Aqui vamos colocar tudo sobre o GT-Cultura do FISL 9.0

Objetivos do Grupo de Trabalho

Os objetivos do GT-Cultura são:

  • Aproximar o Software Livre da Cultura no FISL 9.0.

Reuniões

Próxima Reunião:

Local: Sede da ASL

Proposta de atividades no FISL 9.0

No fisl9.0 o GT-Cultura gerenciará o espaço da Arena Arte Livre, que estará disponível no último dias do evento das 14hs às 20hs, então teremos 6hs para uma programação cultural. As ações serão oficinas na temática de arte e produção cultural com software livre.

De material para as atividades precisamos:

  • Projetor que suporte luminosidade ambiente
  • Tela de projeção
  • Mesa para o apoiar o projetor, computador e material do palestrante/oficineiro
  • Sistema de Som (Caixa amplificada, Microfone, Mesa de som)
  • Máquinas para as oficinas (da arena)
  • Banner do evento

Só teremos oficinas práticas de softwares gráficos, que não utilizem a placa de som.

Os detalhes da programação serão discutidos nos próximos dias pelo GT-Cultura.

Estado Atual

  • O Temário nos confirmou 6hs para a nossa programação.
  • Um novo espaço para o Pontão Minuano está sendo analisado.

Programação do GT-Cultura e Pontão Minuano

Sábado

Espaço Arte Livre

No fisl9.0 o GT-Cultura gerenciará o espaço da Arena Arte Livre, que estará disponível no último dias do evento das 14hs às 20hs, então teremos 6hs para uma programação cultural. As ações serão oficinas na temática de arte e produção cultural com software livre.

14hs 15hs 16hs 17hs 18hs 19hs
Oficina do Muan (a confirmar) Projeto ITeia Albert Siedler (multimídia) LGM Brasil (design gráfico) DJ Fausto - software livre para DJing (música)

Atividades Pontão Minuano (à confirmar)

Espaço a ser confirmado.

10hs 11hs 15hs 17hs 18hs 19hs
Oficina Ferramentas e formatos de vídeo (PIXEL) Desconferência Cultura Digital ? Lançamento do Pontão De Cultura Digital Minuano

ITeia - Players de Vídeo

O projeto ITeia (www.iteia.org.br) irá apresentar a os players de áudio e vídeo desenvolvidos em software livre para seu portal web de cultura popular. A oficina apresentará a solução desenvolvida e ensinará como integrar estes tocadores multimídias em outros sítios web.

Sobre o iTEIA

O iTEIA é uma Rede Independente de Cultura e Cidadania, idealizada pelo Instituto InterCidadania? (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e desenvolvida em parceria com patrocinadores e organizações governamentais e não governamentais, em sintonia com o Programa Cultura Viva do Ministério da Cultura. É um arrojado sistema online de gerenciamento, difusão e intercâmbio de conteúdos culturais digitalizados, com amplo suporte tecnológico, composto de diversos ambientes na Internet, e integrado com outras redes digitais e não digitais. A idéia é servir de base de interligação com outros projetos com objetivos similares, formando uma Teia de interação cultural na internet.

O iTEIA é um projeto sem fins lucrativos, gerenciado de forma colaborativa, que promove o software livre, a diversidade cultural e visa desenvolver formas democráticas de expressão e acesso livre a conteúdos artísticos, respeitando os direitos do autor. O iTEIA adotou o Creative Commons como referência de licenciamento de conteúdos e se propõe a pesquisar e debater permanentemente formas alternativas de fortalecer a cultura livre e promover a geração de modelos solidários de produção e comercialização de produtos culturais.

O projeto envolverá, de forma colaborativa, vídeos, músicas, textos, fotos, noticias, dados de produtores e autores, além de informações e indicadores culturais. Também prevê canais de orientação e capacitação; de divulgação de projetos culturais e ambientes de aproximação entre artistas, produtores, patrocinadores e público (que poderá promover rankings de melhores conteúdos, votando no seus links preferidos).

Muan - Animação com Software Livre

O FISL irá contar com a presença do projeto MUAN, um sistema open source para animação quadro-a-quadro, desenvolvido e compatível com o sistema operacional Linux. Este projeto foi concebido pelo Anima Mundi, Festival Internacional de Animação do Brasil, e desenvolvido pelo IMPA, Instituto de Matemática Pura e Aplicada, com apoio da IBM. Sua interface gráfica permite a rápida criação, edição, manipulação e visualização de animações, utilizando câmeras de vídeo ou webcams conectadas ao computador. Por ter sido elaborado para propósitos educacionais, MUAN é simples e fácil de operar, contendo funcionalidades que atendem tanto aos iniciantes quanto aos animadores profissionais.

