ErasmO

Feed RSS

Validate the RSS feed

Seu Blog

É preciso logar para criar ou gerenciar seu blog.

Smart TV 47LA7400, wifi e a configuração do MiniDLNA?

(13 Jul 2014 - 23:00)

22/May/2017

        O pc me dá muitas possibilidades, mas tinha algo que estava me encomodando, e era a TV. A que eu tinha no momento, tinha poucos recursos, e um recurso que eu estava interessado era a conexão de rede, via wifi. Fui procurar na internet, depois de muita pesquisa, fiquei interessado no modelo LG ...... Ela chegou(antigamente os entregadores instalavam os eletro-domésticos, hoje não mais), normalmente os manuais são ruins, mas a instalação dela e utilização dos recursos foi bem fácil. O primeiro recurso que ficamos facinados foi o de ser uma TV 3D; um recurso muito interessante, gostamos. Quanto ao recurso Smart - jogo: tem que pagar, e quando não são jogos "bobos"; internet: sempre diz "sem memória"; Youtube via conexão pc é um recurso muito interessante, quando não aparece "sem memória". A Smart TV além de ter uma entrada para cabo de rede, ela é wifi, fui verificar este recurso, super simples, gostei. Agora como usar este recurso, fui pesquisar, verifiquei que existem vários programas que possuem esta função, tais como: Plex, MediaTomb?, Kinsky, Universal Media Server, Serviio e outros. Eu queria um que fosse simples de configurar, e na hora de utilizar na TV, igualmente simples; cheguei a conclusão que para mim, o ideal por hora seria o MiniDLNA?. Neste endereço tem um arquivo configurado e um com tradução:

        * https://docs.google.com/document/d/13nH8xYJ6nig9NqFJoViJBHhB5T3E-YK8D1B9jtMSlmI/edit

        * https://docs.google.com/document/d/1A1cJpFUKpsNKQtiWmxpaD3W9gX00dqnP3dqxm0pZ13E/edit

        No modelo do meu minidlna.conf, eu coloquei algumas observações.
        * Pró da TV: o programa que roda os arquivos são bons; o de filme, roda até filme com defeito; conexão de rede fantástica; o 3D fantástico.

        * Pró do MiniDLNA?: muito simples a sua configuração.

        * Contra da TV: não tem localizador de legenda, a qual tem que ter o nome exato do filme; a legenda não tem opção de fundo; só roda filmes tradicionais, se pegar algum tipo desconhecido não roda; jogos são para crianças pequenas; problema de memória não roda tudo dos recursos; não divide o som(ou é dela ou de fora); não roda musicas ogg.

        * Contra MiniDLNA?: não atualiza automaticamente, precisa atualizar(# minidlna -R -d # service minidlna restart).

        Algumas fotos de como aparece na TV:
        https://picasaweb.google.com/103391209069506123122/DLNA#

tá falado

erasmo

Minha aventura com a EPSON L210 - MAIO - 2013

(20 May 2013 - 23:41)

22/May/2017
    Desde de 1995 que eu utilizo a impressora da HP, comecei com a HP550. Na época o cartucho era bem grande durou(o primeiro cartucho) um ano. Depois os cartuchos começaram a diminuir e a queimar muito rápido. Em 2012, eu queria comprar uma epson, pois podia fazer uma adaptação dos cartuchos de tinta, desta forma não compraria mais cartuchos. Infelizmente, achei um técnico que fazia na HP, fiz, o problema é que continuava com os cartuchos e os mesmos não duravam mais de 5 meses(não duram). E tem um problema com a HP que se tu não usares todos os dias o cartucho resseca. Bem além, também que a HP de vez enquando, sempre quando minha esposa precisava imprimir um trabalho da Universidade, ela apresentava um problema na impressão. Cansei... pensei em joga-la pela janela, mas poderia acertar alguém... não joguei. Há! ia esquecendo eu estava com duas HP recem levadas para o técnico, as duas com problema. Então comecei pesquisar a possibilidade de comprar uma LASER(multifuncional). Eis, que vi uma Epson L210, já com a adaptação de tinta de fábrica, o preço compensava, pois o que já tinha gasto nas HP poderia comprar duas Epson. Olha... eu esqueci que este modelo é novo, não consta nem no site da Epson Brasil, ... e eu uso LINUX(VIVA!).
Tem uma CASA BAHIA, bem encostada de onde eu moro. Fui lá, eu já tinha visto no Shopping, perguntei o preço era o mesmo do Shopping.
Comprei a impressora, chegando em casa... não consegui mudar de opinião sobre os manuais de produtos no Brasil. O manual é ruim, pois é pouco explicativo; um leigo teria que contratar uma pessoa para instalar. Para colocar a tinta fiquei com dúvidas principalmente na ora de quebrar o lacre da bisnaga de tinta. Depois fique em dúvida sobre uma questão muito importante, que não é bem explicada; e se você não tomar cuidade podera danifica-la. É a questão de não conectar a impressora no computador antes de aciona-la para introdução da tinta. Tu terás que liga-la primeiro e precionar um botão vermelho, com um desenho de triângulo até o botão de ligar começar a piscar. Lembrando primeiro tem liga-la na energia e no botão.
Pronto a tinta foi introduzida!
Liguei o cabo usb, veio o aviso que não tinha driver. Fui a caça, googlei e achei o site:
http://download.ebz.epson.net/dsc/search/01/search/searchModule

