Inkscape Brasil

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Identi.ca
Versão Estável 0.91 Baixe Agora!

Tópicos Pais: Tutoriais

Releitura da obra Abaporu de Tarsila do Amaral

Introdução

Tentei chegar o mais perto possível do original, mas é importante frisar que tanto alunos, quanto professores ou outras pessoas que realizarem esse tutorial terão releituras completamente diferentes, devido ao olhar de cada indivíduo! Esse tutorial busca acrescentar no estudo de possibilidades e utilidades das ferramentas do Inkscape na hora de realizar uma releitura! E, sinceramente espero que todos criem releituras com características próprias e diferentes do original! Assim que se exercita a criatividade! Obrigada e espero que tenham se divertido!

Como fazer

Esse tutorial e direcionado a professores, alunos e pessoas curiosas sobre o fantástico mundo das Artes Visuais , que estão em busca de ampliar seus conhecimentos sobre a utilização das ferramentas presentes no Inkscape para realização de releituras. Mas é importante frisar que releitura não se trata de uma copia e sim de um estudo detalhado do olhar do sujeito sobre a obra. Portanto utilize o tutorial com sabedoria relaxe e divirta-se. O que é Abaporu? Abaporu é uma clássica pintura do modernismo brasileiro, da artista Tarsila do Amaral pintada no ano de 1928. O nome da obra é de origem tupi-guarani que significa "homem que come gente" (canibal ou antropófago), uma junção dos termos aba (homem), pora (gente) e ú (comer). Este quadro, que tem oitenta e cinco centímetros de altura e setenta e três centímetros de largura, é considerado por alguns críticos como o quadro mais importante produzido no Brasil sendo uma síntese representante do Movimento Modernista. A releitura da obra Abaporu é de extrema importância como elemento facilitador da aprendizagem e como oportunidade de desenvolvimento da criatividade do educando.

O que você poderá aprender com esta aula:

Apreciar e aprofundar conhecimentos já trabalhados sobre a obra Abaporu de Tarsila do Amaral. Apropria-se dos elementos visuais que constituem a obra. Conhecer e utilizar ferramentas tecnológicas do Editor de Imagens Vetoriais Inkscape.

VAMOS LÁ MÃO A OBRA

PASSO 1 (ABRIR PÁGINA)

Abra o Editor de Imagens Vetoriais Inkscape, o mesmo abrirá a pagina em formato padrão A4 ( 21X29,7) para fazermos a pagina no tamanho oficial para a criação da releitura vá até o menu Arquivo a seguir se um clique na opção Propriedades desenho ( desenho lado esquerdo).

A já nela Propriedade Desenho se abrirá e você trocará a unidade de medida de PX para CM. Assim você verá as medidas padrões, modifique a altura para 26 cm e deixe a largura padrão de 21 cm.

Assim sua pagina ficará no padrão para o começo da produção da releitura conforme o formato a baixo:

PASSO 2 ( SOL)

Selecione a ferramenta Elipse para que possamos fazer o sol da releitura:

A) Ferramenta Elipse. B) Copie e cole a imagem do lado da página para melhor visualização.

C) Crie a Elipse no parte superior da página D) Duplique a Elipse com um clique no e de a cor yellow(#FFF00). direito do mouse opção duplicar.

E) Selecione a cor #FF6600 da palheta F) Sobreponha as Elipses. para a Elipse duplicada.

G) Selecione a Elipse superior cor #FF6600 , e vá ao Menu Objeto e selecione com um clique a opção Preenchimento e contorno, escolha a opção Gradiente Linear.

H) Dentro da opção Gradiente Linear edite o Desfoque em 0,0 e a Opacidade em 51,7.

I) Dê dois cliques na Elipse superior e arraste o cursor quadrado azul de maneira que o escuro do gradiente fique na parte superior da Elipse.

J) Crie outra Elipse na cor #C87137 da palheta de cores.

K) Selecione a Elipse menor com o cursor e vá até o Menu Objeto opção Preenchimento e contorno, na aba Cor do contorno clique no botão com o X( Sem cor) para retirar o contorno da Elipse.

L) Posicione a Elipse menor no interior das duas Elipses sobrepostas anteriormente.

M) Vamos pegar a Caneta Bézier para fazer as barras dentro das Elipses e ao redor da Elipse menor. Trabalhe a ferramenta de nós para deixar as barras mais finas ou alongadas

N) Vá ao Menu Objeto e escolha a opção Preenchimento e contorno na aba Cor Contorno e pressione o X para retirar o contorno da barra.

O) Faça o ajuste na opção Preenchimento e contorno do Menu Objeto. A opacidade deve ficar em em 28,7 e o desfoque em 0,0 para poder amenizar seu traçado.

