, mas tinha uma coisa que queria fazer há muito tempo: contribuir com código. Há uns meses, pedi a Tiago pra me indicar um projeto onde eu poderia colaborar diretamente com código. Ele me sugeriu o Vampux, um software para configurar guitarra (algo assim, não entendo muito de música, hehe).

Tiago começou este software em pygtk, e logo constatei que a melhor solução seria aplicar um framework mvc. O Kiwi é um framework (brasileiro smile ) para aplicações escritas em pygtk + glade, e provê uma mão-na-roda chamada Virtual Proxy (link direto pro kiwi howto, comece do começo).

O meu problema é que o kiwi não tinha suporte para scales (aquela barrinha de rolagem muito útil para qualquer software relacionado a música), e lá fui eu tentar entender o código para fazer o negócio funcionar...

Um detalhe essencial é que para funcionar os proxies no kiwi, é preciso que as widgets estejam listadas no gazpacho (um clone do glade todo feito em pygtk), então lá fui eu tentar entender o código do gazpacho também, hehe.

Resumindo a história, depois de algum tempo, e com a ajuda de Johan Dahlin, eu consegui submeter patches (e tê-los aceitos) para o gazpacho e para o kiwi em seus repositórios subversion. É claro que fiquei muito orgulhoso com isto. O próximo passo é voltar ao código do vampux, e reformá-lo completamente para funcionar com kiwi+gazpacho.

UPDATE: Saiu hoje (09 Nov 2007) a release 1.9.19 do kiwi, com o meu patch big grin Pra funcionar os scales, é preciso, por enquanto, usar a versão trunk do gazpacho. Qualquer dúvida, pode falar comigo.

Pra começar a entender como funciona pygtk, o meu primeiro passo foi ler o tutorial sobre pytgk+libglade disponível no Python Brasil.

Voltando ao título do post, uma forma muito útil de se ajudar em projetos como estes, sem ser com código, é ajudando a fazer triagem de bugs. Como comentado em uma mensagem recente na lista do PSL-BA, os desenvolvedores destes softwares geralmente não tem tempo nem para classificar os bugs submetidos aos seus repositórios bugzilla.

Se você tem interesse em colaborar com o gazpacho, mas acha que não tem condições de contribuir diretamente com código, você pode pegar os bugs não classificados e tentar reproduzí-los. O passo seguinte é entrar em contato com os desenvolvedores e apontar os bugs que você classificou. Isto vale para qualquer outro projeto repleto de bugs não-classificados em seus repositórios bugzilla.

Mãos à obra!

Pedido: alguém faça minha Hackergotchi

(31 Oct 2007 - 13:53)

Bom, agora com o blog oficialmente inaugurado, gostaria de pedir a alguma alma encarecida (e que saque GIMP) para fazer minha Hackergotchi.

Eu tenho uma foto "ideal" disponível no meu site. Por favor, deixe no tamanho original que eu mesmo diminuo.

Agradeço muitíssimo, e antecipadamente, se enviar a hackergotchi head para mauricio.vieira@gmail.com

Inauguração do Blog

(31 Oct 2007 - 13:22)

Olá a todos,

Há 5 minutos resolvi usar o serviço de blog do TWiki-SL para comentar coisas sobre Software Livre, e relatar minhas contribuições. Eu tenho outros blogs, e tenho o costume de deixá-los abandonados e escrever aleatoriamente. Espero que este aqui seja diferente :).