Lá tem os drivers da impressora e do escaner.
Estou usando LinuxMint?, da familia DEB, lá tem para deb e rpm.
Instalei a impressora funcionou maravilhosamente, mas o escaner não.
Fuçando verifique que tem dois arquivos:
epson2.conf e epkowa.com
Nestes eu coloquei a informação da impressora que é:
Bus 004 Device 002: ID 04b8:08a1 Seiko Epson Corp.(usando o lsusb)

Nos arquivos, que estão em /etc/sane.d/, coloquei a informação da seguinte forma:
usb 0x4b8 0x8a1

Pronto inicialmente usei o programa ISCAN, que foi instalado pelo driver baixado; depois eu usei o Xsane e outro escaneador simples, todos funcionaram muito bem.
Foto:
https://picasaweb.google.com/103391209069506123122/Epson
Agora é esperar para ver se valeu o gasto e o trabalho.

tá falado,

erasmo

dnsmasq: failed to create listening socket for port

(07 Aug 2012 - 02:13)

22/May/2017

Estava acertando o meu dnsmasq; dei o comando restart, apareceu o erro:
*dnsmasq: failed to create listening socket for port 53: Endereço já em uso*

Pesquisei....pesquisei....pesquisei...nada...nada.

Fui olhar quem estava na porta mencionada, usei:
#netstat -antuevp |grep 53

Apareceu:
tcp6 0 0 :::53 :::* OUÇA 112 8813 1378/named

Então, dei um stop no named:
#service bind9 stop

Em seguida, ativei o dnsmasq:
#service dnsmasq start

Depois:
#service bind9 start

Tudo funcionando.

tá falado.

erasmo

Bateria do netbook Philco(etech) não recarrega – problema na BIOS

(05 Apr 2012 - 21:29)

22/May/2017

Trabalho, suor, lágrimas e sangue.
Bem, como eu já disse em novembro/2010: "Comprei um Netbook", leia a reportagem anterior.

Algum tempo atrás eu tive um problema com um produto da Philco, e quando decidi comprar este net fiquei receoso. Estamos no mês de março/2012, desde o mês de fevereiro que a bateria parou de funcionar. Inicialmente, pensei em comprar ou levar a um técnico, mas no dia 24 de março de 2012, fui pesquisar a respeito. Fiquei mais uma vez decepcionado com a Philco. Na pesquisa que fiz, encontrei muitos consumidores que reclamavam da bateria com defeito, que na realidade era um defeito da BIOS. A Philco infelizmente, não fez um RECALL; fica enviando por e-mail a atualização da BIOS. Como eu já tinha dito, não tem um site para orientar seus consumidores.
Bem, fui procurar a atualização da BIOS, foi uma peregrinação pela internet, até que encontrei uma luz:
http://www.bahiaplanet.com.br/site/?p=471

Neste site, o Lui com a dica "Bateria do Netbook Philco ETN 10001" exatamente o netbook de minha esposa. Primeiro problema, a dica para atualização da BIOS usando o... rwindows, ora, ora... vou procurar algo no Linux. Na dica tem uma indicação de como atualizar usando o Linux. Um link tinha uma indicação de usar o FreeDos?, o programa de atualização é gráfico. Outro link indica sobre disquete. Outro indica o uso do FlashRom?, com o aviso que não é seguro usar em notebook. Eu cheguei a pensar em usar wine; então pensei vou primeiro baixar o programa(de instalar) e a nova BIOS. Meu amigo, foi outra novela, pois varios links da Philco estavam fora do ar; até que tinha um que levava a este:
http://www.4shared.com/folder/r3mvoA9H/Philco_Etech_10001__UW1_.html

