You are here: Wiki-SL>Livros Web>MotivaçãoEDificuldadesAtuais (02 Dec 2008, ViniciusMassuchetto?)EditAttach

Motivação e Dificuldades Atuais

Tarefa 2 - Dar redação final ao tópico motivação/dificuldades atuais (proposta de grupo de até 4 pessoas).

Estratégia: a) redigem a primeira versão trocando informações entre si; b) enviam-me a primeira versão para apreciação; c) disparo para a lista para apreciação, discussão e aprovação de todos;

Considerações: A redação deve apresentar os problemas que levantamos nesta lista de maneira clara ao público leigo também. Algumas redações apresentam-se como solução e não problema, por isto darredação adequada.

Tempo Proposto: Proponho entrega a mim no dia 24 de junho. Isto é uma proposta facilmente negociável.

Brainstorming

* Mistura * Olá, Misturei as contribuições/alterações de Tânia, Daniel e Norton

-- TaniaPreto - 24 Jun 2005

_____________________________________________________

Redação Final ítem 1

1 - As Instituições de Ensino enfrentam dificuldades financeiras para adquirir livros a seus alunos. A recomendação ideal seria 1:1, ou seja, todo aluno teria a disposição um livro. Importante ressaltar que este projeto não deseja servir de justificativa ou desculpa para manter as bibliotecas dos cursos desatualizadas ou com número de livros insuficiente para satisfazer a demanda;

Comentários para redação final: Beleza mas temos que tomar cuidado aqui. Nao acho que o projeto deva servir de justificativa para bibliotecas deficientes. Nao e' , ao meu ver, a ideia basica da brincadeira proteger universidades com falta de recursos.

Comentários para redação final: Talvez este tohpico devesse ficar para o final.

Contribuição:

Os recursos disponíveis pelas instituições de ensino brasileiras, com poucas exceções, são insuficientes para suprir todas suas necessidades, e entre estas se encontram as bibliotecas. A recomendação do MEC, para cursos de nível superior, é de 1 livro para cada estudante. Isto seria o ideal mas nem sempre factível na prática, dado o número de alunos, as necessidades das instituições e a quantidade de recursos disponíveis.

Contudo, é bom salientar que este projeto não pretende, em hipótese alguma, substituir ou diminuir a importância das bibliotecas existentes nas instituições de ensino. Estas devem sem dúvida alguma continuar existindo de forma coerente e atualizada. Tampouco o projeto pretende resolver os problemas enfrentados por grande parte das bibliotecas, como por exemplo, a desatualização do material existente e o número insuficiente de exemplares para satisfazer a demanda. O projeto livros livres quer somar recursos aos existentes nas bibliotecas e ser mais uma fonte de informação para auxiliar os alunos na busca do conhecimento.

Sendo assim, o projeto livros livres busca oferecer conteúdos básicos e avançados de diversas áreas do conhecimento. Os conteúdos devem ser atualizados, de boa qualidade e de livre consulta por qualquer pessoa que tenha acesso a Internet. Desta forma o projeto se propõe também a ser uma ferramenta de universalização do acesso a informação. O conhecimento estará disponível a todos que o busquem, independentemente de nível social, escolaridade, raça ou credo.

_____________________________________________________

Redação Final ítem 2

2 - Os alunos, em sua grande maioria, enfrentam dificuldades financeiras para adquirir livros para compor sua biblioteca particular para estudos e consulta. Além disso, muitos dos livros recomendados para diversas cadeiras são de uso bastante pontual e temporário, causando o desinteresse do aluno em adquirir o mesmo. Outro ponto relevante é a defasagem em que o livro pode se encontrar em relação ao assunto da disciplina.;

Comentários para redação final: Por que comprar um livro que não vou utilizar mais em breve? Ou que usarei somente para o período de uma disciplina? Não ha' interesse/necessidade dos alunos na compra de livros, que serao utilizados por um prazo relativamente pequeno ja' que nao se sabe se os livros serao uteis no futuro. E mesmo que o sejam, quem garante que o livro nao vai estar defasado quando for necessario? Ou seja por que montar minha biblioteca particular se quando eu precisar dela ela nao vai me servir de "nada".

Contribuição:

Os alunos, de forma geral, enfrentam diversas restrições econômicas. Normalmente apenas uma pequena parcela tem condições de manter uma biblioteca particular para estudos e consulta. De forma geral o fato de não ter recursos para a manutenção desta biblioteca acarreta em prejuízos na formação dos alunos.

