Associação Software Livre.Org - powered by Foswiki
WebNordeste > HistóricoENSL
Wiki-SL webs: Main | System | Sandbox   Log In or Register

Changes | Index | Search | Go

Histórico do ENSL -

Emails de divulgação e Releases

I Encontro Nordestino de Software Livre e I ENSOL - Encontro de Software Livre da Paraíba

69460-96-20090724195514.png

Email de 16 Fevereiro de 2006 de Anahuac

Paraíba será sede do Encontro Nordestino de Software Livre

João Pessoa irá sediar entre 12 e 14 de maio o I Encontro Nordestino de Software Livre onde são esperadas mais de 1500 pessoas

Em votação realizada há pouco entre os representantes de seis dos nove estados nordestinos, a capital paraibana, João Pessoa, foi escolhida por maioria absoluta como a primeira sede do Encontro Nordestino de Software Livre, evento itinerante que pretende a cada ano, discutir em um estado nordestino as melhores formas de fortalecer o software livre na região.

O encontro será realizado simultaneamente com o I ENSOL - Encontro de Software Livre da Paraíba, entre os dias 12 e 14 de Maio de 2006. Com esta escolha a comunidade de software livre da Paraíba pretende realizar um dos maiores eventos de software livre que o nordeste brasileiro já viu. "Vamos mostrar que não somos somente praias, sotaque diferente e balanço de corpo, mas principalmente que estamos participando ativamente das mudanças sociais que o software livre proporciona para toda a sociedade" comenta Anahuac de Paula Gil, um dos coordenadores do I ENSOL e membro do GLUG/PB - Grupo de Usuários Gnu/Linux da Paraíba.

Com uma previsão de mais de 1.500 participantes e há 80 dias do evento com mais de 300 inscritos, grupos de usuários, estudantes, professores, empresários e toda a comunidade nordestina se mobiliza para a participação em mais de 50 palestras técnicas e sociais que irão acontecer dentro das dependências da UFPB - Universidade Federal da Paraíba no começo de maio. Entre os palestrantes já confirmados estão Júlio Cézar Neves, um dos maiores conhecedores de Shell Script do país, Marcos Mazoni, presidente da Celepar, Sérgio Amadeu da Silveira, ex-presidente do ITI e Jansen Sena, presidente da Comunidade Sol de Manaus/AM. Além destes representantes nacionais, Rodolfo Pilas, presidente do grupo de usuários do Uruguai, Timoty Ney (Gnome Foundation) e Henri Bergius (DBE-Finlândia) também estarão na "terra onde o sol nasce em primeiro".

Caravanas dos estados nordestinos já estão sendo organizadas e para participar tanto do I Encontro Nordestino de Software Livre quando do I ENSOL - Encontro de Software Livre da Paraíba é necessário fazer a inscrição no site dos eventos em http://www.ensol.org.br. Para aqueles que pretendem submeter palestras à serem apresentadas durante os dois eventos, as inscrições estão abertas até 16 de abril . O valor da participação são 3 quilos de alimentos não perecíveis (5 para não estudantes) que serão doados para instituições carentes..

Email de 27 abril de 2006 Paulino Michelazzo

ENSOL supera mil participantes e muda o local do evento

ENSOL supera mil participantes e muda o local do evento. Superando todas as espectativas de público, o ENSOL - Encontro de Software Livre da Paraíba muda o local do evento para acomodar quase mil e cem inscritos e 45 palestrantes.

Faltando 15 dias para que João Pessoa se torne a capital nordestina dos pinguins, a coordenação do ENSOL - Encontro de Software Livre da Paraíba muda o local do evento permitindo assim amplo conforto, facilidade de acesso e organização para as mais de mil e cem pessoas inscritas e quarenta e cinco palestrantes oriúndos de todos o Brasil.

"Literalmente ficou pequeno o espaço existente na Universidade Federal da Paraíba para acomodar tanta gente" diz um dos coordenadores do evento, Anahuac de Paula Gil. "Este será certamente o maior evento de software livre de toda a história do nordeste brasileiro e tivemos que encontrar um novo espaço para acomodar bem todos aqueles que irão estar em João Pessoa no segundo final de semana de maio" completa.

O novo local é o Espaço Cultural da Paraíba, palco de vários eventos e feiras e que comporta tranquilamente todos aqueles que irão participar dos três dias de palestras e atividades realizadas no ENSOL. Paralelamente estará acontencendo o I ENSL - Encontro Nordestino de Software Livre, uma iniciativa da comunidade de software livre nordestina para organizar o movimento nesta região do país.

Entre os palestrantes já confirmados para o ENSOL estão grandes nomes do software livre brasileiro como Sérgio Amadeu, Marcos Mazoni, Julio Nevez, Jansen Sena, Djalma Valois e Hugo Cisneiros, além de dezenas de palestrantes regionais, mostrando assim o grande interesse da comunidade nordestina pelo tema de software livre. Também estará presente o presidente do grupo de usuários Linux do Uruguai - UYLUG, Rodolfo Pilas.

A grade do evento já está disponível e as inscrições ainda podem ser feitas pelo site oficial (http://www.ensol.org.br). O valor das inscrições são alimentos não perecíveis que serão doados para instituições de caridade da cidade.

II Encontro Nordestino de Software Livre e I LIVRE-SE - Encontro Sergipano de Software Livre

iiensl.jpg

Email de 14 de Setembro de 2007

[divulgacao-ensl] Encontro Nordestino de Software Livre

Estamos nos últimos aprontos para o II Encontro Nordestino de Software Livre – ENSL, e I LIVRE-SE – Encontro Sergipano de Software Livre, que será realizado de 28 a 30 de setembro de 2007, no Centro de Convenções de Sergipe, em Aracaju, SE, Brasil.