O Projeto MUAN fará uma palestra no FISL apresentada pelo Marcos Magalhães. O projeto MUAN estará a disposição do público do fórum para livre experimentação. A oficina no projeto MUAN irá apresentar as obras produzidas pelo público durante o fisl.

Ferramentas e formatos de vídeo (com pixel)

A oficina vai apresentar diversas ferramentas de edição, codificação, reprodução e streaming de vídeos, mostrando seus sites, além de appresentar conceitos técnicos básicos para quem pretende trabalhar com vídeo, como codecs e contêiners.

Workshop de Arte Digital com PD (coletivo doT)

Albert Siedler - www.dot.anarkrad.org

parte 1) introduçao/perspectivas (15 min) o que e PD, pra que serve, por que usar, quem usa, onde se usa

parte 2) criaçao / transformaçao (25 min) paradigma de programaçao/interface, categorias / operadores, entrada/saida de audio e MIDI,Gem(teoria OpenGL?), outras bibliotecas

parte 3) colaboraçao/interaçao (20 min) pratica de noise music, implementaçao de ideias de participantes

Oficina Design Gráfico

Responsáveis: Valessio Brito e Karlisson Bezerra (LGM Brasil) Oficinas sobre design gráfica com software livre.

DJ Fausto - software livre para DJing (música)

O DJ Fausto de Porto Alegre irá apresentar ao público sua arte de mixagem com software livre. Bastante conhecido na Cidade Baixa em Poa, se destaca na cena ao utilizar o linux como instrumento da arte de discotegem digital.

Oficina Ferramentas e formatos de vídeo (PIXEL)

O VJ pixel nacionalmente conhecido por utilizar software livre em suas apresentações, apresentará ao público um panorama geral da manipulação de vídeo com software livre.

A oficina vai apresentar diversas ferramentas de edição, codificação, reprodução e streaming de vídeos, mostrando seus sites, além de appresentar conceitos técnicos básicos para quem pretende trabalhar com vídeo, como codecs e contêiners.

Tarefas:

  • O projeto Muan participará do fisl com uma oficina de 2hs na Arena Arte Livre e de uma apresentação teórica na grade.

  • O grupo musical Expresso 411 vai tentar vir ao FISL através de uma caravana de SP. Iremos ajudá-los no que for possível.

  • Está confirmada uma apresentação técnica dos desenvolvedores do player multimídia do projeto/portal iTeia. Será 1h de apresentação.

  • Albert "siedler" do grupo doT vai dar uma oficina de arte digital com software livre. 1h de apresentação.

  • Estamos conversando sobre show dos pontos no FISL com a Marina da Tangolomango, tentaremos fazer um evento enxuto de 30min.

  • Ricardo Brasileiro do Estúdio Livre - PE se dispôs a dar oficinas sobre arte digital em software livre. Ele solicitou ajuda de transporte Recife - Poa. Não temos como ajudar no transporte. Se necessário, enviaremos a ele uma carta convite para ele procurar apoio.

  • O grupo LGM Brasil se dispôs a realizar oficinas no fisl. O Valessio e o Karlisson serão os oficineiros. Vão enviar a programação da oficina.

  • DJ fausto de Porto Alegre vai dar uma oficina no FISL sobre a arte do desktop djing com software livre. Duração de 1h.
    • Precisamos confirmar horário disponível para a oficina dele.

Desconferência Cultura Digital

Não está confirmada.

Ata de Reuniões

Ata Reunião (data)

Ata Reunião de avaliação (GT-Cultura FISL 8.0) - 17/05/2007

1) Lucas apresentou aos presentes um relatório contendo avaliações positivas, negativas e sugestões para próximo FISL; material na íntegra encontra-se disponível no Twiki; o grupo presente mostrou-se muito favorável as sugestões de convidar Pontos de Cultura e aumentar a integração com projetos do Ministério da Cultura;

2) Sady sugeriu dois feedbacks para parceiros do FISL: dialogar sobre questões de organização com a ABRACO e sobre questões de integração ao projeto do FISL com Tangolomango;

3) Alê Barreto sugeriu para FISL 9.0 - estabelecer uma data para primeira reunião de constituição do novo GT de cultura; Nota sobre este encaminhamento: proponho que seja em uma destas datas: 06 ou 13 de junho, 18h; - nesta reunião será informando aos interessados em participar que o GT irá trabalhar duas frentes específicas: a) elaboração de um projeto para FISL 9.0, pautado no entendimento que a cultura será um recurso para ampliar a idéia do software livre, que o prazo de criação encerra dia 30/06 e o prazo de formatação dia 30/07; b) realização de seminários mensais para divulgar informações sobre as relações entre a cultura e o software livre; - para esta reunião será preparada uma proposta de método de trabalho para dinamizar as atividades e facilitar a comunicação do grupo; - nesta reunião também será eleita uma liderança que será responsável pela articulação do grupo e pela comunicação com os demais GTs; - após esta reunião, será constituída a nova lista do GT Cultura e será agendada 1 reunião inicial com a ASL para passar um briefing do que é o FISL para os integrantes do GT de Cultura.