Também ocorre com freqüência que em muitas situações o aluno tem que escolher entre comprar um livro ou outro, avaliando preço e sua utilidade.

Existem diversos motivadores para que alunos não consigam manter uma biblioteca particular, dentre eles podemos ressaltar:

(1) Alto preço dos livros: Muitos alunos simplesmente não têm condições financeiras para adquirir os livros. Em alguns casos a compra de um livro implica em abrir mão de recursos que garantem suas necessidades básicas de sobrevivência.

(2) Utilidade Temporária: Muitos livros recomendados em diversas disciplinas são de uso bastante pontual e restrito. Do ponto de vista do aluno, os livros são úteis por algum tempo e depois raramente serão utilizados novamente. Muitas vezes o aluno pode até vir ter a necessidade de rever determinados assuntos no futuro, mas não consegue ter esta noção no momento da aquisição ou não do livro.

(3) Defasagem de assuntos: De forma complementar ao item anterior, pode-se ter o caso onde o aluno realmente enxerga a possibilidade de uso futuro de um livro sobre um determinado assunto. Contudo se depara com o fato de que muitos assuntos provavelmente estarão defasados em um momento futuro. Isto é muito comum em áreas que apresentam rápidas e constantes inovações, que é o caso típico da Ciência da Computação e áreas afins.

_____________________________________________________

Redação Final ítem 3

3. Algumas matérias necessitam de mais de 1 (um) livro texto para contemplar a ementa;

Contribuição:

Muitas matérias apresentam conteúdo que engloba várias áreas do conhecimento e que nem sempre são encontrados em um mesmo livro. É muito comum a existência de matérias que adotam mais de um livro. Isto pode ocorrer por que parte do material é coberto em um livro e parte em outros ou mesmo por que os livros não abordam o tópico proposto com a profundidade desejada.

Outras vezes, ocorre que determinados assuntos são tratados em diferentes níveis de profundidades, não sendo condizentes com a proposta da disciplina em questão ou do Curso onde o aluno está inserido.


Talvez eu colocasse isto como um item distinto.... Não sei..... (????)

Cursos distintos também podem apresentar exigências e profundidades distintas nos assuntos. Por exemplo, nem sempre um livro considerado adequado para o curso de Sistemas de Informação ou Engenharia da Computação é o livro ideal para o curso de Ciência da Computação e vice-versa. Ementas de cursos afins muitas vezes são diferentes e nem sempre um único livro atende a todas as necessidades.

_____________________________________________________

Redação Final ítem 4

4 - Muitos alunos e professores enfrentam dificuldades adicionais no processo ensino e aprendizagem quando necessitam utilizar livros escritos em língua estrangeira. Dentre elas, dificuldade na leitura;

Comentários para redação final: Aqui entra como motivacao tambem, a universalizacao do acesso ao conhecimento. O conhecimento, a principio, e' independente da lingua onde esta' descrito, contudo se voce nao conhece a lingua....

Contribuição:

Uma das grandes barreiras do acesso ao conhecimento pelos alunos brasileiros ainda é a língua. Grande parte do material disponível está em outras línguas, principalmente o Inglês. Contudo, infelizmente, muitos estudantes, e até mesmo professores, brasileiros ainda não têm a proficiência necessária para o completo entendimento deste material em língua estrangeira. O conhecimento é universal, e independe da língua onde é expresso. Entretanto se não se conhece a língua o conhecimento se torna extremamente difícil de ser alcançado.

Este projeto visa então preencher, mesmo que parcialmente esta lacuna entre os alunos e o conhecimento. Vale ressaltar aqui que não se deseja de forma alguma que ocorra o não incentivo ao estudo de línguas estrangeiras. Sabe-se que isto é de fundamental importância para quem quer atuar em determinadas áreas do conhecimento, além disso, faz parte do papel das universidades e escolas incentivarem a leitura e a aprendizagem de cursos de línguas estrangeiras.

Se por um lado o conhecimento de línguas estrangeiras abre horizontes para o crescimento pessoal e profissional das pessoas, o não conhecimento não deve servir de empecilho para a aquisição de conhecimentos, especialmente nos primeiros momentos. Por isso a importância do projeto livros livres e seu intuito em disponibilizar textos de qualidade e preferencialmente em português.

