Software Livre

Afinal... o que é Software Livre?

Usarei a Stallmeniana para iniciar:

"Software Livre" é uma questão de liberdade, não de preço. Para entender o conceito, você deve pensar em "liberdade de expressão", não em "cerveja grátis".

"Software livre" se refere à liberdade dos usuários executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software. Mais precisamente, ele se refere a quatro tipos de liberdade, para os usuários do software:

  1. A liberdade de executar o programa, para qualquer propósito.
  2. A liberdade de estudar como o programa funciona, e adaptá-lo para as suas necessidades. Aceso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.
  3. A liberdade de redistribuir cópias de modo que você possa ajudar ao seu próximo.
  4. A liberdade de aperfeiçoar o programa, e liberar os seus aperfeiçoamentos, de modo que toda a comunidade se beneficie. Acesso ao código-fonte é um pré-requisito para esta liberdade.

Mas acho que Software Livre vai muito além disso... É abertura do conhecimento... como se explica isso? Peciso das palavras do professor Imre Simon. E quanto o valor social? TWikemos...

-- AurelioAHeckert - 25 Mar 2004

Topic revision: r2 - 02 Dec 2008 - 18:36:06 - ViniciusMassuchetto

 
This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Wiki-SL? Send feedback