Regras da Lista PSL-Brasil

Inscrição

Para inscrever-se na lista de discussão do PSL-Brasil:

  • Leia abaixo as informações sobre o escopo da lista e as sugestões de convivência.

Escopo da lista

A lista de discussão do PSL-Brasil é uma ferramenta usada para manter contato "permanente" entre os participantes. Apesar da lista não ser o projeto, grande parte das nossas atividades são discutidas e encaminhadas através dela.

Isso faz com que seja necessário delimitar o que que queremos discutir na lista, de forma a reduzir o tráfego de mensagens ao mínimo necessário, garantindo a um maior número de pessoas condições de acompanhar as discussões.

Não faz parte do escopo da lista:

  • Questões técnicas: como utilizar a ferramenta "X", características da linguagem de programação "Y", como configurar o aplicativo "Z". Já existem centenas de listas sobre estes assuntos.
  • Atividades comerciais envolvendo software não-livre ou de qualquer outro cunho tais como aluguéis, serviços, vendas, etc. De jeito nenhum.
  • Questões/Assuntos/Notícias que não possuam relação direta com o Software Livre e que não façam parte dos projetos do PSL-Brasil. (Exs.: Dúvidas gramaticais, culinária, etc.) Para as notícias confira o sistema de notícias do sítio web do PSL-Brasil - http://www.softwarelivre.org.

Faz parte do escopo da lista:

  • Articulação/Organização de projetos do PSL-Brasil ou esclarecimento de dúvidas sobre alguns destes projetos.
  • Discussão sobre aspectos filosóficos, políticos, sociais, econômicos e humanos do Software Livre.
  • Articulação/Divulgação de atividades relacionadas ao Software Livre, mesmo de cunho técnico ( desde que seja só divulgação smile ).

Sugestões de boa convivência

Este documento objetiva ser uma referência aos membros do PSL-Brasil no que diz respeito a algumas sugestões de convivência que nós achamos adequadas para o bem-estar do grupo e de cada um de seus membros. NÃO cabe a este documento explicitar quaisquer punições ou advertências decorrentes da infração de qualquer sugestão aqui estabelecida. O PSL-Brasil conta portanto com o bom senso de todos os seus membros para que, seguindo estas normas, evitemos situações desagradáveis e transtornos decorrentes.

No que diz respeito à lista de e-mails

  • Sempre assine suas mensagens com seu nome verdadeiro. Para que as discussões ocorram da maneira mais transparente possível, é extremamente importante que você sempre insira seu nome verdadeiro no final das mensagens que você enviar, principalmente naqueles casos onde o nick do e-mail não indica qual é o seu nome. Você pode configurar seu cliente de e-mails para colocar a assinatura automática em todas as suas mensagens.

  • Evitar discussões de cunho técnico, desde que seja realmente necessário dentro do contexto. Nem todos os membros possuem conhecimento técnico mais aprofundado sobre computação, portanto caso seja realmente necessário abordar alguma questão técnica, fazer com o máximo de clareza e objetividade.

  • Evitar a utilização de artifícios linguísticos inadequados como ironias, sarcasmos, palavrões, provocações, caixa alta (caps lock ativado). Isto só empobrece a discussão, altera os ânimos, e promove reações no mesmo tom. Nem todos os membros possuem o mesmo conhecimento e muito menos pensam da mesma forma. Saber lidar com este fato é ser sábio.

  • Procure utilizar artifícios que explicitem ao máximo suas intenções (ex.: emoticons). Isso evita duplo sentido, ambigüidades, interpretações equivocadas, confusão... smile ¬ Isso é um exemplo de emoticon.

  • Evitar o envio de mensagens fora do escopo da lista (mensagens off-topic), desde que tais envios sejam bem justificados. SPAMS e correntes são inadmissíveis! Atividades comerciais baseadas em software não-livre também fogem do nosso escopo!

  • Procure ler o decorrer de uma discussão antes de entrar nela. Isto evita e-mails replicados e acelera a discussão.

  • Caso o assunto a ser tratado seja de interesse pessoal então ele deve ser feito em modo privado. Isto evita e-mails desnecessários e melhora o fluxo de mensagens.