_____________________________________________________

Redação Final ítem 5

5. Algumas matérias podem apresentar uma defasagem de anos, quando o livro texto na versão portuguesa é uma tradução;

Contribuição:

Normalmente há uma defasagem entre a produção do conhecimento e a disponibilização do mesmos aos alunos. Isto pode ocorrer por um tempo normal entre a produção de um conhecimento e a confecção de um livro sobre ele. Contudo também pode ocorrer por que livros bem sucedidos em uma determinada língua estrangeira muitas vezes demoram para ser traduzidos para o português. Em alguns casos quando aparece a tão esperada tradução, que nem sempre apresenta a qualidade desejada, pode já ter seu assunto desatualizado.

O projeto livros livres também tenta em parte contornar esse problema oferecendo um material complementar aos livros traduzidos, tentando suprir determinadas falhas dos mesmos ou enfatizando tópicos que foram pouco abordados ou necessitam de informações adicionais.

_____________________________________________________

Redação Final ítem 6

6. Muitas revisões bibliográficas e surveys, escritas pelos alunos dos cursos de pós-graduação, professores e pesquisadores do país, contemplam o estado da arte de muitas disciplinas, mas não são devidamente aproveitadas pelos Institutos de Ensino; e

Contribuição:

Há hoje uma enorme produção de textos de alta qualidade que não é devidamente aproveitado pela comunidade como um todo. Estes textos variam desde o básico até o estado da arte sobre determinados assuntos, inclusive abrangendo uma boa parte do conteúdo de determinadas disciplinas. Estes textos são encontrados com freqüência dentro de dissertações de mestrado e teses de doutorado, artigos publicados em conferências ou mesmo o material confeccionado por professores e distribuídos a seus alunos nas matérias que leciona.

Na maior parte das vezes esses textos não são devidamente divulgados e seu acesso se torna restrito dentro de uma determinada instituição ou grupo de pesquisa ou ainda acessível às pessoas que tem condições de consultar determinados periódicos, quando o mesmo é publicado, o que nem sempre ocorre. Esta falta de divulgação não representa má vontade de seus autores ou da instituição responsável, mas ocorre principalmente pelo fato de não existir um meio eficiente de divulgação e também por não existir ainda uma iniciativa amplamente conhecida (hábito) que contemple este tipo de ação.

Sendo assim, o projeto livros livres pode representar um meio de divulgação desses materiais, possibilitando que os mesmos sejam aproveitados tanto em disciplinas como em pesquisas em cursos de graduação e pós-graduação.

_____________________________________________________

Redação Final ítem 7

7. Os livros são produzidos por edições, o que faz com que a atualização do conhecimento nele contido possa demorar anos até sua revisão e reedição. Para isto, também é muito importante a colaboração de alunos de pós-graduação, devidamente coordenados por seus grupos de pesquisa e orientadores, para que os resultados de suas pesquisas possam ser repassados.

Contribuição:

Os livros são produzidos por edições, e de acordo com os interesses das editoras, o que faz com que a revisão, atualização e reedição de um livro possa demorar anos. O projeto livros livres pretende ser uma biblioteca on-line que, além de estar sempre disponível, não terá suas edições esgotadas e nem deverá ser norteado pelos interesses das editoras. Assuntos importantes, mas que não atraiam um grande público, ainda assim poderão ter seu espaço garantido.


já está completo... mas veja que esta motivação já norteia o que iremos fazer... mesmo livros livres, se escritos em um sistema wiki livre/livro fechado vão levar tempo para serem atualizados... a grande vantagem, a meu ver, é
  1. sem chance de esgotar na editora e o pessoal ter que esperar pela segunda impressão
  2. sem chance de a impressão do livro ser guiada pelo mercado, ou seja, pela "probabilidade de venda" deste, o que faria com que livros úteis a 100 pessoas jamais fossem impressos.

-- NortonRoman - 25 Jun 2005


Redação - ítem 8 – novo

Ideias de Daniel

Tem mais um tópico que eu gostaria de colocar é a posição do Brasil, como o maior país falante da língua portuguesa no mundo e sua “responsabilidade” com relação aos outros países deste bloco. Colocando a importância de um projeto como este para os outros países também, mesmo por que, em sua maioria, são países com ainda menos recursos que nós.