Ata Reunião para constituição GT Cultura do FISL 9.0 - 13/06/07

1) Origem da reunião e da idéia do GT para FISL 9.0 Partindo da avaliação feita do FISL 8.0, decidiu-se trabalhar a próxima etapa com as seguintes premissas:

- Cultura como recurso para difusão do software livre; - Trabalho em rede com programas governamentais que trabalham com software livre (Cultura Viva, Casa Brasil, Economia Solidária, Rádios Comunitárias, etc). - Utilizar a cultura para aproximar software livre das escolas/universidade - Aproximar a comunidade cultural de Porto Alegre - Realizar seminários (1 por mês) para capacitação do grupo e difusão da idéia para o público da cidade

2) Quem (apresentação dos presentes e manifestação da vontade de participar)

Alê Barreto da Independência – é administrador, produtor cultural e quer ampliar seu trabalho com redes culturais, construir um projeto e vê-lo concluído.

Guilherme Carcin – trabalha com audiovisual e tem satisfação de trabalhar em grupo

Alissa Gottfried– aluna da filosofia da UFRGS, trabalha com o projeto Escola Aberta, quer potencializar a interação criativa

Felipe Santos da Silva – trabalha com tecnologia digital e espera conseguir desmistificar a tecnologia para que as pessoas entendam o conceito de liberdade

Lucas Alberto S.Dos Santos – quer trabalhar o conceito de que a cultura livre deve chegar à população

Oscar Santos – acredita que a verdadeira essência é compartilhar

Pedro Henrique Jatobá – cientista da computação, trabalha com comunicação independente (Revista O Dilúvio) e busca disseminar a tecnologia e conhecimento para que a classe artística independente consiga sua sustentabilidade

Fabricio Solagna – Ciências Sociais da UFRGS, técnico em informática, trabalha a questão da dicotomia entre produção e distribuição, como incluir as pessoas na cultura através da rede e novas maneiras de produzir e distribuir; busca desvelar e suplantar formas e determinações sociais que nos remetem a um feudalismo no âmbito da distribuição da cultura, sem jogar a um simples processo produtivo comercial, ou seja, remeter à síntese das formas de convivência em rede.

Virginia Ferreira – membro da ASL, trabalho o planejamento estratégico do FISL nos âmbitos estratégico, tático e operacional. Seu foco é planejamento e organização. Atuará em todos os GTs. “Quer levar o software livre através da cultura para a sociedade”.

Flávia Matzembacher– trabalha na Casa de Cinema, quer aliar cultura a educação e trabalhar a leitura audiovisual na escola

3) Escolha de liderança Lucas e Alê farão a liderança do grupo e irão se revezar nas funções de coordenação de reuniões e elaboração de atas.

4) Método de trabalho - será elaborado um projeto para o Ministério da Cultura (Lei Rouanet); - elaboração de padrões para reuniões e comunicação do grupo; - 2ª quinzena de junho e mês de julho voltado para brainstorm; - serão feitas reuniões em 04 e 18 de julho, iniciando 18h30 e terminando 20h30; - após será escolhido um sábado para uma reunião de 4 horas e finalização do brainstorm; - agosto será o mês de formatação do projeto; - a antiga lista do GT Cultura será redirecionada para uma lista de sugestões para o FISL 9.0; - serão elaborados critérios para participação à distância no grupo; - a ata desta reunião será elaborada pelo Alê, enviada para todos e Lucas colocará no Twiki.

Ata Reunião do dia 04/07/07

Presentes: Alê Barreto da Independência, Lucas Alberto S. Santos, Alissa Gottfried, Felipe dos Santos da Silva, Pedro Henrique Jatobá, Oscar Santos, Virgínia Ferreira, Flávia Matzembacher e Moysés Lopes (primeira vez participando).