Consegui baixar o programa de instalação da BIOS e a própria BIOS; o programa é um conjunto de programas; como disse para o rwindows. Depois de verificar as opções, cheguei a conclusão que... iria usar o rwindows; como faria isto, iria na casa de alguém ou instalaria em um de meus computadores. Por coincidência, a minha esposa é presidenta do CAD-LU(Centro Academico de Dança - UFS), que ganhou um computador. Fui olhar o tal computador, o qual... não foi surpresa tinha o rwindows; então pensei em instalar o rwindows em um pendrive com o programa para atualização da BIOS. Poxa!, o universo estava tramando contra mim; pois o computador deu um defeito quando eu estava preparando o pendrive. Fui para casa, baixei um tal de rwindows xp, configurado para rodar em um pendrive. Mas, tinha que baixar um instalador de rwindows no pendrive; na internet existem vários. Procurando achei wintoflash e winsetupfromusb. Mas como iria fazer esta instalação no pendrive? Lembrei que uma vez usei o virtualbox, usei o synaptic para instala-lo; tive um problema não reconhecia o pendrive, até descobri que tinha que instalar uma atualização, para reconhecer pendrive. Lembrando tem um virtualbox chamado de ose, que não reconhece o pendrive. Agora preciso de um rwindow.iso baixei pelo torrents, gravei em um CD, abri o virtualbox, e, instalei o rwindows xp.

Instalei o wintoflash, e, varios outros, peguei o windows xp para pendrive coloquei na leitora de CD, criei uma iso, e, usando o brasero gravei o pendrive; coloquei o programa e a BIOS em outro pendrive. Dei o boot no netbook, usei o pendrive com rwin, depois coloquei o outro pendrive com o programa e a nova BIOS. Primeira tentativa de instalação foi uma maravilha, a única recomendação é de não desligar o computador até terminar a instalação... pronto esta com nova BIOS. Vou colocar para carregar a bateria e ver se esta funcionando... legal funcionou.

Ah! eu ia esquecendo, neste processo, eu entrei no site RECLAMEAQUI(dia 26 de março de 2012), e fiz uma reclamação e ao mesmo tempo enviei um e-mail para a PHILCO. Fiquei surpreso, no dia seguinte entraram em contato, com minha esposa, perguntaram qual era o SO, minha esposa respondeu, a atendente disse que seria enviado um pendrive para a atualização.
Dia 05 de abril de 2012, por volta das 15:00 horas, chegou, não acreditei, o pendrive prometido, em uma ligação feita pela Philco.
Fiz um teste funcionou automático, contem os seguinte arquivos:

  •   autoexec.bat
  •   BOOTLOG.TXT
  •   COMMAND.COM
  •   FLASHIT.EXE
  •   IO.SYS
  •   MSDOS.SYS
  •   UW1Q3G52.fd(arquivo de atualização da BIOS)

Eles poderiam realizar um RECALL, mas infelizmente não fazem.
Ah! a bateria esta sendo carregada sem problema.

tá falado

Atualizando o roteador ENCORE ENHWI-3GN3

(07 Jul 2011 - 12:26)

22/May/2017

Eu comprei o Roteador 3G, para automatizar a conexão do modem 3G, veio com a versão 1.03. Saiu a versão 1.05 atualizando o firmware, foram feitas algumas mudanças, correções de problemas e aperfeiçoamentos, ex:

  •   Corrigido o problema de endereço MAC incompleta do produto MP: quando DUT não completaram o processo de escrita endereço MAC faz endereço MAC incompleta.
  •   Questão IOT fixo: A questão causaria uma baixa taxa de transferência com Ralink Código nova data.
  •   Corrigido o problema de transferência.
  •   Questão PPTP / L2TP? fixo: fixo, não pode se conectar com o servidor de sub-rede diferente PPTP/L2TP.
  •   Rendimento fixo é muito baixa a 63 Mbps (WAN para LAN por tipo estático) questão.
  •   Questão PPTP / PPPoE? fixo: Se gateway de Wana do padrão é a sub-rede diferente com o IP do servidor, ele irá se conectar falhar.
  •   DUT sempre enviar o pacote ARP para uma consulta ", que é servidor do IPA".
  •   A fim de corrigir o rendimento é questão muito baixo, nós estendemos o tamanho de partições APPS.
  •   Adicionar nova função: mudar configuração de idioma padrão no modo de fabricação.
  •   Para alterar o idioma padrão precisa adicionar um parâmetro (LANGUAGE_CODE) em Uboot opção de configuração.
  •   Mudança do modelo nome: ENHWI-3GN3
  •   DHCP intervalo: 192.168.0.100-192.168.0.200
  •   Nome de domínio: ENHWI-3gn3
  •   Padrão SSID: ENCORE + endereço MAC 6 dígitos

Vá ao site http://www.encore-usa.com/br/support/ENHWI-3GN3
No site, nesta pagina, tem manuais em português.
Tu tens que baixar os firmware, que estão zipados:

  •   ENHWI-3GN3_FW_Ver_1.0.5.113_2011.04.01.zip

Ao descompactar você terá os seguintes arquivos:

