Acesse nossa comunidade na rede Software Livre.org


Arquitetura

O Landell é desenvolvido em python, usando as tecnologias Glade, GTK e Gstreamer. A ArquiteturaLandell? segue uma estrutura modular que facilita o desenvolvimento de extensões, pois os diferentes módulos de entrada, codificação e saída poderão ser desenvolvidos de forma independente. Essa arquitetura facilita a colaboração e a utilização de apenas módulos específicos de acordo com a necessidade.

Bibliotecas Nativas

Na etapa inicial do projeto (último trimestre de 2009) fizemos uma pesquisa para decidir qual seria a infraestrutura nativa de suporte aos módulos multimídia do Landell. Dentre os frameworks pesquisados, escolhemos o Gstreamer, que possui as seguintes funcionalidades fundamentais para este projeto:

GStreamer é um framework multimídia muito usado no desenvolvimento de aplicações que vão desde simples tocadores de áudio até processadores de vídeo. O GStreamer é licenciado sob a LGPL, desenvolvido em C e possui bindings para várias linguagens, sendo que o binding Python é o mais utilizado.

O GStreamer é multiplataforma, com suporte a uma gama de sistemas operacionais, processadores e compiladores incluindo os sistemas operacionais GNU/Linux, Microsoft Windows e MacOS? X.

Além de ser um framework muito popular, com grande comunidade de colaboradores e com muitos plugins disponíveis. O GStreamer é utilizado pela TV SL em scripts linha de comando, fazendo dele o melhor candidato para ser utilizado no Landell.

Desenvolvimento

O desenvolvimento colaborativo do projeto é organizado com as ferramentas:

Nota:

Até a versão estável 1.0, o Landell foi desenvolvido pela empresa Holoscópio. Agora o projeto segue seu RoadMap? de forma colaborativa.