Dia da Liberdade de Software 2007

O Dia da Liberdade de Software 2007 é um evento global sobre Software Livre, cujo objetivo é informar ao público sobre os benefícios de usar Software Livre de alta qualidade em escolas, no governo, em casa, e nas empresas.

O grupo de usuários SoftwareLivreVS, com o apoio da Feevale, realizará a edição local do evento em Novo Hamburgo / RS, no Câmpus II da Feevale, no Salão de Exposições do Prédio Arenito, das 13:30 às 17:00, no dia 15 de setembro de 2007.

O evento é gratuito e haverá demonstração em computadores, distribuição gratuita de CDs com Software Livre, exibição de vídeos, jogos, contato com a comunidade local, e muito Software Livre para usar em seu computador.

Data, Hora e Local

  • Data: 15 de Setembro de 2007 (Sábado)
  • Hora: das 13:30 às 17:00
  • Local: Câmpus II da Feevale, Salão de Exposições do Prédio Arenito - Novo Hamburgo / RS
  • Público Alvo: usuários de computador em geral, estudantes e profissionais de TI que queiram conhecer o Software Livre e/ou participar da comunidade de Software Livre da região. Não é necessário ter experiência com Software Livre para participar.
  • Investimento: evento gratuito

Programação

14:00 - Shell Script - Melhorando tarefas

A palestra é dividida em duas etapas. Um primeiro momento onde é apresentado uma básica introdução de Shell Script (o que é, onde usar, etc). Na segunda parte é criado um exemplo simples para o desenvolvimento de um "script" onde é apresentado o uso de comandos básicos, condições e declaração e uso de variáveis.

Palestrante: Daniel Bauermann - A partir de 1995 conheceu o mundo Unix através do SCO-Unix, passando por HP-UX e AIX. Desde 1999 tem usado várias distribuições Linux na tarefa de administração de banco de dados Oracle, serviços de internet e outros. Bacharel em Análise de Sistemas pela Unisinos. Atualmente é Mestrando em Computação Aplicada na mesma universidade.

15:00 - Demonstração de Instalação do Slackware

Instalação básica do Slackware 12.0 comentando as principais novidades e logo após algumas configurações básicas além de tempo para dúvidas.

Palestrante: Marcos Henrique Esteves Barbosa - Estudante do curso de Segurança da Informação na Unisinos, usuário do Slackware Linux há 3 anos, publica artigos no site Viva O Linux de vez em quando.

16:00 - Software Livre: comunidade, rede ou movimento?

No contexto social contemporâneo da "sociedade da informação", teorizada por vários estudiosos, o modo de produção baseia-se num paradigma tecnológico inovador, o qual tem como característica principal que a informação/conhecimento é o seu insumo fundamental. Neste âmbito, vemos o fenômeno do software livre como uma proposta particular de difusão e construção do conhecimento compartilhada e não hierárquica, isto é, contraria aos padrões globais de gestão da informação. Nesse sentido, o projeto de software livre vai mexer diretamente nos critérios que definem as formas de desenvolvimento do social, pretende ganhar um espaço precisamente naqueles âmbitos onde estão-se definindo as formas de gestão da nossa matéria prima mais valiosa: o conhecimento. É um dever então das ciências sociais, estudar este fenômeno para entender melhor as suas potencialidades, trata-se de uma rede? ou estamos diante de um movimento social? ou, pelo contrario, devemos vê-lo como uma comunidade virtual?

Palestrante: Yago Quiñones Triana - Nascido na Colômbia, é mestrando em Sociologia na UFRGS onde está pesquisando precisamente esse tema, fez graduação na Itália (sociologia) na Universitá "La Sapienza" de Roma, e tem publicado (on-line) algumas coisas e participado de encontros sobre o tema software livre.

Organização

Participe da Organização do Dia da Liberdade de Software 2007?.

-- AdrianoRafaelGomes - 20 Aug 2007

Topic revision: r2 - 20 Aug 2007 - 16:22:28 - AdrianoRafaelGomes
 
This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Wiki-SL? Send feedback