  •   3GN3-APPS-V1-0-5-113.dlf
  •   3GN3-KNL-V1-0-5-172.dlf

Abra seu navegador entre na pagina de administração do roteador, se tu não mudou deverá colocar no endereçamento do navegador o ip 192.168.0.1, quanto aparecer a janela de login, o Username: admin e Password: admin. Na pagina de administração vá na opção (do lado esquerdo) TOOLS, a direita clique em Back-up, será baixado o arquivo Config.dlf, guarde este arquivo para o caso de algum problema. Depois disto feito, clique na opção FIRMWARE, clique no botão SELECIONAR ARQUIVO... procure o 3GN3-KNL-V1-0-5-172.dlf, aguarde alguns momentos. Quando a pagina voltar ao normal, clique novamente procure o 3GN3-APPS-V1-0-5-113.dlf, também aguarde alguns momentos. Vá em RESET, clique em APPLY, aguarde, desligue o roteador, ligue aguarde. Faça sua configuração novamente, lembrando eu antes de atualizar o firmware eu anotei tudo que eu tinha configurado no roteador, para usar no final. Clicando no SYSTEM(do lado esquerdo), a direita irá aparecer: Kernel version 1.0.5(antes 1.03) Application version 1.0.5(antes 1.03)

Era bom está melhor.

tá falado

Recuperando documento do Writer (BrOffice?, OpenOffice?, LibreOffice?).

(28 Jun 2011 - 18:43)

22/May/2017

Eu quando ensino informática, ou manipulação do editor de texto, eu sempre digo salve mais de uma vez, salve com vários nomes e em lugares diferente. Já tive vários problema por não seguir este ensinamento; e, vi muitos colegas com este problema. Minha esposa, esta cursando a Universidade, e estava fazendo um relatório que é feito no dia a dia das aulas, para ser entregue no final do período.
Infelizmente, não seguiu os ensinamentos, e foi pega pela lei de murphy, quando estava na oitava pagina, em uma noite destas foi dormir no dia seguinte cade o relatório tinha sumido, abria solicitando a codificação, e fica todo em branco.
Fui pesquisar achei o site:
http://softwarelivre.org/rss/planetas/debianbrasil/joao-eriberto-mota-filho-recuperacao-de-arquivos-do-openoffice.org-e-broffice.org
http://www.eriberto.pro.br/blog/?p=249

A dica é do mesmo autor, apenas algumas ressalvas:
# no item, foremost -t zip -o zips pendrive.img eu fiz diferente, coloquei a partição, que é a partição /home, ou seja, foremost -t zip -i /dev/sda3 -T
# no item, ooffice 02268560.zip, não funcionou, então eu usei clicando para abrir no gerenciador de pacotes, do gnome; o ark não funcionou; quando abria coloquei para utilizar o konqueror para visualizar o arquivo content.xml
Depois de três dias, o desespero da minha esposa terminou, ela achou o documento. Eu disse ela, porquê, o trabalho de clicar e olhar deixei para ela.
Eriberto, obrigado.

Roteador 3G - ENHWI-3GN3 - "mamão com açúcar" ou "piece of cake"

(30 Dec 2010 - 00:11)

22/May/2017

Novamente, minha estória começa com minha esposa. Ela tinha problema ao usar minha pequena rede. Cai a conexão(quando é que vai chegar a GVT?), dhcp não funciona, cai Internet, cai wireless, o roteador deu pau!!! Bem! como resolver vários problema de uma vez só?! Eu vi um roteador wireless 3G, mas será que irá resolver todos os problemas. Qual deve resolver os problemas. Vi que estavam oferecendo o roteador da Huawei, que tem uma entrada RJ45. Seria interessante se tivesse duas conexões RJ45, pois tenho dois pc. E agora José? Fui navegando pela Internet, várias lojas e sites de arremate. Fui em várias lojas aqui em Aracaju, ou o preço me assustava ou o meu modem não constava como compatível. Fui a uma loja muito conhecida, DATAPEL, lá vi o modem Encore 3G MOBILE BROADBAND WIRELESS N150 ROUTER plus REPEATER - ENHWI-3GN3( que nome comprido! ). Este, também, não constava compatibilidade com o meu minimodem Huawei E1556(como consta no corpo dele) ou E260(como consta com o comando lsusb), nos manuais e no site da Encore. Pensei bem para não comprar algo inútil... pensei... pensei... resolvi arriscar. Fui a loja e comprei. Quando cheguei em casa, ansioso para saber se ia resolver meus problemas, ou criar outro. Outra coisa triste é que não havia nada sobre compatibilidade com o Linux. Isto permanece até alguém entrar com processo na Justiça Especial Cível(JEC, antigo justiça de pequenas causas). Em um processo contra a D-LINK, eu solicitei que eles colocassem compatibilidade com Linux, hoje em dia nas caixas, eu já vi. Conectei na energia, conectei os cabos, tive que anular o dhcp de um dos micros.

