Turma de Arte Gráfica Digital com SL da UNEGRO

GIMP e Inkscape

Feed RSS

Validate the RSS feed

Seu Blog

É preciso logar para criar ou gerenciar seu blog.

Logotipo Capoeira UNEGRO - Israel

(11 Jun 2007 - 14:56)

Logotipo - Capoeira UNEGRO - Israel Leite  

Selecionei o pincel, configurei para ficar com a largura grossa e dezenhei as partes do corpo dos bonecos. Dei CTRL+L para que as linhas que fiz com o pincel ficasem com uma forma arredondada e suave. Para fazer o texto usei a mesma tecnica com uma largura fina do pincel. Usei uma linha de guia para ajudar a alinhar as letras, transformei os bonecos em um grupo, as palavras em outros dois grupos e cenralisei na horizontal.

 

Janela de preenchimento e traço

(30 May 2007 - 14:48)

Janela de Preenchimeto e Traço do Inkscape Por Israel Leite

Aba de Preencher:

Cor lisa, pinta o elemento todo com uma mesma cor.

Gradiente linear, pina o elmento com uma variação de cores.

Gradiente radial, a cor sai do centro e vai para as bordas.

Padrão de preenchimento, prenche o elemento com outro dezenho.

Modo de definição de cor:

  • RGB: vermelho, verde, azul. É uma mistura de luz.
    • Alfa, define a opacidade do preenchimento do elemento.

  • HSL: hue, saturação, brilho
    • Em hue vc pode escolher a cor que quer aplicar.
    • Sturação, quando vc almenta a saturação a cor fica mais viva, e quando vc tira toda saturaçaõ a cor fica mais com um tom de cinza.
    • Brilho, quando vc almenta o brilho o elemento fica branco, quando diminue o elemento fica preto.

  • CMYK: ciano, magenta, amarelo, preto, alfa transparência. É uma mistura de tinta

  • Roda: é uma representação grafica de HSL

Opacidade Mestre:

Quando vc diminue a opacidade vc deixa o elemento transparente, e quando aumenta vc deixa o elemento "opaco", você não pode ver atraves do elemento.

Aba Pintura de Traço:

Igual a aba de preenchimento.

Aba Estilo de Traço:

Largura define a espesura do traço

Junção:

  • aguda: deixa o elemento com pontas
  • redonda: deixa as pontas do elemento aredondadas
  • vinco: corta as pontas do elemento

Ponta:

  • Sem ponta, deixa o traço com a ponta reta
  • Ponta redonda, deixa o traço com a ponta redonda
  • Ponta quadrada, deixa o traço com a ponta quadrada e essi quadrado tem o mesmo tamanho da largura do traço

Padrão de traço:
Você pode escolher se quer um estilo de traço com uma linha continua ou tipo de pontilhada ou tracejada.

Roda Dentada

(14 May 2007 - 15:18)

Israel Leite

Inkscape - Roda Dentada SVG

Abri o inkscape, criei uma estrela de vinte e quatro pontas, criei um círculo sobre a estrela e centralizei, fui no menu, "caminho, intersecção", para corta as pontas da estrela.

Criei um novo círculo sobre o elemento anterior e centralizei, para fazer a base dos dentes da roda dentada. Criei um outro círculo, para fazer um buraco grande no centro da roda dentada.

Criei uma estrela de seis pontas longas, para dividir o buraco grande me seis partes. Centralizei, tirei o excesso das pontas, fazendo uma intersecção, com um círculo e uni com a roda dentada.

Criei um círculo menor, para fazer um buraco pequeno no centro da roda dentada, centralizei e uni com a roda dentada.

Criei um quadrado, para fazer um buraco de encaixe em cima do buraco do centro da roda dentada.

Péricles Cajado

 

Abri o inlustrador vetorial em svg inkscape. Agora o que tenho que fazer é usar ulguns elementos primitivos.

Usando uma estrela com 24 pontas e alguns círculo para recotar as pontas da estrela para dar uma aparencia de roda dentada.

Vou usar a ferramenta de seleção para selecionar a etrela e o círculo, apos a seleção fui no menu caminho e usei a opção intersecção, para recotar a pontas da estrela para a estrela ficar com as pontas quadradas.

Fiz um união entre o círculo e a estrela para fazer a base dos dentes.

Fiz um círculo grande no centro da roda dentada para ter um boraco no meio de tudo, usando o menu caminho, diferença.

Agora vou usar a estrala de seis pontas para se encaichar no centro do boraco, fazendo isso ainda restou algumas pontas fora do cículo, que eu tirei com a intersecção de outro cículo, uni a estrela na roda dentada.

