Inkscape Brasil

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Identi.ca
Versão Estável 0.91 Baixe Agora!

Tópicos Pais: Tutoriais

Divertindo-se com efeitos de vidro e sombras no Inkscape

Introdução

Atualmente existe uma tendência de abusar de efeitos de transparência semelhantes a vidro, então aqui estão alguns exemplos de como eu faço isto com Inkscape.

Ferramentas nescessarias

Como fazer

Para ver o efeito vítreo, você precisará colocar o objeto sobre uma superfície texturizada, caso contrário o efeito não parecerá muito notável. No momento, uma fotografia servirá para o trabalho:

Agora desenhe seu objeto, aqui eu usei um retângulo arredondado, mas pode ser qualquer coisa: circulo, elipse, Forma livre. Dependendo do que você quer ter (o tipo de vidro) preencha com uma cor clara ou escura, com transparência alta. Aqui eu usei um gradiente que vai de transparente para cinza transparente iluminado. Um contorno (também transparente) é opcional:

Esse é um efeito de vidro simples:

Agora vamos salientá-lo melhor adicionando uma sombra.

Adicione um objeto novo com a mesma forma do seu vidro, mas com um tamanho ligeiramente maior (se o objeto que você está usando para ser o vidro for muito complexo, duplica-o e use a cópia), pinte-o de preto e mova-o para debaixo do vidro, servirá como uma sombra:

Adicione o filtro Blur à sombra e diminua sua opacidade (o vidro transparente deve ter uma sombra transparente):

E tempos um efeito de vidro com uma sombra simples:

Porém, eu não gosto desta sombra, é muito escura e muda a cor e a transparência de meu objeto, sendo assim usarei uma Máscara para adquirir uma sombra inteligente.

Selecione e duplique o vidro(eu só fiz a cópia vermelha para ficar mais visível para o tutorial):

Adicione uma nova forma (no meu caso usei um retângulo) com um tamanho grande bastante para cobrir tod o objeto e a sombra. Pinte de branco (a cor é muito importante para a operação de máscara) e mova para debaixo da cópia do objeto vidro:

Selecione a cópia do vidro e o objeto branco e aplique o modificador Diferença ( Ctrl + -):

E tenha uma mascara branca:

Temporariamente tire o vidro do caminho (recorte ou mova para debaixo da sombra), nós precisamos de acesso fácil à forma que criamos:

Selecione a forma branca e a sombra e aplique a máscara:

E tenha uma sombra mais estilosa:

Agora reponha o vidro no lugar (cole-o ou traga para frente, dependendo do que você fez para tirá-lo do caminho) e tenha (em minha opinião) um efeito de vidro muito melhor:

Maaaaass.... nós podemos abusar deste efeito muito mais; eu tentarei agora criar um efeito de ampliação, nosso vidro não é um simples vidro, ele tem propriedades óticas big grin

Duplique a fotografia de fundo, ponha debaixo do objeto vidro e sua sombra, então redimensione a foto (mantenha Ctrl pressionada para preservar a aspect-ratio) até que ela fique ligeiramente maior que o original (não aplique transparência, eu só fiz isso para melhor visualizar o redimensionamento no tutorial):

Faça outra cópia do objeto vidro, selecione-o, a fotografia ampliada e aplique o efeitoClip na fotografia:

Esse sera o resultado final:

Comentários, sujestões, elogios, reclamações, podem ser feitas diretamente no site do autor, se esse artigo foi útil de alguma forma para você passe por lá e deixe um alô para o super Nicu:
http://howto.nicubunu.ro

Comentarios

 



create new tag

TutorialForm edit

Título Divertindo-se com efeitos de vidro e sombras no Inkscape
Autor Nicu Buculei - Trad. RelsiRamone
Data 03/07/2008
Estado Finalizado
rev 5 em 12 Nov 2013 por AurelioAHeckert
Editar Anexar Versões Mais...

Todo material do sítio Inkscape Brasil é propriedade do grupo Inkscape Brasil e pode ser reproduzido livremente, desde que permaneça livre e a fonte seja citada, seguindo os termos da licença Creative Commons (by-sa).

Inkscape é um Software Livre, distribuido sobre Termos GNU-GPL.

eXTReMe Tracker
Inkscape - Open Source vector graphics editor SVG - Scalable Vector Graphics TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML Esse documento é XHTML 1.0 Valido! Esse documento contém CSS-2 Valido! Debian - GNU/Linux TWiki - Ambiente Web Colaborativo Colivre - Cooperativa de Tecnologias Livres