-- DanielCamara - 23 Jun 2005

Ideias de Norton

Muito bem lembrado... eu acho que nossas motivações estão muito centradas na universidade e no papel dos alunos. Elas são importantes sim, mas a meu ver isso é muito mais amplo. Um livro livre pode ser acessado de qualquer lugar do país e do mundo, ajudando incontáveis pessoas. Nesse ponto, mesmo um autoditada que ainda curse o segundo grau pode se beneficiar destes livros, como leitura avançada. Sem contar que é um caminho para a iniciativa privada também. Por que não? Tantas empresas dão cursos profissionalizantes... por que não indicar um livro que seus empregados podem obter gratuitamente? Será que isso não incentivaria a própria empresa a melhorar o treinamento de seu funcionário? Isso poderia até incentivar novas empresas a darem tal treinamento, já que baratearia um pouco o custo...

E que tal os cursos beneficientes dados por tantas instituições? Tudo bem, eles são extremamente básicos hoje... mas é sabido que seus maiores problemas estão em material didático e disponibilidade de professores. Bom, livros livres poderiam ajudar em parte disso...

Creio que o ganho social com este projeto ultrapassa o ganho acadêmico, uma vez que ele disponibiliza conhecimento universitário para quem a universidade pode não passar de um sonho distante (ô, ficou bonito 8-)).

-- NortonRoman - 24 Jun 2005

8.

Contribuição (mistura) de Tania:

Acho que estes fatores vão de encontro a idéia da universalização do conhecimento também... A idéia é levar o conhecimento para além da Universidade e para outros paises

*Contribuição *

O projeto Livros livres é, antes de mais nada, uma ferramenta para a universalização do acesso ao conhecimento. O projeto pretende ir além do âmbito da universidade, atendendo também outras comunidades. Um livro livre pode ser acessado de qualquer lugar do país e do mundo, ajudando incontáveis pessoas. Sendo assim, auto-ditadas e pessoas não pertencentes ao meio universitário podem ser beneficiados por este projeto. O projeto livro livres representa assim um ganho social, ultrapassando o ganho acadêmico, uma vez que ele disponibiliza conhecimento universitário para quem a universidade pode não passar de um sonho distante.

O projeto livro livres pode ainda atingir a iniciativa privada, beneficiando, por exemplo, empresas que oferecem cursos profissionalizantes para seus funcionários, uma vez que estes poderão ter acesso a um material gratuito e de boa qualidade. Isto pode significar uma diminuição nos custos para os treinamentos que de certa forma poderiam ser oferecidos em maior quantidade, contribuindo para o crescimento profissional dos funcionários e a melhoria da qualidade da mão de obra.

O Brasil, como o maior país falante da língua portuguesa no mundo, tem uma grande responsabilidade com os demais países deste bloco devendo primar pelo o crescimento de todos. Podemos, e devemos, incentivar a produção e disponibilização de conhecimento na língua portuguesa. Esperamos assim com este projeto poder beneficiar não somente o Brasil, mas todos os países de língua portuguesa. Queremos ainda que este projeto sirva também de exemplo para outras comunidades e que o conhecimento, em todas as áreas sejam disponíveis e acessíveis por todos.

-- TaniaPreto - 24 Jun 2005

(ô, ficou bonito 8-)). ps.: Ficou 10 smile !!!!



Discussão

Os itens que consegui identificar acima como motivações para o desenvolvimento do projeto foram os seguintes:

  • dificuldades financeiras das IE's em adquirir livros
  • dificuldades financeiras dos alunos em adquirir livros
  • Algumas matérias necessitam de mais de 1 (um) livro texto
  • dificuldades com livros escritos em língua estrangeira.
  • defasagem entre edição traduzida e edição atual
  • aproveitar revisões bibliográficas e surveys escritos
  • defasagem de conteúdo no caso de demora entre edições
  • estimular produção e participação Brasileira de qualidade nas referidas áreas

Eu acredito que podemos elencar motivações mais ... motivadoras do que essas. smile

-- AntonioTerceiro - 21 Jun 2005

-- AntonioMaria - 23 Jun 2005

-- NortonRoman - 24 Jun 2005

-- PabloZawalski - 25 Jun 2005

-- DanielCamara - 27 Jun 2005


-- TaniaPreto - 24 Jun 2005
Topic revision: r14 - 02 Dec 2008 - 18:35:57 - ViniciusMassuchetto?
Livros.MotivaçãoEDificuldadesAtuais moved from Livros.MotivaçãodificuldadesAtuais on 28 Jul 2006 - 03:10 by AntonioTerceiro - put it back
 
This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Wiki-SL? Send feedback