Usei o círculo no centro da estrala, fui no menu caminho, usei a opção diferença para obter um boraco no meio da estrela, fazendo isso eu agora vou usar o retangolo em cima desse buraco e usei a opção diferença.


Flor vetorial-Zal e Bruno

(09 May 2007 - 15:48)

Israel Leite

Flor Zal

Abri a imagem da flor no Inkscape e fui contornando as pétalas da flor, com a ferramenta da caneta, a seguir selecionei a ferramenta de edição de nós e cliquei em suavizar nós selecionados, para que a borda das pétalas da flor ficasse sem pontas.

A seguir contornei a parte do miolo, cobri com um traço e pintei de cinza. Copiei uma dais partes do miolo e selecionei as outras partes que estavam com um traço preto e coloquei com a mesma cor clicando em Ctrl+Shift+V.

Depois peguei a ferramenta de seleção, selecionei e movi a flor para fora da fotografia que estava copiando.

Selecionei a parte das pétalas e pintei da mesma cor da flor original. Depois criei a estrela e deixei ela com trinta pontas e movi até o centro da flor, coloquei em baixo do miolo, usando a ferramenta, "abaixar a seleção um passo".

Fui deletando as pontas da estrela que não ia ter nenhum proveito e cheguei a meu ponto que eu achei que estava, do jeito que eu queria e dei uma cor mais escura do que a da flor.

Selecionei a ferramenta, criar e editar gradientes, apliquei um gradiente radial no elemento das pétalas e editei as cores do gradiente para ficarem iguais a da flor.

Selecionei a ferramenta, criar e editar gradientes, apliquei um gradiente linear nos elementos do miolo, e editei as cores do gradiente para ficarem iguais a do miolo.

Bruno Hallen

Flor Bruno

Abri a imagem da flor no Inkscape, usei ferramenta da caneta pra fazer uma copia da flor, alterei os nós das pétalas da flor, depois aumentei o zoom dando ctrl+ e ctrl- pra abaixar e usei a caneta para copiar o miolo da flor.

Depois de copiar o miolo uns iguais aos outros usei a ferramenta "edit objects style" para escolher a pintura de traço e o estilo de traço, logo depois usei a ferramenta de suavizar para da acabamento a cada miolo da flor.

Logo depois criei uma estrela e botei no centro da flor e usei o gradiente radial no elemento das pétalas. Editei as cores do gradiente para ficar iguais a outra.


Peixe animado - Péricles

(02 May 2007 - 14:44)

Abri o GIMP,crie uma nova imagem de 420x300. Fiz uma animação simplis com dois peixes apenas...

Para fazer a animação crie varias camadas, cada camada sera um quadro da animação. Pra facilitar a criação de novos quadros eu diminuia a opacidade da camada onde eu iria desenhar para poder rever a camada anterior e ter uma ideia melhor do que o iria desenhar.

Depois de copletar a criação dos quadros fui no menu imagem e passei a imagem para o modo indexedo passando a imagem para o modo indexedo agora vou salvar como GIF. Selecionei salavar como animção e botei o atraso entre quadros em 200 milisegundos, o que dá cinco quadros por segundo.

  • miste.peixe.gif:
    miste.peixe.gif

Animando pato - Israel Leite

(25 Apr 2007 - 15:01)

Abri a imagem do pato, no gimp, selecionei a ferramenta, de selecionar regiões retangulares, e fiz uma selecão retangular da imagem do pato, e rocortei usando o menu "imagem, cortar imagem". Eu precisava de uma copia do bico para a mandibula de baixo do bico, para fazer parecer que ele estivesse com a boca aberta, então selecionei a ferramenta ''laço'' e fiz a seleção do bico do pato, copiei e colei, e transformei em camada, dupliquei a camada de fundo.

Segundo passo, selecionei a borracha e fui a pagando em cima do bico do pato até forma uma linha dividindo o bico, fui na opção, ''camada, transformar, rotação livre'' e girei uma camada que era copia do bico do pato, para abrir a boca.

Copiei a camada original para ter outro quadro na animação.

Novo passo, selecionei a ferramenta de seleção nova mente e fiz a seleção da cabeça do pato e copiei e colei, transformei em camada, fui no menu ''camada, transformar, espelhar horizontalmente'' em seguida fui no menu ''camada, transforma, rotação livre'' e girei a cabeça do pato e encaixei ao corpo. Selecionei a camada de baixo da cabeça virada, selecionei a ferramenta de clonagem e usei a tecla ( ctrl ) cliquei na parte do mar, onde queria iniciar a copia do mar e fui sobrepondo a cabeça original. Depois fui no menu ''imagem , modo, indexado'', porque o formato gif é limitado a imagem indexado. Fui no menu '' arquivo, salvar como'', selecionei ''salvar como animação'', para o atraso entre os quadros onde não for especificado em ''200'' milissegundos, e finalizei.