Comecei a configurar tudo muito simples, fiquei um pouco surpreso, apesar do manual no CD, estar em inglês. Por não conhecer muito bem o inglês, cometi uma heresia, no item "Type", da conexão 3G, tirei o que estava que era "Keep Connection" e coloquei "Automatic Connection". Parece que é para manter conectado automagicamente, mas não é. O "Automatic Connection" é para conexão somente quando a pessoa estiver usando, caso contrário ele desliga, bom para evitar o desperdício na conexão, paga por volume de dados. No meu caso, não pago excedente, depois descobri que era melhor deixar como estava, ou seja, "Keep Connection", conexão sem interrupção. Coisas da língua, eu fico confuso quando em uma porta esta escrito "PUXE". Depois de tudo funcionando, fui refinando a configuração do roteador. No site da Encore descobri o manual em português:
http://www.encore-usa.com/br/support/ENHWI-3GN3

caso queira direto(se o link não estiver quebrado):
http://file.encore-usa.com/misc/product/ENHWI-3GN3/ENHWI-3GN3_User_Manual_PT101104_WithBitDefender.pdf

Fotos da solução de vários problemas estão aqui:
http://picasaweb.google.com/eliane.s.correia/Roteador#

Agora só falta a GVT chegar por aqui, para conectar nele. Bem quanto a minha esposa ficou contente.

tá falado

erasmo

Comprei um netbook

(01 Nov 2010 - 20:26)

22/May/2017

      Minha esposa esta estudando na UFS, dia desse uma professora criou o maior caso. Porquê, em casa tenho dois computadores com o Linux, e para realizar uma apresentação no rwindows foi feita em PDF. Na hora da apresentação a professora queria por que queria a apresentação em "poiponte". Olhe eu vi uma professora em um Seminário realizando uma apresentação em PDF, que eu fiquei maravilhado.
      O pendrive da minha esposa, depois de usar o laboratório da UFS, chega em casa com arquivos estranhos (acredito que seja um tal de vírus). Infelizmente, o pendrive usa sistema de arquivos do rwindows, para ser usado no laboratório da UFS, e, dos colegas. Bem devido a esses arquivos estranhos (hum! vírus), e, tendo deletados os visíveis, não tinha percebido que tinha alguns escondidos. Na hora de realizar uma outra apresentação sumiram os arquivos, quando ela colocou o pendrive no notebook da professora. Outra vez, houve um mal estar na hora da apresentação. Eu até então não tinha pensado em comprar um netbook (mais barato!). Fui pesquisar, qual comprar? e agora?
Todos que eu pesquisava tinha sempre varias pessoas reclamando. Os valores ... outro pesadelo, muitos modelos, muitas montadoras e desta forma muitos valores. Pesquisa nas lojas, anda... anda... anda... vou olhar na Internet, assim ando menos. Nossa! muitas lojas, muitas opções e as características sempre é "capenga". Mas, algo interferiu na minha decisão, ela minha esposa, a interessada. Ela não queria que eu comprasse com rwindows. Eu queria comprar com rwindows para solicitar a diferença, infelizmente minha esposa não deixou. As opções com Linux são bem restritas. Eu já tive um problema com a Philco, mas vamos de espirito aberto. Olha... olha... pesquisa... pesquisa... ah! um amigo nosso comprou um EeePC?. Ele trouxe para que instalasse o Linux.
      Aqui outra duvida! qual DISTRO instalar? Apesar de ser saudosista do Kurumin, do KDE, estou usando nas duas maquinas o LinuxMint?. Ouvi que o Ubuntu para Netbook é bem pratico. Baixei a ISO para Netbook. Instalei no pendrive, vamos lá. Dei o boot sem problema nenhum nada, foi com muito prazer que deletei o rwindows. Fiquei admirado com EeePC? - ASUS, principalmente com o som, muito alto. Este meu amigo ficou contente, somente que instalei o 9.0, alguns dias depois baixei o 10.10, com o novo Unity, ainda gosto do KDE, e de varias ferramentas.
      Vamos ao que estávamos fazendo, escolhi o Philco ETN 10001, no site da PONTO FRIO, do Grupo Pão de Açúcar. O valor, o mais baixo que encontrei, dividido para doze vezes. Como sempre tem um problema, aqui também teve, a loja promete entregar em dois dias, não é verdade (eu deveria processar por propaganda enganosa), entregou no terceiro dia. A minha esposa não queria que eu comprasse pela Internet, nós tivemos problema. Eu comprei as alianças pela Internet, e houve um problema estranho no correio. Mas a loja enviou outras a tempo do casamento... ufa!
      Eu estava acompanhando minha esposa até a rodoviária velha(no terceiro dia da compra), aonde ela pega o ônibus para a UFS. Minha funcionaria ligou, o computador chegou. Minha esposa perguntou o que foi, eu desconversei. Quando ela chegou da universidade, que viu o Netbook soltou um grito de alegria. Eu já tinha olhado, ele veio com o Mandriva. Poderia ter deixado, mas apesar de ter iniciado o mundo Linux com o Conectiva e depois o Mandrake, passei a gostar do DEBIAN.
      Uma coisa interessante o touch não funcionava o paginador. Coloquei o pendrive com o Ubuntu de Netbook, problema não inicializava. Eu reinstalei no pendrive, coloquei no Netbook foi como uma luva. Tudo funcionou, e o mais interessante o touch funcionou com o paginador. O que eu pensei que fosse dar problema não deu, a conexão wireless. Tenho uma conexão 3G, conectei, foi de primeira, sem problema. Até agora o único problema foi que a bateria fica se afastando do encaixe.
      Tirei algumas fotos que podem ser vistas aqui:
* http://picasaweb.google.com/eliane.s.correia/Netbook#