A expectativa de participantes tem empolgado e movimentado toda a comunidade livre não só no estado de Sergipe, mas em todo o Brasil. Caravanas de todos os lados estão confirmando suas presenças para este evento.

Vários palestrantes já confirmados, alguns internacionais, como o Nathan Wilson, que é o responsável na DreamWorks? Studio pela transição dos sistemas para o Linux e para o GNOME, utilizados na produção de filmes como: "O Príncipe do Egito", "Madagascar", "Shrek 2", "Shrek Terceiro", dentre outros. Teremos também a presença de Henri Bergius responsável pelo projeto Midgard, e tambem grandes nomes nacionais como Rubens Queiroz, Júlio Neves, Sergio Amadeu dentre outros. Este ano o evento contará com cerca de cem palestrantes.

Então não fique de fora, acesse o site http://www.ensl.org.br confira a grade de palestras, cursos, oficinas e inscreva-se.

Venha participar e conhecer a linda Aracaju.

Saudações Livres. Coordenação

III Encontro Nordestino de Software Livre e IV Festival Software Livre da Bahia

festivalba.jpg

Release do site oficial

Fonte: http://wiki.softwarelivre.org/Festival4/SobreOEvento

O III ENSL - Encontro Nordestino de Software Livre e IV Festival Software Livre da Bahia se fundiram num só evento que se realizou nos dias 29 e 30 de maio de 2009, no campus da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) em Salvador. Esta edição especial do evento foi organizada pelo Projeto Software Livre Bahia - PSL/Ba em conjunto com a Colivre - Cooperativa de Tecnologias Livres.

Assim, este grande evento nordestino teve como objetivo maior promover o desenvolvimento e o uso do Software Livre na região, por meio do estímulo a geração de negócios, desenvolvimento de políticas públicas, além da contribuição para a inclusão digital de territórios menos favorecidas do nordeste brasileiro.

Para isto, ao longo dos dois dias de evento, ocorreram discussões e reflexões sobre o papel econômico e social do Software Livre; apresentou-se ferramentas livres de uso internacional; promoveu-se palestras, oficinas, mesas-redondas e sessões técnicas; além de divulgar casos de sucesso e iniciativas de Software Livre na região nordestina e no Brasil.

O público deste evento é composto por membros locais dos projetos de Software Livre, representantes da iniciativa privada, ONGs, órgãos públicos, além da presença da comunidade acadêmica - principalmente das áreas de computação, educação e comunicação.

O evento aconteceu nos dias 29 e 30 de maio de 2009, no campus da Universidade Estadual da Bahia (UNEB) em Salvador, localizado na rua Silveira Martins, 2555, Cabula.


Convidados: * Alexandro Silva - BA * Anderson Alencar - PB * Antonio Terceiro - BA * Aurélio A. Heckert - BA * Caio Tiago - BA * Cárlisson Galdino - AL * Cristiano Furtado - BA * Daniel Tygel - DF * Danilo Rodrigues César - BA * Eurípedes Brito Cunha Jr. - BA * Frederico Guimarães - MG * Jon "Maddog" Hall - EUA * Jonh Wendell - AL * Karlisson - RN * Maria Helena Silveira Bonilla - BA * Rafael Gomes - BA * Sady Jacques - RS * Sérgio Amadeu - SP * Valessio Brito - BA * Vicente Aguiar - BA

IV Encontro Nordestino de Software Livre e IV Encontro Potiguar de Software Livre

ensl.gif

Release do site oficial

Fonte: http://ensl.org.br/2010/apresentacao/

O IV Encontro Nordestino de Software Livre & IV Encontro Potiguar de Software Livre (IV ENSL) é um evento que ocorrerá em Natal-RN, a cidade do sol, nos dias 5 e 6 de novembro de 2010, no Praiamar Hotel & Convention. O evento é organizado pelo Projeto Software Livre RN (PSL-RN) em parceria com o SEBRAE-RN e tem, assim como o PSL-RN, o objetivo principal de promover o uso e desenvolvimento de Softwares Livres como uma alternativa de liberdade de expressão, econômica e tecnológica. Dessa forma, o PSL-RN recebe, com muito orgulho, o evento regional e pretende realizar o maior encontro sobre cultura livre realizado no Nordeste.

No IV ENSL serão apresentadas palestras técnicas, painéis e casos de sucesso em empresas, instituições de ensino e órgãos públicos com o uso e desenvolvimento de Software Livre. Esse ano, em especial, dentro do IV ENSL também ocorrerão o VII Fórum GNOME e o III Fórum KDE Brasil – Edição Nordeste, ambos eventos de âmbito nacional. O público estimado para esta edição do evento é composto por profissionais e entusiastas da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), professores e estudantes, reunindo representantes das esferas empresarial, governamental, acadêmica e da sociedade civil.

As temáticas prioritárias do IV ENSL, que guiarão a sua programação, são: Casos de Sucesso e Negócios; Cultura Livre; Desenvolvimento; Educação e Inclusão digital; Ferramentas e Soluções; Segurança e Redes. Dessa forma, o evento buscará gerar negócios e renda através da democratização do conhecimento tecnológico, além de promover a inclusão digital para a comunidade. Através de todas essas iniciativas, o IV ENSL visa estimular o desenvolvimento tecnológico local, através do uso e desenvolvimento de Softwares Livres.

Em breve, anunciaremos a chamada de trabalho para que a comunidade colabore com o conteúdo do evento.

Venha discutir software livre e rever amigos no calor do Nordeste.

História do ENSL

HistoricoEdicoesENSL - em construção


-- MonicaPaz - 26 Oct 2010


Parents: WebHome

This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Wiki-SL? Send feedback