TV do Software Livre

Programação


Como Transmitir via TVSL

Uma consulta muito comum é "Tenho um evento de Software Livre e gostaria de transmiti-lo pela TVSL; como faço?" e para isso este guia foi escrito.

Coisas de que você vai precisar

  • Câmera (saída FireWire ou RCA)
  • Placa de Captura (no caso de RCA)
  • Controladora IEEE1394 - FireWire (no caso de FireWire)
  • Computador com boa capacidade de processamento (+1.0Ghz)
  • Espaço em disco
  • Flumotion-TVSL (ou outros softwares para streaming)
  • A senha da TVSL
  • Boa vontade smile

Vamos examinar estes itens um a um a seguir, e tecer comentários pertinentes.

Câmera, FireWire e Placa de Captura

Esta é provavelmente a decisão mais importante... Nada pode advir de uma câmera de má qualidade senão uma gravação e uma transmissão de má qualidade. A operação da câmera também deve estar nas mãos de alguém que tenha noção de como operá-la.

Tecnicamente falando, a maioria das câmeras digitais modernas tem saída FireWire, que provê video digital para o processo de codificação, o que torna a tarefa muito mais simples (e com muito mais qualidade). Se possível, utilize a saída FireWire.

No caso da câmera não ter saída FireWire ou não ser passível de utilização, uma boa placa de captura (suportada pelo Linux) é importante. O trabalho duro de converter a saída analógica tipo RCA para vídeo digital é feito por ela. Prefira as placas que tenham chipset Bt848/849/878/879 ou compatível, que utilizam os drivers bttv do kernel, que são os melhores testados (Lista de placas compativeis).

Computador

O computador deverá ter uma boa capacidade de processamento. Temos testado um sistema Pentium IV HT com 3.0 GHz e 1 Gb de RAM, com sucesso.

Observe bem a quantidade de coolers por que o processo de codificação do sinal consome muita CPU, o que superaquece as máquinas (depois não digam que não foram avisados). Prepare-se para que o processador fique nos 80% na maior parte do tempo de transmissão!

Espaço em disco

Caso você deseje gravar o que está sendo transmitido, cuide para não faltar espaço em disco. Superestime uma média de 150 MB/hora de gravação (pode ser mais ou menos, dependendo dos parâmetros que está utilizando para codificação). Caso queira apenas transmitir e não gravar nada, você vai precisar de pouco disco apenas para o sistema operacional e as ferramentas (aproximadamente uns 2 Gb ao todo).

Ferramentas para codificação Theora+Vorbis e para transmissão

É utilizado pela TV Software Livre o Flumotion com bastante sucesso. Geramos uma série de plugins (em conjunto chamados de Flumotion-TVSL), com as necessidades especificas da TVSL. Recomendamos que utilize o Flumotion a partir da versão 0.5 com o Gstreamer 0.10.

Caso tenha interesse em utilizar seu próprio arsenal de codificação Theora+Vorbis, não há problemas... mas lembre-se de incluir nas ferramentas um programa de streaming para IceCast2 (como o oggfwd e o IceS). Frontends com o Theora Streaming Studio são bastante fáceis de utilizar e aprender, além de serem recomendadas pela TV Software Livre para quem quer se aventurar pela primeira vez em transmissões de vídeo com tecnologias livres.

A senha da TVSL

O servidor principal de streaming é uma versão especial do IceCast2, e fica em http://stream.softwarelivre.org/

Para comunicar-se com o servidor, é necessário que o seu programa de streaming saiba a senha do servidor. Esta senha é trocada toda semana, no mínimo, ou mais frequentemente, conforme a necessidade. Para obtê-la, envie um email para tv@softwarelivre.org com a tag [SENHA] no assunto e as seguintes informações no corpo:

  • Descrição do evento (inclusive data, hora e local)
  • Nome completo e telefone do responsável legal pelo evento
  • Ferramentas que pretende usar para a transmissão

Observe que toda solicitação de senha e ponto de montagem deve observar a linha editorial da TV Software Livre. Estão expressamente proibidas as transmissões de conteúdos protegidos por direito autoral, ilegais e de cárater político-partidário. A TV Software Livre transmite apenas eventos relacionados às tecnologias livres e de código aberto, com ênfase em transmissões de palestras de caráter técnico, filosófico e comunitário.

Uma vez aprovada a sua requisição, um voluntário da TVSL lhe enviará a senha e o ponto de montagem para o seu evento. Se você declarar que está usando os plugins Flumotion-TVSL no email, receberá, também, arquivos de configuração para o Flumotion já preparados para a transmissão.

A TV Software possui uma infra-estrutura de servidores de streaming aberta para todas as pessoas que tiverem interesse de utilizá-la! Entre e contato e colabore com a TV Software Livre, um projeto livre, colaborativo e desenvolvido por voluntários, cujo objetivo é o de avançar as tecnologias livres para a transmissão de vídeo pela Internet.

Boa vontade

Er... precisa mesmo descrever este? wink

sex shopsex shopsex shopsex shoplingeriesex shopsex shopsex shop atacadodicas de sexocalcinhasuniformes profissionaisuniformescamisetas atacadocamisetas


rev 8 em 14 Feb 2012 por MarioSilva?
Todo material do sítio TV Software Livre é propriedade da ASL e PSL-BR e pode ser reproduzido livremente, desde que permaneça livre e a fonte seja citada, seguindo os termos da licença Creative Commons (by-sa).