Inkscape Brasil

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Identi.ca
Versão Estável 0.91 Baixe Agora!

Tópicos Pais: Tutoriais

Esticar e Encolher elementos ou partes

Introdução

Esticar (ou inchar) e encolher (ou emagrecer) parecem ser ações banais, mas um pouco de conhecimento extra sobre isso pode te ajudar bastante na hora da necessidade. Existem três métodos automatizados que te livram da necessidade de editar cada nó do elemento (cada um com um resultado próprio). Veja abaixo:

Inchando e Emagrecendo

Para inchar usamos o efeito "expandir" do Inkscape encontrado no menu Caminho > Expandir, ou pelo atalho de teclado Ctrl + ) (No nosso teclado o ")" fica acima do 0, então use Ctrl + Shift + )).

Para usar, selecione (com a ferramenta seta mesmo) o elemento e aplique o efeito quantas vezes for necessário.

Inkscape - Expantir Caminho
Note que o efeito se aplica ao elemento todo e ele o torna mais "gordo" e não simplesmente maior.

Para emagrecer usamos o efeito "comprimir" do Inkscape encontrado no menu Caminho > Comprimir, ou pelo atalho de teclado Ctrl + ( (No nosso teclado o "(" fica acima do 9, então use Ctrl + Shift + ().

Para usar, selecione o elemento e aplique o efeito quantas vezes for necessário.

Inkscape - Comprimir Caminho
Como no caso anterior, o efeito se aplica ao elemento todo e ele o torna mais "magro" e não simplesmente menor.

Tipografia Dinâmica e Ligada

Se você já entendeu o uso do "expandir" e "comprimir" do Inkscape, já saberá usar a "Tipografia Dinâmica". Você a encontra em Caminho > Tipografia Dinâmica ou com o atalho Ctrl + J. A diferença é que agora você controla a espessura do elemento com o mouse, movendo um ponto que aparecerá na borda do elemento.

A "Tipografia Ligada" se distingue um pouco, pelo fato de que ela cria um novo elemento, baseado no elemento selecionado e a variação na espessura é aplicada na cópia.

Inkscape - Tipografia Ligada
Faça o teste aí! O elemento modificado ainda tem sua forma baseada no elemento pai, então a edição dos nós do pai modifica o formato do elemento criado pela tipografia ligada. Contudo, outras propriedades como a cor são independentes do elemento pai e você pode altera-las como lhe convir.

Aumentando e Diminuindo Apenas Partes do Elemento

Para aumentar use a ferramenta de edição de nós e selecione a parte que deseja (No exempo abaixo selecionamos apenas a mão e o braço será mantido como está). Agora precione o "." (ponto). Quanto mais você segura o ponto, mais aumenta a parte selecionada.

Aumentar Parte do Elemento
Esse efeito aumenta uma região a partir do centro dela, como se esta fosse um elemento independente.

Para diminuir use a ferramenta de edição de nós e selecione a parte que deseja (Novamente selecionamos apenas a mão e o braço será mantido como está). Agora precione a "," (vírgula). Quanto mais você segura a vírgula adipex, menor fica a parte selecionada clothing.

Diminuir Parte do Elemento
A ação acontece como no caso anterior.


Se quiser o SVG usado neste tutorial para testar, pode pega-lo: braco.svg

Comentarios

 



create new tag

TutorialForm edit

Título Esticar e Encolher elementos ou partes
Autor AurelioAHeckert
Data 30/04/2007
Estado Finalizado
Topic attachments
I Attachment Action Size Date Who Comment
svgsvg braco.svg manage 4.0 K 30 Apr 2007 - 14:34 AurelioAHeckert  
rev 5 em 21 Jan 2011 por NeytieKemon
Editar Anexar Versões Mais...

Todo material do sítio Inkscape Brasil é propriedade do grupo Inkscape Brasil e pode ser reproduzido livremente, desde que permaneça livre e a fonte seja citada, seguindo os termos da licença Creative Commons (by-sa).

Inkscape é um Software Livre, distribuido sobre Termos GNU-GPL.

eXTReMe Tracker
Inkscape - Open Source vector graphics editor SVG - Scalable Vector Graphics TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML Esse documento é XHTML 1.0 Valido! Esse documento contém CSS-2 Valido! Debian - GNU/Linux TWiki - Ambiente Web Colaborativo Colivre - Cooperativa de Tecnologias Livres