PAUTA

O que Por que Como Quando Quem
1) Organização e Métodos para GT Definir o papel dos membros do GT, suas atribuições, forma de acomp. do trabalho e registro das atividades Discutindo a proposta elaborada pela Virgínia 04/07/07 Todos os presentes na reunião
Resumo: Virgínia apresentou a proposta que será enviada para o grupo após seminário de planejamento estratégico do FISL 9.0.
2) Primeiro brainstorm Iniciar o levantamento de idéias que darão origem ao projeto a ser elaborado em agosto Registro de idéias. Premissas:a cultura como recurso para difusão do SL, articulação com programas gov., escolas/universid.e comunidade cultural 04/07/07 Todos os presentes na reunião

Resumo: foram anotadas as seguintes idéias:

  • Articular periferia com o centro, tendo como ponto de partida a existência de computador (escola, telecentro, ponto de cultura, ONG, associação de bairro, etc);
  • Oficina de edição de vídeo com software livre;
  • Workshops para difusão de programas (exemplo de como usar o Overmundo);
  • Utilizar o Estúdio Livre para trabalho com música;
  • Seminários para difusão das ferramentas livres;
  • Feira na Redenção de projetos sociais e show;
  • Ambiente Virtual interligando pessoas que venham a aderir ao Fórum
  • Elaborar um mapeamento da rede digital da cidade;
  • Utilizar a ferramenta do blog;
  • Ter um espaço contínuo para formação de artistas;
  • Pensar em oferecer atividades úteis que levem as pessoas a aderir;
  • Ocupar escolas nos meses de janeiro/fevereiro;
  • Ter ações tipo “barcamp artístico”, uma espécie de estúdio aberto;
  • Produzir material didático;
  • Fazer as pessoas se darem conta do que já usam e não sabem que é software livre;
  • Produção de vídeo em parceria com a Revista O Dilúvio;
  • Casa de Cinema fará um documentário; ver como o GT pode ter ações em conjunto;
  • Ter um stand modelo de um empreendimento cultural todo em software livre;
  • Interação com os programas Escola Aberta e Escola Viva;
  • Idéia do “Tênis Livre” (Bahia).

Ata Reunião do dia 11 /07/07

Presentes: Alê Barreto da Independência, Lucas Alberto S. Santos, Felipe dos Santos da Silva, Pedro Henrique Jatobá, Ana Paula Stock e Albert (avsiedler@gnx.de)

PAUTA

O que Por que Como Quando Quem
1) Integração do Albert Espaço para apresentação de interessado em ingressar no GT Apresentação livre 18/07/07 Todos os presentes na reunião
Resumo: Albert informou que é músico, que já fez ações anteriores buscando integrar pessoal da arte eletrônica no FISL e que gostaria de retomar estas ações e promover festas.
2) Edital Pontão Informe sobre participação da ASL no edital e sugestão de ação com o GT Discussão livre 18/07/07 Todos os presentes na reunião
Resumo: sugeriu-se que os integrantes do GT que tiverem interesse, dado que o edital encerra em 7 dias, participem de uma reunião que será realizada dia 21/07/07 a partir das 12h na casa do Pedro Jatobá (Lima e Silva, 1624, apto 108, perto da Ipiranga).
3) Participação virtual no GT Pedro Jatobá e outras pessoas querem participar Criação de critérios para participação virtual 18/07/07 Alê
Resumo: Alê propôs elaborar uma proposta de critérios até 31/07/07.
4) Primeiro seminário Capacitar o grupo e difundir a idéia do SL Reservando data em um espaço, definindo o tema e o facilitador, recursos didáticos e como será divulgado 31/07/07 Definições, 07/08/07 Divulgação, 21/08/07 Seminário Pessoas que farão as atividades serão definidas em 18/07.
Resumo: Alê falará com Sady para reservar sala na Casa dos Bancários, com internet banda larga, datashow e telão; Alê convidará pessoas do Overmundo para falarem sobre o tema; Felipe e Lucasa irão falar sobre Wiki; Alê irá supervisionar divulgação; será dado visibilidade para o Almanaque da Cultura Digital
5) Segundo brainstorm Dar continuidade ao levantamento de idéias que darão origem ao projeto a ser elaborado em agosto Registro de idéias. Premissas:a cultura como recurso para difusão do SL, articulação com programas gov., escolas/universid.e comunidade cultural 18/07/07 Todos os presentes na reunião
Resumo: foram anotadas as seguintes idéias: Critérios pedagógicos baseados no Prêmio Cultura Viva, Trabalhar a criação musical, Trabalhar a música para difundir o conceito do trabalho em rede

Ata Reunião do dia 18 /07/07

(3ª reunião de brainstorm para elaboração do projeto) Presentes: Alê Barreto da Independência, Lucas Alberto S. Santos, Felipe dos Santos da Silva, Flávia Matzembacher e Fabrício Solagna.

