Protocolo Clássico + Manoj

English Version

0. Variante

Essa variante do Protocolo Clássico com Rotação acrescenta segredos para uma verificação de chaves, assim como idealizado por Manoj Srivasta. Não é muito utilizada por ser ainda mais lento que o primeiro e sem dúvida serve apenas para festas pequenas.

1. Requisitos

  • Um par de chaves.
  • Dois documentos de identidade com foto recente (ou, pelo menos, mais próximo da sua aparência atual), pelo menos um emitido por entidade governamental.
  • Diversas cópias da fingerprint da sua chave pública.
  • Uma caneta.

2. Antes da Festa

Você vai precisar imprimir diversas cópias do fingerprint de sua chave. Pequenos pedaços de papel com a saída do comando:
bash$ gpg --fingerprint KeyID
...são, em geral, tudo o que é necessário.

3. Durante a Festa

Distribuição dos grupos

No dia da festa os participantes serão divididos em dois grupos perfilados e dispostos um em frente ao outro (chamaremos de "grupo A" e "grupo B").

Troca de chaves e segredos

A troca de papéis com o fingerprint impresso ocorre com o participante que tiverem imediatamente a frente. Cada um é, também, responsável por verificar se o documento de identidade fornecido realmente pertence ao dono da chave.

Nesse momento, também, cada pessoa deve pensar em um segredo (de preferência único para cada interação). Cada um anota, no papel correspondente a fingerprint que pretende assinar, o segredo que disse para a outra pessoa (Segredo 1) e o que essa lhe disse (Segredo 2).

Rotação

  • Após a troca de chaves e segredos, no primeiro movimento todos os participantes do grupo A andam uma posição a sua esquerda, enquanto que o grupo B não se move. Nesse momento um participante do grupo A e um do grupo B ficam de fora em cada lado.
  • Após nova troca de chaves e segredos com os participantes que tiverem à frente, ocorre o segundo movimento, em que todos os participantes do grupo B andam uma posição a sua esquerda, enquando o grupo A não se move. Nesse momento, os participantes que ficaram de fora de cada grupo, entram na fila do grupo oposto, e voltam a rotação.
  • Após nova troca de chaves e segredos, o processo retorna ao início. Quando todos os participantes que començaram no grupo A estiverem no grupo B, a festa é encerrada.

Nos diagramas abaixo todas as rotações de uma festa com 8 participantes são demonstradas:

Momento 0:         grupo A:     1   2   3   4
                   grupo B:     5   6   7   8
=================================================> Troca de chaves/segredos: 1-5, 2-6, 3-7, 4-8
Momento 1:         grupo A:         1   2   3   4
                   grupo B:     5   6   7   8
=================================================> Troca de chaves/segredos: 1-6, 2-7, 3-8 / Não trocam chaves/segredos: 5 e 4
Momento 2:         grupo A:     5   1   2   3
                   grupo B:     6   7   8   4
=================================================> Troca de chaves/segredos: 5-6, 1-7, 2-8, 3-4
Momento 3:         grupo A:         5   1   2   3
                   grupo B:     6   7   8   4
=================================================> Troca de chaves/segredos: 5-7, 1-8, 2-4 / Não trocam chaves/segredos: 6 e 3
Momento 4:         grupo A:     6   5   1   2
                   grupo B:     7   8   4   3
=================================================> Troca de chaves/segredos: 6-7, 5-8, 1-4, 2-3
Momento 5:         grupo A:         6   5   1   2
                   grupo B:     7   8   4   3
=================================================> Troca de chaves/segredos: 6-8, 5-4, 1-3 / Não trocam chaves/segredos: 7 e 2
Momento 6:         grupo A:     7   6   5   1
                   grupo B:     8   4   3   2
=================================================> Troca de chaves/segredos: 7-8, 6-4, 5-3, 1-2
Momento 7:         grupo A:         7   6   5   1
                   grupo B:     8   4   3   2
=================================================> Troca de chaves/segredos: 7-4, 6-3, 5-2 / Não trocam chaves/segredos: 8 e 1
Momento 8:         grupo A:     8   7   6   5
                   grupo B:     4   3   2   1
=================================================> Fim da festa

4. Depois da Festa

Assinatura das chaves

Com os pedaços de papel que lhe foram fornecidos pelos participantes durante a festa na mão, você deve:

  1. Criar um novo segredo (Segredo 3), diferente do que usou para aquela pessoa (Segredo 1).
  2. Enviar um email para a pessoa, assinado por sua chave, criptografado para a pessoa, contendo o segredo que acaba de criar (Segredo 3) e o segredo que a pessoa disse para você (Segredo 2).
  3. A pessoa deve, então, criar outro segredo (Segredo 4), diferente do segredo que usou para você (Segredo 2).
  4. A pessoa deve enviar um email assinado pela própria chave, criptografado para você, contendo o segredo que acaba de criar (Segredo 4), o segredo que você disse a ela na festa (Segredo 1) e o novo segredo que você acaba de criar (Segredo 3).
  5. Quando você receber esse email, você deve verificar se os 2 segredos que você compartilhou com a pessoa (Segredos 1 e 3) conferem e anotar o novo segredo dessa pessoa (Segredo 4).
  6. Você deve, então, assinar a chave daquela pessoa e enviá-la, assinada por você e criptografada para ela, juntamente com o novo segredo que ela acaba de lhe enviar (Segredo 4).
  7. Quando a pessoa receber seu email deve conferir o Segredo 4, assinar sua chave e enviá-la de volta a você, assinada por ela e criptografada para você.

-- PabloLorenzzoni - 19 Apr 2009

Topic revision: r2 - 24 Apr 2009 - 11:36:08 - PabloLorenzzoni

pt-br en

 
This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Wiki-SL? Send feedback