P) Dando dois cliques com o cursor você pode ir girando a barras e as ajustando como quiser.

Q) Após posicionar todas as barras selecione a Elipse menor e ajuste seu desfoque para 3,9 e sua opacidade para 88,7.

R) Selecione todo a imagem do sol e vá ao Menu Objeto e escolha a opção agrupar para finalizar. PASSO 3 ( FIGURA HUMANA)

A) Escolha a Ferramenta Caneta Bézier para começar a traçar o desenho. É importante lembrar que aqui não buscamos a perfeição e sim o treino do olhar, de maneiras de viabilizar as reflexões sobre os fundamentos das Artes Visuais ( ponto, linha textura e outros). Portanto relaxe!

B) Selecione a Ferramenta Editor de nós. C) A sua imagem ficará assim! Vá ajustando os pontos. È só arrastar!

D) Conforme for necessários tirar as arestas causadas pelos nós você poderá utilizar a ferramenta Excluir os nós selecionados, que irá causar uma arredondamento da forma.

E) Após a edição dos nós vamos inserir a cor da figura, a cor referente a #FF9955 da palheta de cores.

F) Com a Caneta Bézier construa o braço e aplique a cor #FF9955 da palheta de cores. Selecione a ferramenta de nós e vá dando forma ao braço, quando necessário vá retirando com a ferramenta excluir nós para aparar as arestas causadas pelos nós.

G) Após a edição dos nós vamos criar as camadas para formas as luzes e volumes necessários na figura humana do Abaporu. Começaremos separando o braço do corpo e duplicando a camada do corpo e braço que estamos utilizando.

H) Selecione uma das cópias do corpo e clique na palheta de cores na cor referente a o código # D45500, proceda da mesma maneira com o braço.

I) Escolha o outro corpo no tom mais claro e vá ao Menu Objeto e escolha a opção Preenchimento e Contorno na aba preenchimento escolha o botão gradiente linear e na aba Cor de contorno retire o contorno no botão com o X. A opacidade fica em 100 e desfoque em 1,0. O procedimento com o braço é o mesmo.

J) Agora chegou a vez do outro corpo em tom mais escuro selecione-o e vá ao Menu Objeto escolha a opção Preenchimento e Contorno. Na aba Preenchimento escolha o botão gradiente linear e modifique a opacidade para 88,3. Na aba Cor de contorno escolha o botão com o X para retirar o contorno do mesmo. O mesmo procedimento deve ser utilizado no braço de tom mais escuro.

K) Posicione o corpo em tom mais claro sobre o corpo em tom mais e escuro e use a ferramentas nós a fim de que a figura em tom mais claro fique menor dentro da outra criando uma impressão de contorno assim como a obra Abaporu ao lado. Coloque de mesma maneira atue com o braço e o agrupe e posicione-o.

L) Ficara assim! Depois duplique a camada do corpo de cima mais escuto e aplique a cor código da palheta de core após posicione a em baixo para que o tom de contorno torne-se o mais próximo possível com a obra. O mesmo processo deve ser feito com a sombra do braço.

M) Com a Caneta Bézier vamos traçar os focos de luz.

N) Agora vamos personaliza-lo com a cor # FFE6D5?, na opção Preenchimento e contorno seu desfoque deve ser 7,4 e sua opacidade 54,0. Na aba preenchimento deve se optar pelo botão gradiente linear. Lembrando também da necessidade de dar dois cliques sobre o mesmo e puxando o indicador de bolinha podemos posicionar o gradiente de melhor maneira. Faça da mesma maneira com as outras luzes lembrando de mediar o desfoque e o indicador de bolinha que se destina ao posicionamento do gradiente.

O) Crie também algumas manchas amarelas (código #FFCC00) e aplique gradiente linear e trabalhe a opacidade em 17,3.

P) Com a ferramenta Elipse crie os olhos e com a Caneta Bézier crie o cabelo os dois vão utilizar a cor da palheta referente ao código #28170B.

Q) Com a Caneta Bézier desenhe as unhas e aplique a cor da primeira camada código #502D16. Retire na opção contorno e preenchimento. Na aba contorno selecione o botão X para retirada do contorno e na aba preenchimento escolha a opção gradiente linear. De dois clique sobre as unhas e com o visor bolinha regularize o gradiente desejado. Após edite os nós para um aspecto mais arrendondando das unhas.

R) Após crie duas duplicações de cada unha e adicione o gradiente linear e aplique em uma das duplicações a cor código # FF7F2A? e na outra #FFCCAA. Não esquecendo de editar o gradiente com dois cliques sobre cada unha e usando o visor bolinha.