  • Evitem quebrar as threads. Se você pretende mandar uma mensagem com um assunto diferente daquele que está sendo discutido em alguma thread, crie uma nova com o título da sua necessidade. Isto melhora a organização das discussões e não deixa ninguém confuso ao entrar em uma delas. Em outras palavras: Procure não fugir do assunto ao entrar em uma discussão.

  • Evitem mandar notícias para a lista. O sítio Web do PSL-Brasil conta com um sistema de notícias que existe justamente (também) para evitar que tais ações ocorram. Lá é o local mais indicado para postá-las. Caso seja realmente necessário enviar para a lista de discussão, é melhor mandar o link no qual esta se encontra e um resumo da mesma, do que copiar e colar a notícia no corpo da mensagem (exceto se esta se encontrar num site com cujo determinados conteúdos são restritos para assinantes) e além disso, colocar o rótulo [OFF-TOPIC] antes do assunto da notícia se esta assim for.

  • Caso seja necessário entrar em contato com o moderador da lista evite enviar e-mail para a lista. Neste caso direcione diretamente para o moderador através do endereço psl-brasil-owner@listas.softwarelivre.org

  • Seja claro ao escrever o assunto do e-mail. Isto melhora a legibilidade e possibilita que cada integrante selecione as mensagens que lhe interessam. Caso o e-mail "fuja" do escopo da lista coloque o rótulo [OFF-TOPIC] (fora de tópico) antes do assunto da mensagem. Evite utilizar variações para este rótulo tais como O.T., [OT], ot:, O-Topic, etc. Utilizando o rótulo padrão, destacaremos melhor o tipo da mensagem e assim ficará mais fácil manter a organização.

  • Evitar mandar a mensagem com o assunto Digest... Se a sua inscrição está configurada para receber as mensagens em modo "digest" (resumo), ao responder uma mensagem para a lista troque o assunto para aquele da mensagem original que você está abordando.

  • Ao responder uma mensagem (reply) ou enviar uma mensagem do tipo encaminhada (forward) para a lista, deixe na mensagem apenas o que julgar necessário para o conhecimento/identificação dela por todos. Procure arrumar a mensagem de modo que o conteúdo original (ou parte dele) e o que você escreveu fiquem claros para os leitores. Não é necessário (re)transmitir conteúdo desnecessário como por exemplo, se for uma mensagem encaminhada (forwarded message), todas as respostas de todos que leram esta mensagem em uma outra lista ou coisa do tipo (no caso de sua intenção ser repassar a mensagem original e não a resposta de outros sobre ela).

  • Não envie mensagens de testes para a lista, essa lista não é o local indicado para realização de testes de envio de mensagens.

  • Procure ler outras regras de netiqueta e colocá-las em prática. É a melhor forma de ouvir e ser ouvido, compreender e ser compreendido.

  • Caso alguma mensagem com teor não condizente com as sugestões acima descritas seja enviada, uma mensagem em modo privativo (pvt), será encaminhada para o e-mail da pessoa que enviou a mensagem, alertando-a sobre o equívoco e sugerindo-a a leitura deste documento. Note que esta atitude nada tem haver com censura. É apenas mais um modo de mantermos o correto andamento da lista e a satisfação de seus participantes. A sua colaboração e compreensão são importantes!

Inscrevendo-se...

Para se cadastrar ou descadastrar via WWW, visite o endereço http://listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/psl-brasil ou, via e-mail, envie uma mensagem com a palavra "help" no assunto e corpo da mensagem para psl-brasil-request@listas.softwarelivre.org.

Créditos:

Copyright © 2003 - 2006, pelos colaboradores do Projeto Software Livre - Bahia. Todo o conteúdo desta página pode ser utilizado segundo os termos da Creative Commons License: Atribuição, Uso não Comercial e Permanência da Licença, salvo disposição em contrário indicada de forma explícita no tópico correspondente. Esta página é baseada nas regras de lista de discussão do PSL-BA disponível em http://twiki.im.ufba.br/bin/view/PSL/ListaDeDiscussao.

Permissões de edição:

Topic revision: r8 - 31 Oct 2014 - 15:31:12 - MarceloInuzuka


Create personal sidebar

 
This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Wiki-SL? Send feedback