Inkscape Brasil

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Identi.ca
Versão Estável 0.91 Baixe Agora!

Tópicos Pais: Tutoriais

Desenhando os vilões do Pac-Man

Introdução

Artigo Original por: Nicu Buculei
Traduzido por: Relsi Ramone

Este trabalho esta sob uma licença Creative Commons Attribution-Share Alike 2.5 License.

Ferramentas nescessarias

Inkscape

Como fazer

Faz um bom tempo que eu venho querendo fazer um tutorial de como desenhar os Vilões do PacMan (chamados de "fantasmas" no jogo), desde que, a uns meses atrás, eu fiz uma caricatura tola para Fedora Games spin. Realmente essa idéia é bem antiga, Eu demorei para escrever porque eu não sentia que isso se encaixava no assunto de meus outros tutoriais.

Sendo assim, para aliviar minha mente, eu pretendo, utilizando algumas palavras sábias, dizer alguma besteira insinuando que isso tem algum significado para nossas vidas (apenas para livrar minha cara) : A vida é como um jogo de Pac-Man, quando nós estamos no topo do mundo, fortes e derrotando tudo, existe sempre um momento em que tudo se vira contra nós e levamos uma mordida na bunda. E mesmo que você consiga uma vitória pequena e complete um nível, o próximo será mais duro, e isso se sucederá até que você, inevitavelmente, perca. Você não tem chance de vencer.

O processo é muito simples, vamos começar editando alguns nós, essa é a parte mais difícil, e em seguida iremos apenas aplicar alguns gradientes e o filtro blur.

Desenhe um círculo utilizando a ferramenta elipse (mantenha a tecla Ctrl para facilitar o desenho do círculo) e então converta o círculo para caminho (Caminho > Objeto para Caminho).
Acione a ferramenta Edição de nós e adicione (usando duplo clique ) dois nós nas extremidades direita e esquerda do círculo.

Selecione os dois nós criados (com a tecla Shift pressionada) e mova-os até achatar a parte inferior (mantenha a tecla Ctrl pressionada para restringir o movimento na vertical).

Selecione o nó esquerdo criado e pressione o botão Inserir Novo Nó. Selecione o nó direito criado e repita a operação. Cada seguimento deverá ser preenchido com três novos nós. Você pode apagar um nó da esquerda e um da direita para simplificar a forma.

Selecione (com a tecla Shift pressionada) dois nós, um da esquerda e outra da direita e mova-os um pouco para cima conforme a imagem abaixo (mantenha a tecla Ctrl pressionada para restringir o movimento na vertical).

Essa é a forma básica dos “fantasmas”.

A parte difícil está acabando, já temos o formato básico dos fantasmas, podemos então adicionar os olhos ( círculo branco e um círculo preto duplicados), feito isso, teremos um simples Vilão do Pac-Man .

Mas nós faremos algo mais caprichado. Duplique o fantasma e deixe a cópia coma cor preta. Aplique um gradiente radial na forma iniciando de preto completamente transparente no centro para preto parcialmente transparente nas bordas. Mova o centro do gradiente para cima e à esquerda para termos um ponto de luz.

Para o olho, crie um circulo, duplique-o e aplique o mesmo gradiente do fantasma, em seguida adicione um círculo menor, preencha-o com um cor preta, agrupe-os e duplique o grupo para ter o segundo olho.

Agora vamos criar uma iluminação de destaque: crie uma elipse branca, mova-a para a parte superior esquerda do fantasma, gire-a um pouco, aplique o filtro blur e diminua a opacidade.

Opcionalmente você pode criar um outro ponte de destaque, repetindo o processo:

Para dar um maior realismo para o elemento, adicione uma sombra: Desenhe uma elipse e preencha-a com a cor preta, em seguida posicione-a na parte inferior do fantasma, agora adicione a elipse um gradiente radial iniciando do preto sólido no centro para parcialmente transparente nas bordas.

Adicione o filtro blur à sombra, e está pronto.
Criar variações coloridas é muito fácil. Duplique o fantasma e troque a cor da forma básica.

Não obstante, você pode variar entre a cor sólida e alguma textura (não mencionado neste tutorial):

Entre outras coisa loucas não mencionadas aqui, eu criei algumas outras variações da forma básica do fantasma (você pode ver algumas na minha Galeria de clipart ):

Comentários, sujestões, elogios, reclamações, podem ser feitas diretamente no site do autor, se esse artigo foi útil de alguma forma para você passe por lá e deixe um alô para o super Nicu:

http://howto.nicubunu.ro/

Comentarios

 



create new tag

TutorialForm edit

Título Desenhando os vilões do Pac-Man
Autor Nicu Buculei - Trad. RelsiRamone
Data 03/07/2008
Estado Finalizado
rev 5 em 06 Dec 2009 por AurelioAHeckert
Editar Anexar Versões Mais...

Todo material do sítio Inkscape Brasil é propriedade do grupo Inkscape Brasil e pode ser reproduzido livremente, desde que permaneça livre e a fonte seja citada, seguindo os termos da licença Creative Commons (by-sa).

Inkscape é um Software Livre, distribuido sobre Termos GNU-GPL.

eXTReMe Tracker
Inkscape - Open Source vector graphics editor SVG - Scalable Vector Graphics TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML Esse documento é XHTML 1.0 Valido! Esse documento contém CSS-2 Valido! Debian - GNU/Linux TWiki - Ambiente Web Colaborativo Colivre - Cooperativa de Tecnologias Livres