S) Com as camadas das unhas sobrepostas com a Caneta Bézier crie as sombras dos lados das unhas com a cor código # A05A2C?. Tire o contorno na aba contorno com o botão X e trabalhe o desfoque em 14,8 e opacidade em 100,0.

T) Aproveite e da mesma maneira crie as sombras entre os dedos. E no dedão do pé crie uma luz com a Caneta Bézier retire o contorno e aplique um gradiente linear escolha uma a cor branca.

PASSO 4 ( GRAMA) Agora sim vamos a parte verde da obra!

A) Com a Caneta Bézier crie o traço da Grama e edite os nós. Como essa parte da grama trata -se da primeira camada aplique a cor código # 222B00.

B) Duplique a camada e aplique a cor código #668000 da palheta de cores e edite o desfoque em 13,2.

C) Crie a sombra do topo da grama com a Caneta Bézier e aplique o código de cor # 22280B da palheta de cores e na opção Preenchimento e contorno retire o contorno na aba contorno botão X e na aba preenchimento aplique gradiente linear . Edite o desfoque em 6,9 e a opacidade 54,7. Após posicione-a sobre o topo da grama.

PASSO 5 (CACTOS)

A) Crie os traços do cactos com a Caneta Bézier e edite com a ferramenta nós para trazer a proporção. Após utilize a cor código #112B00 da palheta de cores.

B) Retire os contornos na aba contorno no X.

C) Clique botão e direito do mouse e escolhendo a opção duplicar assim irá duplicando cada parte do cactos. Escolha a opção gradiente linear para o preenchimento e utilize a cor código #225500 da palheta de cores. Lembre- se de que com dois cliques sobre as parte você poderá trabalhar o gradiente dando melhor posição a sombra e luz através do cursor bolinha.

D) Agora vamos criar as luzes do cactos com a Caneta Bézier crie os traços e utilize a cor código #E2E3DB retire o contorno no X e aplique o gradiente linear e edite o desfoque em 7,2 e opacidade em 100,0.

PASSO 6 ( CÉU)

Ufa agora estamos quase no final!

A) Com a Caneta Bézier trace o contorno da figura humana e o esquadro da folha formando o contorno superior utilize a cor código # 3771C8. Edite todo o contorno com a ferramenta nós. Faça o mesmo procedimento nas outras partes ( abaixo da perna, entre o cactos e a figura e o espaço do braço e cabeça).

B) Ao criar as áreas de céu a mesma apresenta-se com contorno retire o contorno na opção Preenchimento e contorno aba contorno opção X. Com a ferramenta Zoom você poderá de aproximar e editar os nós com mais cuidado em torno da figura. No final da edição o resultado será este!

C) Com a Caneta Bézier crie as luzes no céu insira a cor código # AACCFF da palheta de cores. Retire o contorno na opção Preenchimento e contorno na aba contorno no X. Aplique um gradiente linear na aba preenchimento. E edite o desfoque em 21,7 e opacidade 100,0.

D) Siga criando as áreas de luz. Bom, ai está ele pronto, tentei chegar o mais perto possível do original, mas é importante frisar que tanto alunos, quanto professores ou outras pessoas que realizarem esse tutorial terão releituras completamente diferentes! Devido ao olhar de cada indivíduo! Esse tutorial busca acrescentar no estudo de possibilidades e utilidades das ferramentas do Inkscape na hora de realizar uma releitura! E sinceramente espero que todos criem releituras com características próprias e diferentes do original! Assim que se exercita a criatividade! Obrigada e espero que tenham se divertido!

Referências

Cite referências, caso este documento foi espelhado em algum outro autor.

Comentarios

 



create new tag

TutorialForm edit

Título Releitura da obra Abaporu de Tarsila do Amaral
Autor Jéssica Roman Pires
Data 26/11/2013
Estado em Desenvolvimento...
rev 1 em 27 Nov 2013 por RosangelaSantos
Editar Anexar Versões Mais...

Todo material do sítio Inkscape Brasil é propriedade do grupo Inkscape Brasil e pode ser reproduzido livremente, desde que permaneça livre e a fonte seja citada, seguindo os termos da licença Creative Commons (by-sa).

Inkscape é um Software Livre, distribuido sobre Termos GNU-GPL.

eXTReMe Tracker
Inkscape - Open Source vector graphics editor SVG - Scalable Vector Graphics TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML Esse documento é XHTML 1.0 Valido! Esse documento contém CSS-2 Valido! Debian - GNU/Linux TWiki - Ambiente Web Colaborativo Colivre - Cooperativa de Tecnologias Livres