      Minha esposa não conseguiu se adaptar com o touch, então compramos um minimouse. Mas como deixar os arquivos que ela usa no Netbook e no computador de casa, sincronizado... bem esta é outra historia....
      Eu estava curioso quanto a apresentação, como seria. Alguns dias depois já com tudo instalado, funcionando redondo, uma equipe da sala de minha esposa iria realizar uma apresentação.
      Ela solicitou autorização do professor Tarcísio, o mesmo autorizou. Lá fui eu com o netbook. Eu tive uma dificuldade de conexão, o data show ficava escaneando... escaneando... e nada!!!
      Ai! Eu tive um click... hum!... tem um ícone de monitores... caça... caça... achei... cliquei apareceu a opção de segundo monitor. A minha esposa não queria do lado, ele tinha opção clone, pronto tudo funcionando. Uma das alunas disse que não daria para realizar a apresentação porque ela fez em “rwindows”.
      Eu disse: você fez no “poiponte”. Me dê que o BrOffice? faz a apresentação, as fotos estão no mesmo link acima.
      Se eu fosse um leigo em Linux, ficaria perdido; na minha terra nós dizemos: "pega que o filho é seu, se vira; minha "critica":

  •   não tem manual, nada.
  •   não tem help-desk, da Philco.

tá falado

erasmo

Saber e Aprender Cultura

(23 Sep 2010 - 12:24)

22/May/2017

      Poxa, não sou muito de escrever, hoje inspirado, já tinha umas vinte linhas, a energia caiu, perdi tudo. Vamos recomeçar os pensamentos.
      Bem estava eu em São Paulo, tive uma idéia, porque a comunidade não tinha um programa de tv.
      Conversa ali, e, acolá, encontrei muitas pessoas negativas e pessimistas.
      Alguns diziam que era muito caro, precisaria de um apresentador.
      Eu queria apresentar, não queria um programa apresentado por um papagaio, como acontece em alguns programas, em que a pessoa não sabe o que fala, apenas lê um script.
      Fiquei frustrado com a comunidade.
      Fim de ano, dezembro, 2004, fui para Barra dos Coqueiros, Sergipe, uma viagem de carro, dois mil seiscentos e cinquenta quilômetros.
      Fiquei na casa de minha irmã, apesar dela e de meu cunhado, não concordarem eu queria achar meu canto. Então, achei um lugar e conheci alguns futuros amigos, sem me conhecer me ajudaram muito. Meados de 2005, sai com Eduardo, fomos até o canal 47 - TV Caju, lá fiquei sabendo, para colocar o programa no ar, era preciso:

  • Registro no CRT, registro em carteira profissional de profissão regulamentada.
  • Pagar R$ 2.000,00, a tv Caju é a mais barata, sem dinheiro(bufunfa, cascaio, monei, larjam, dindin), este valor é uma fortuna.
  • Patrocinador, os quais já perguntavam: "esta no ar" tem um "Piloto"(outro problema, também caro).
  • Vinheta, entrada do programa, no meio e na saída(muiiiito caro).

      Vamos por partes, quanto ao registro, fui a Bahia, Itabaiana, fiz um curso de oito meses, consegui o registro. Agora eu estava habilitado a ser Apresentador e Locutor.
      Quanto a questão do valor determinado pelo Canal 47, é um problema, porquê não ganhei a mega de dezembro/2009, deixei para resolver por ultimo. Quanto aos patrocinadores, eu e Eduardo fomos em várias empresas, enviei e-mail para várias empresa, infelizmente não conseguimos. Todos solicitavam um "Piloto" ou o programa no ar, devido ao segundo problema ficamos em um impasse.
      O projeto ficou na gaveta, até que em janeiro/2010, resolvi retomar. Inicialmente, fui em busca de alguém que filmasse, para criar o tal do programa "Piloto". Enviei e-mail para alguns profissionais, que filmam eventos. Antes disso, procurei Eduardo, fomos procurar algumas pessoas, mas novamente, abateu o pessimismo, aqueles que são negativos, mas fomos em frente.
      Alguns profissionais responderam com valores dos serviços(caro...muiiito caro); mas um perguntou qual era meu projeto.
      Este profissional, me chamou para conversar, estava interessado no projeto. Ele tem uma produtora a MWC PRODUÇÕES E SERVIÇOS LTDA, e já tinha cinco programas no ar.
      Evangelista, mais conhecido como Vangeda MWC, no encontro perguntou como era o projeto, eu disse:

