O 1º Projeto do PSL-Mulheres



Contexto do Projeto e Entidades Proponentes

  • Projeto Software Livre Mulheres é uma iniciativa de um grupo de mulheres atentas, determinadas e ativas na comunidade de Software Livre que participam e se identificam com o Projeto Software Livre Brasil.

  • Participantes:

(ORDEM ALFABÉTICA)

Associação Software Livre.Org

Acesse o link http://associacao.softwarelivre.org


Objetivo Geral

O PSL Mulheres tem como objetivo destacar, apoiar e se engajar em projetos da comunidade Software Livre de inclusão social e digital.Também busca ser um agente de uma sociedade mais acessível a todos os níveis de usuários, sejam eles iniciantes ou especialistas na área tecnológica.

O propósito não é ser um grupo de usuárias. Estamos abrindo espaços para que as iniciativas aconteçam e para isso buscamos apoio nas diferentes esferas da sociedade - pública e privada.

Objetivo Específico

O projeto tem como objetivo capacitar ...

Abrangência/ Público Beneficiado

O projeto pretende beneficiar diretamente ...

Resultados

Curto Prazo

Médio Prazo

Longo Prazo

Atividades

Metodologia

Método da capacitação em Informática

Veja maiores informações sobre a capacitação em Informática?.

Esta capacitação está sendo planejada em módulos encadeados:

  • Módulo 1:
    • Redefinição de Conceitos: Passar uma visão geral sobre a informática e diferenciar as funcionalidades dos Sistemas Operacionais, Sistemas Gráficos e Aplicativos. A fim de possibilitar uma reciclagem do conhecimento prévio dos agentes.
    • Programa Proprietário vs. Programa Livre: Apresentar os sistemas proprietários e livres abordando seus aspectos econômicos, políticos e sociais. Mostrar as diferenças entre as patentes e as licenças de software.
  • Módulo 2:
    • O Sistema Operacional GNU/Linux: Introduzir conceitos básicos do GNU/Linux. Mostrar suas principais diferenças em relação a manipulação do Microsoft Windows, através de um estudo comparativo que possibilite a migração. Abordar alguns tópicos avançados que permitam um aprofundamento posterior neste sistema.
    • Treinamento em Aplicações de Escritório: Capacitar os agentes no uso do conjunto de ferramentas OpenOffice?.org (Editor de Textos, Planilha Eletrônica e Apresentação de Slides) e similares.
  • Módulo 3:
    • Internet e Pesquisa: Apresentar a rede mundial de computadores, descrevendo alguns protocolos de comunicação e o passo-a-passo para a navegação. Mostrar um dos recursos principais que é a busca por conteúdo.
    • Comunidades Virtuais: Iniciar os agentes no ambiente virtual, apresentando as novas ferramentas de comunicação como email, listas de discussão, fóruns, entre outros. Incentivar a autonomia na produção de conhecimento através do uso destas ferramentas, bem como o compartilhamento de arquivos.
  • Módulo 4:
    • Multimídia, Arte e Entretenimento: Demostrar o uso de programas livres que se enquadram no perfil dos agentes e de sua comunidade, para a produção de arte.
  • Módulo 5:
    • Avaliação dos conhecimentos adquiridos neste curso através da construção, pelo agentes, de uma aula para um público iniciante no ambiente GNU/Linux.

Monitoramento e Avaliação

O Projeto **** será gerenciado a partir dos Indicadores que têm o objetivo de transformar os objetivos (Geral e Específico), metas e atividades do projeto ...

Cronograma

Data Horário Local Atividade Responsável
         
         

-- JoseliceAbreu - 17 Jun 2005

Topic revision: r3 - 17 Jun 2005 - 16:21:31 - JoseliceAbreu


Create personal sidebar

 
This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Wiki-SL? Send feedback