PAUTA

O que Por que Como Quando Quem
1) Primeiro seminário Capacitar o grupo e difundir a idéia do SL Reservando data em um espaço, definindo o tema e o facilitador, recursos didáticos e como será divulgado 22/09/07(Sábado) TVer resumo.
Resumo: Alê falará com Sady ou Cristina para reservar sala na Casa dos Bancários dia 22/09 das 15h às 18h, com internet banda larga, datashow e telão; Fabrício criará os critérios do seminário e montará o roteiro da atividade; Alê e Flávia, a partir das informações do Fabrício, prepararão release e farão plano de divulgação.
2) Terceiro brainstorm Dar continuidade ao levantamento de idéias que darão origem ao projeto a ser elaborado em agosto Registro de idéias. Premissas:a cultura como recurso para difusão do SL, articulação com programas gov., escolas/universid.e comunidade cultural 11/08/07 Todos os presentes na reunião
Resumo: foram anotadas as seguintes idéias

Festival de música Festival de cinema Atividade de competição de documentário de processos colaborativos Capacitação para ser um agente de cultura livre Open Business

Aproveitou-se a reunião para entrar em contato via e-mail com Marina (Mil e Uma Produções) para criar laço de cooperação. Solicitou-se maior detalhamento da programação sugerida e informou-se que será dado um retorno até 31/08.

Próxima reunião será dia 21/08, 19h. Foi sugerido a todos trazerem suas propostas, baseado nas reuniões de brainstorm, o mais detalhadas possíveis. Alê fará de música. Lucas fará sobre estúdio livre. Flávia fará sobre cinema, com apoio do Lucas e Fabrício. Felipe fará sobre a participação dos Pontos de Cultura.

Ata Reunião do dia 21/08/07

Presentes: Alê Barreto da Independência, Lucas Alberto S. Santos, Flávia Matzembacher

PAUTA

O que Por que Como Quando Quem
1) Informes Trazer informações para os membros do GT Relato 21/08/07 Lucas
Resumo: Foi encaminhado projeto para edital dos Pontões de Cultura; Lucas também sugeriu que as atas passem a ser feitas on-line na reunião, para manter sempre atualizado o status do andamento do GT no twiki.
2) Primeiro seminário Capacitar o grupo e difundir a idéia do SL Reservando data em um espaço, definindo o tema e o facilitador, recursos didáticos e como será divulgado 22/09/07 Ver resumo
Resumo: Alê e Flávia ainda não receberam informações do Fabrício. Lucas enviou e-mail para Fabrício solicitando posição sobre a conclusão do roteiro. Lucas também solicitou a Casa dos Bancários para a Cristina e o Sady.
3) Elaboração projeto FISL 9.0 Formatar ações a partir das premissas definidas pelo GT, das idéias das três reuniões de brainstorm e da possibilidade de ações integradas com a Mil e Uma Produções (RJ) Analisando propostas de projeto solicitadas aos integrantes na reunião de 11/08 21/08/07 Todos os presentes na reunião
Resumo: Ninguém trouxe as propostas e utilizou-se boa parte do tempo da reunião discutindo formas de cooperação com a Mil e Uma Produções (RJ). Ficou definido que ela dará continuidade ao Festival Criei Tive Como e o GT Cultura irá realizar o seu projeto próprio.

Ata Reunião do dia 04/09/07

Presentes:

PAUTA

O que Por que Como Quando Quem
?) xxxxx xxxxx xxxxx xxxx Todos os presentes na reunião
Resumo:
?) xxxxx xxxxx xxxxx xxxx Todos os presentes na reunião
Resumo:

Apresentação dos membros do GT

obs: Manter ordem alfabética.

  • Ale Barreto?
  • Alissa Gott?
  • Ana Paula Stock?
  • Felipe Santos?
  • Flavia?
  • Lucas Alberto?
  • Pedro Jatobá?
  • Virginia?
  • Moysés Lopes?
  • Alberto Siedler? (al siedler)
  • Gilherme da "Dilúvio"?

Exemplo de Tabela

PAUTA

O que Por que Como Quando Quem
?) xxxxx xxxxx xxxxx xxxx Todos os presentes na reunião
Resumo:
?) xxxxx xxxxx xxxxx xxxx Todos os presentes na reunião
Resumo:

-- OscarSantos - 04 Jul 2007

Topic revision: r9 - 09 Apr 2008 - 11:51:24 - LucasSantos
 
This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Wiki-SL? Send feedback