  •   Primeiro Bloco
  •       Entrevista de profissional que esta envolvido com o SL(software livre).
  •   Segundo Bloco
  •       Duas pessoas irão apresentar este bloco. Um envolvido com Cultura, apresentar profissionais das várias áreas da Cultura, com ênfase em dança. Mostrar eventos de Cultura. O outro profissional mostraria como se monta um computador. Esse iria mostrar como comprar um computador.
  •   Terceiro Bloco
  •       Um personagem chamado "Professor Sergipino" mostraria que instalar e usar programas livres não é difícil.
  •   Quarto Bloco
  •       O "Professor Sergipino" ira responder e-mail, mostrar revistas de SL e falar dos eventos de SL.

      Aconteceu algo que eu não esperava, Vange fez uma proposta de parceria. Bem começamos a preparar a gravação do primeiro programa (ele não queria gravar um piloto), e sim o primeiro programa.
Começaram os problemas, Vange me disse o primeiro, precisamos de uma maquiadora. Quando o Universo conspira a favor, eu tinha conhecido a pouco tempo uma maquiadora. Lá foi eu convida-la, ela, Dulce aceitou de pronto.
Infelizmente, tinha mais um problema, precisávamos de uma vinheta, Evagelista disse é caro. E agora... eu anunciei nas listas que participo. Apareceram algumas pessoas, mas houve alguns problemas, que não vem caso, comentar. Mas posso dizer que inicialmente duas pessoas se prontificaram em fazer. Passado alguns dias essas pessoas tiveram um problema de "estado avançado de alter-ego", não fizeram. Fui então a Comunidade do Blender. Fiquei surpreso com a recepção da minha solicitação. Os responsáveis pelo FÓRUM, começaram a incentivar o pessoal. Desta vez, eu fiz contato unilateral, sem que um soubesse um do outro. De pronto apareceram sete profissionais querendo realizar a vinheta do programa. Começaram a fazer perguntas altamente técnica, mas foi com dificuldade, por culpa do meu desconhecimento, respondendo. Na sua maioria começaram a solicitar um roteiro da vinheta, então disse:
      Em São Paulo, eu tinha pensado algo muito rapidamente. Eu via as letras com o nome do programa voando em primeiro plano, e mascotes de programas livre e personagens do Software Livre em segundo plano, no final formavam o nome do programa. Perguntaram da música, eu gostaria que fosse aquela do Gilberto Gil, "pela Internet".
E ai, o "lado negro da força" atacou. Você tem as autorizações, bem se eu fosse solicitar, levaria mais de ano. Eu decidi vou colocar se alguém reclamar nós tiramos. O programa é para o Software Livre, é para incentivar o Software Livre, é para divulgar este personagem, então se reclamar eu retiro.
      Eu deveria começar a gravar quem seria o primeiro entrevistado, chamei Raimundo, responsável pelo VERO. A primeira aula do terceiro bloco, deveria ser o que é Software Livre.
      A gravação da entrevista de Raimundo foi sem corte, foi muito bem. Gravamos todos os blocos, mas.... faltava a vinheta para editar o primeiro programa.
Temos fotos das gravações: "Saber e Aprender Cultura"
As trevas atacaram novamente. Veio o Pré-Caju, tínhamos que esperar... esperamos... veio o carnaval!
Voltamos a vinheta, a primeira que me enviaram, poderia dizer um rascunho, eu e minha esposa ficamos emocionados. Ficamos na expectativa qual seria usada inicialmente, mas e as outras. Bem, primeiro eu pensei em realizar um concurso, para escolher uma. Não seria justo, na minha opinião, com o esforço individual e voluntário. Então seguindo a idéia do Ademir Lima, administrador do fórum do Blender, nós chegamos a conclusão de usar todas. Usar todas de que forma iria depender do desenvolvimento do programa, e do recebimento das vinhetas. Eu não imaginava que fosse tão difícil, a realização de uma vinheta, as idas e vindas. Uma faltou uma coisa, melhorou outra... e assim se foram alguns meses. No final aproveitei duas; uma era dividida em quatro( a entrada, fim do bloco, inicio do bloco e final do ultimo bloco) a segunda coloquei no final dos créditos. Na gravação aconteceu algo interessante, nasceu outro personagem a Hemengarda, aluna do professor Sergipino. Aparece somente a voz, ficou muito engraçado. Ai, novamente, as forças da escuridão atacaram, na hora de gravar o segundo bloco, que seria o profissional de hardware. Este profissional simplesmente, disse que não podia. Pesadelo, eu tinha mencionado o nome dele, no primeiro bloco, fiquei um dia inteiro para editar o nome dele. Chamei o profissional de cultura, de ultima hora, pois ele estava se preparando para gravar o segundo programa, em uma semana. Gravamos, fomos para a edição demoramos alguns dias, devido a falta de ritmo. Vieram as vinhetas, beleza. Montamos o Piloto. Precisava fazer as mídias , o lado da força agiu, consegui com um empresário, Eduardo da CenterMidia?, que iria fazer, cem cópias. Marquei um lançamento, o primeiro, não deu certo, fomos para a segunda opção tudo certo. Fotos do "lançamento".
Infelizmente, o lado negro da força, atacou novamente, poucas pessoas apareceram, principalmente os possíveis patrocinadores. Devido a mudança de data e local, os patrocinadores não apareceram, devido a mudança de data e local. Fomos a tv Cidade, eu acredito que são pró windows, não aceitaram o projeto. A tv Cidade transmite programação da Rede! tv. O valor solicitado foi de três mil reais, por quatro programas por mês. Fui a tv Aperipê, do sistema cultura, infelizmente a resposta foi evasiva, o valor solicitado de seis mil reais, para quatro programas por mês. A tv Caju, canal 47, estou aguardando resposta. Estou tentando conseguir patrocínio ou ganhar na mega-sena.
Tu pode ver o Piloto:
http://www.youtube.com/results?search_query=linux+sergipino&aq=f