  • pato-de-zal.gif:
    pato-de-zal.gif

Montagem: gato e caneca - Péricles e Bruno.

(28 Mar 2007 - 17:00)

Abri o gimp, abri a imagem criei um vetor em volta da caneca e outro no buraco da alça e criei uma seleção apartir dos vetores. Suavesei a seleção, peguei a copiei, colei na imagem do gato e trasformei em camada.

Depois da caneca estar na frente do gato, e só mover a caneca para o lugar certo. Ajustei a matris de cores do vermelho para o reflexo da caneca ficar azul claro como o chão da foto.

Para fazer parecer qui a caneca estarva fora do foco, desfoquei a caneca usando o efeito do menu filtros. Criei o reflexo da caneca fazendo uma copia da camada da caneca e espelhei veticalmente pra parecer com um reflexo terei a opacidade da camada.

Para criar a sombra da caneca fui no menu script-fu, sombra projetada. Adicionei uma máscara na camada de sombra e pinte-a com um degradê de branco para preto para ela ir sumido de baixo para cima.

Pra ficar um trabalho bom e facil de se trabalhar.

Originais Montagem de Bruno
Gato Deitado Caneca Debian Montagem: Gato e Caneca - por Bruno

(Detalhes de valores e imagens em tamanho maior)

Montagem: boneca e estatua - Israel

(28 Mar 2007 - 16:48)

Abri a imagem da boneca no gimp e fiz a seleção, em seguida abri a imagem da estatua para colar a boneca,enevuei a seleção da boneca, copiei a aboneca e colei, sobre as mãos da estatua depois fiz uma seleção dos dedos e criei uma nova camada sobre a boneca, para que as pernas ficassem por baixo das mãos da estatua.

A seguir criei uma mascara para corigir o cabelo, e dopois apliquei a mascara, fui em camadas, transforma, espelhar horizontalmente, para a fonte de luz da boneca ficar do mesmo lada da fonte da luz da estatua.

Fui em camadas selecionei a camada da boneca e dei um pouco de brilho, e comtraste, e diminui a saturação.

Selecionei a parte escura do cabelo da boneca e fui em camadas, cores, curvas e almentei a curva, e clariei a parte docabelo que estava escura, para ajustar a fonte de luz da imagem.

A seguir fui em script-fu, sombra, sombra projetada e dei uma sombra na camada da boneca.

Fui em camadas cliquei no olho para tirar a visibilidade da boneca e apliquei uma mascara na sombra, e apliquei um degradê na sombra para ela ir somndo de baixo para cima depois cliquei no olho para deixar a camada da boneca visivel novamente.

Originais Montagem de Israel
Estatua Original Boneca Montagem: boneca e estatua - por Israel

Baixe o arquivo XCF do professor:

Camadas da montagem boneca e estatua
(XCF é o arquivo do GIMP que guarda as camadas, mascaras e outros elementos de apoio ao desenho)

Tingindo estátua - bruno

(26 Mar 2007 - 15:32)

Abri o diretório de imagens no navegador de arquivos, depois abri a imagem da estatua no gimp, usei uma ferramenta que seleciona regiões a mão livre e selecionei a imagem da estatua, depois melhorei a seleção usando outra ferramenta que seleciona regiões de cores similares, copiei e colei com ctrl c e ctrl v, depois fui em camadas, cores equilibrio de cores e pintei de vermelho.

Original Tingida
Estatua Original Estatua de Bruno

Tingindo estátua - Israel

(26 Mar 2007 - 16:44)

Abri a imagem no gimp, selecionei a barba da estatua fui retocando a parte da barba e suavesei a seleção, para mescla melhor com o fundo, transformei a seleção em camada e tirei toda saturação deixando a camada da barba com uma cor cinza, para transforma em branco eu fui na opção camadas, cores, curvas, levantei a curva deixando em fim a barba branca.

Depois selecionei a roupa fiz o mesmo que fiz na seleção anterior transformei novamente em camada, coloquei com uma cor vermelha com um pouco de magenta usando a opção camadas, cores, equilíbrio de cores e completei a camada da roupa.

A gora a seleção da mão, selecionei a mão, suavesei, copiei da camada de fundo e criei uma nova camada sobre a camada da roupa para recuperar a cor original da mão da estatua.

En fim a ultima parte, a boca, selecionei a boca, suavesei ,novamente e copiei da camada de fundo e criei uma nova camada sobre a camada da barba para recuperar a cor original da boca da estatua.

Original Tingida
Estatua Original Estatua de Israel