Fisl8.Manual do Avaliador

tip Dicas:
  • Procure não deixar pra avaliar todas as propostas de uma vez só. Algumas trilhas têm um volume grande de propostas, e às vezes dá trabalho avaliar tudo.
  • Caso você chegue à conclusão de que não vai conseguir avaliar todas as trilhas que, procure completar o número máximo de trilhas. Isso é importante, pois as avaliações de um avaliador que não avaliou a trilha toda não serão consideradas naquela trilha (usaremos a mesma classificação das propostas do fisl7.0).

Acessando o sistema de avaliação

  • acesse: https://fisl.softwarelivre.org/8.0/papers/reviewer/
  • Conta de acesso:
    • Caso você já tenha criado uma conta no "Canto dos Palestrantes", essa mesma conta vale aqui.
    • Caso contrário, uma conta terá sido criada para você (com o e-mail usado para contatá-lo(a)). Utilize a função "esqueci minha senha" para que seja gerada uma nova senha e esta lhe seja enviada por e-mail.

Visualizando as propostas para avaliação

  • Na tela inicial será apresentada a lista de propostas, separadas por trilha. Apesar de aparecem todos as trilhas que você teria permissão de avaliar, você só precisa avaliar as propostas das trilhas com as quais você se comprometeu .
  • Para avaliar uma proposta, basta clicar no seu título na listagem.

Avaliando uma proposta

  • Os campos do formulário de avaliação são auto-explicativos. Preencha-os. wink
  • As informações da avaliação, exceto qualquer identificação do avaliador, serão enviados aos autores.
  • todas as informações pertinentes à proposta e seus autores estão disponíveis na tela de avaliação de proposta. Utilize os links "mostrar/esconder" para visualizá-las ou escondê-las.
  • É importante que o campo "Comentários ao autor" seja preenchido com carinho. Este campo deve justificar a sua avaliação, de forma a indicar ao autor os motivos pelos quais a sua proposta foi aceita ou recusada (principalmente no caso de ser recusada). A qualidade do nosso processo de avaliação será percebida pelos autores na medida que tenhamos justificativas plausíveis para as avaliações feitas.
    • esse campo deve ser preenchido no idioma em que a proposta foi submetida, ou em inglês na pior das hipóteses.
  • Depois de finalizar o preenchimento nos campos, clique em "Salvar". Você será enviado de volta à listagem de propostas para prosseguir a avaliação de outras propostas. A proposta que você acabou de avaliar aparecerá em verde na listagem.
  • a avaliação de qualquer proposta pode ser revista a qualquer momento, até o prazo final para avaliação. Basta clicar novamente sobre o título da proposta.

Recomendações:

  • certifique-se de ler com cuidado a descrição da palestra e o currículo do proponente. Essas são as principais fontes de informação para a sua avaliação. Uma boa dica é, a partir da tela de avaliação, abrir os links localizados no nome da proposta e no nome do proponente em novas abas do navegador para não deixar a tela de avaliação da proposta "fugir".

Critérios gerais para classificação da experiência do(as) proponentes

Apesar de ser uma avaliação subjetiva, recomenda-se que os avaliadores considerem a seguinte interpretação dos conceitos para o ítem "Experiência do autor". Essa recomendação tem o intuito de privilegiar as pessoas que contribuam de fato com os temas das suas palestras.

É claro que essa interpretação nem sempre se encaixa em todas as propostas, então é esperado que em alguns casos seja feita uma avaliação mais subjetiva ainda.

Conceito para "Experiência" Interpretação nas trilhas técnicas Interpretação nas trilhas não técnicas
Nenhuma o proponente não sabe o que está dizendo o proponente não sabe o que está dizendo
Pouca o proponente apresenta algumas concepções errôneas sobre o tema o proponente apresenta algumas concepções errôneas sobre o tema
Alguma o proponente parece ser um usuário que tem alguma desenvoltura o proponente sabe o que está falando, mas não apresenta grande profundidade.
Muita o proponente parece ser um usuário avançado da aplicação/ferramenta/plataforma/etc, ou realizou colaborações pequenas. O proponente demonstra conhecer o assunto em profundidade
Extrema o proponente é um grande colaborador ou manetenedor da aplicação/ferramenta/plataforma/etc o proponente é pesquisador do assunto, ou colaborou com a consolidação do conhecimento na área

Quando de tratar de mais de um autor, pode-se considerar o conjunto deles e tentar formar um conceito geral.

Prazo para avaliação

Nosso prazo para avaliação é 31 de janeiro de 2007. Bom trabalho a todos(as).

-- PabloLorenzzoni - 12 Jan 2007

Topic revision: r1 - 12 Jan 2007 - 16:17:07 - PabloLorenzzoni
 
This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Wiki-SL? Send feedback