* Saber e Aprender Cultura p.a - Primeiro Bloco
* Saber e Aprender Cultura p.b - Segundo Bloco
* Saber e Aprender Cultura p.c - Terceiro Bloco
* Saber e Aprender Cultura p.d.1 - Quarto Bloco
* Saber e Aprender Cultura p.d.2 - Quarto Bloco

Obrigado a todos,

tá falado

erasmo

“Encontro de Conhecimentos Livres”, em Salvador - BA

(05 Sep 2006 - 14:18)

Como foi o “Encontro de Conhecimentos Livres”, foi assim:

Dia 28 de agosto de 2006, acordei às 05:00 horas, liguei para o “Beto da Barra”: Beto, a hora que você atravessar, me avise. Eu estarei esperando, aí na saída do Hidroviário.
05:30 horas, cadê você Beto: “Estou indo...”
06:15 horas, chega o Beto: “Beto, teriamos que estar no aeroporto às 06:00 horas, cuidado com a TEORIA DO CAOS!”
06:45 horas, estou fazendo o “check in”
06:50 horas, Beto esta fazendo o “check in”; “identidade” diz a atendente. O Beto esqueceu...
07:00 horas, parti para Salvador, sem o Beto.


O lugar, SESC – Itapoã, maravilhoso, em frente ao mar.
Depois, que a “Tininha” acertou as acomodações, minha e de outros dois, o Marcos e o Nininho, fomos para o apartamento.
No primeiro dia, tivemos uma atividade de “Gestão Compartilhada”, foi uma atividade muito legal. Foi quando conheci, o POETA, figura ímpar. Foi, também, quando conheci os integrantes de outros “Pontos de Cultura”.
Beto, ligou: “Estou indo no vôo da madrugada”
Na, terça-feira, dia 29, acordei 05:30 horas, fui dar uma volta, antes do café.
Quando ía atravessar a avenida, para a praia, quem vinha na direção contrária... quem? “Beto”
“Beto”, porquê você está chegando agora? Desisti do avião, vim de onibus. Comentário de uma amiga nossa. “...este é o Beto.
O Beto ficou no nosso apartamento, quatro barbados.

Nos dias que se seguiram foram recheados de informações. Tinhamos oficinas de Programas gráficos, som, metareciclagem e vídeo.
Todas as informações foram com programas de Software Livre. Não havia pirataria, nem muito menos programas fechados, com licenças proibitivas.
Foi mencionado o bom trabalho que a “Rede Sergipe de Cultura” esta realizando. Lá estava, também, uma “trupe” que virá até dezembro, para Sergipe. Eu, em nome da “Rede”, sugeri uma reunião do “Pontos de Cultura”, a fim de elaborar um “Plano de ação” para receber a “trupe”. Eles estão em uma caravana, realizam vários trabalhos de Cultura.
No sábado, último dia, houve uma apresentação de Capoeira, fantástica.
O “Encontro de Conhecimentos Livres” foi muito bom.
O retorno no sábado com o Beto, foi sem novidades. ...alguém pode ter pensado... este... não é o Beto.

Links:


tá falado

erasmo

"I" DANCE

(01 Jul 2006 - 18:28)

Minha irmã tem um projeto para crianças e adolescentes.
Ela criou um Grupo de nome "I" DANCE. Ela ensina coreografias de dança.
O grupo tem se apresentado em vários lugares. Vou postar algumas fotos.
A cidade de Barra dos Coqueiros em Sergipe.

  • "I" Dance:
    companhia-i-dance2.png