Banco de Sementes Livres

Busca:

O que é o Banco de Sementes Livres

O Banco de Sementes Livres é uma iniciativa da Associação Software Livre.Org, que em parceria com demais instituições públicas e privadas, arrecada uma pequena parcela de cada inscrição no Fórum Internacional Software Livre para ajudar na produção rural de comunidades rurais carentes.

Assim como na Tecnologia da Informação, no campo da produção rural também há as dimensões de livre e proprietário.

Com os avanços na biotecnlogia, algumas empresas desenvolveram sementes que geram plantas estéreis. Essas sementes são desenvolvidas com algumas vantagens práticas para o produtor (resistência a agrotóxicos, por exemplo) para incentivar o seu consumo. Mas como as plantas nascidas dessas sementes não geram descendentes, o produtor rural precisa a cada colheita comprar novamente as sementes desses fornecedores (afinal, são sementes "boas"). Essas são o que chamamos de sementes proprietárias.

Sementes livres são as sementes que permitem ao produtor rural ser autosuficiente, e não o aprisionam a nenhum fornecedor. Elas geram plantas perfeitamente saudáveis e, ao mesmo tempo, capazes de gerar descendentes.

Isso lhe é familiar?

Copyrigt © 2005, Associação Software Livre.Org
Licença Creative Commons - Atribuição e Não Comercial O conteúdo pode ser copiado e reutilizado de acordo com a licença Creative Commons by-nc-sa
TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML TWiki - Ambiente Web Colaborativo Esse documento é XHTML 1.0 Valido! Esse documento contém CSS-2 Valido! Debian - GNU/Linux Visível no browser que você preferir