Inkscape Brasil

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Identi.ca
Versão Estável 0.91 Baixe Agora!

Tópicos Pais: Extens%F5es?

Extensão para exportação de TIFF em CMYK

A Extensão "Exportar para TIFF CMYK", como o próprio nome sugere, gera um arquivo de imagem no formato "TIFF" usando o sistema de cores CMYK. Essa extensão difere de uma conversão normal de um arquivo de imagem exportado do Inkscape no sistema de cores RGB para CMYK pois preserva os valores exatos que foram aplicados na arte no Inkscape. Ainda outro ponto positivo é que ela tem opção de sobrepôr o Preto sobre as demais cores, recurso este muito útil em finalização gráfica.

Essa extensão não funciona na última versão do Inkscape e não é mais desenvolvida.

Instalação

Antes de instalar a extensão, instale o programa "ImageMagick" no seu sistema.

Se você usa Windows:

Baixe o arquivo contendo a extensão: inkscape-extension-export-tiff-cmyk-win.tar.gz

Descompacte e copie os dois arquivos para a pasta

C:\Arquivos de Programas\Inkscape\share\extensions\

Baixe e copie também este arquivo: inkscapec.exe para a pasta

C:\Arquivos de Programas\Inkscape\

Defina o caminho do executável do Inkscape no PATH do Windows. Abra a janela de Propriedades do Sistema, na aba Avançado, clique no botão Variáveis de Ambiente. Na janela que aparece, procure na lista a Variável "Path" e clique em Editar.... Ao final do Valor da variável, adicione o caminho do executável do Inkscape (na maioria dos casos é C:\Arquivos de Programas\Inkscape) separado por ponto-e-vírgula (;).

Se você usa Linux:

Baixe os seguintes arquivos: export-tiff-cmyk.py export-tiff-cmyk.inx

Copie os dois arquivos para a pasta

/usr/share/inkscape/extensions

Uso

No Inkscape, abra a arte que deseja exportar em TIFF CMYK. A extensão vai gerar um arquivo de imagem com tamanho exatamente igual à area da página. Para exportar apenas um determinado objeto ou outra área do desenho, talvez seja útil o botão "Ajustar página à seleção" na janela de propriedades do documento.

Após definir o que deseja exportar, clique em "Arquivo" - "Salvar Como..." e escolha o tipo de arquivo "TIFF CMYK (*.tif)".

A seguinte janela abrirá.

Veja os detalhes das opções:

Perfil ICC

Aplica o perfil selecionado do Gerenciamento de Cores do Inkscape na imagem em TIFF.

Resolução para renderização (dpi)

É o valor em DPIs que você deseja no arquivo de imagem resultante. Quanto mais DPIs, mais qualidade e maior o tamanho do arquivo. Para impressão gráfica, 300 DPIs é suficientemente recomendado.

Preservar preto

Se essa opção for habilitada, as cores CMY irão desconsiderar a existência do preto puro (100%K). Assim, o resultado será que nas cores CMY o preto puro não ficará "vazado". Opção muito útil para impressão gráfica. As opções posteriores (Sobrepôr o preto nos gradientes, contornos etc...) apenas define que tipos de objetos serão considerados.

Manter transparência

Como o formato de arquivo de imagem TIFF suporta tanto o sistema de cores CMYK como o canal alpha (transparência), a extensão pode usar essa característica do formato. As áreas sem nenhum preenchimento na arte, ou transparentes, permanecerão assim no arquivo de imagem resultante.

Perguntas frequentes

Por que a extensão demora tanto para gerar a imagem?

Ela utiliza processos externos para geração dos arquivos. Falando de maneira simples, ela abre outro Inkscape, exporta imagens em formato PNG e usa outro programa, o ImageMagick?, para converter as imagens de PNG para TIFF.

Eu preciso que da saída em vetores com cores CMYK, o que faço?

O formato de arquivo de imagem TIFF suporta apenas informações de bitmaps. Um formato gráfico amplamente aceito é o PDF. Ainda não é possível exportar diretamente e nativamente do Inkscape em PDF com cores CMYK, mas você pode dar uma olhada nessa outra extensão ainda em desenvolvimento: ExportarPDFCMYK.



CMYK1Add my vote for this tag create new tag
rev 9 em 01 Feb 2016 por JonataBolzan
Editar Anexar Versões Mais...

Todo material do sítio Inkscape Brasil é propriedade do grupo Inkscape Brasil e pode ser reproduzido livremente, desde que permaneça livre e a fonte seja citada, seguindo os termos da licença Creative Commons (by-sa).

Inkscape é um Software Livre, distribuido sobre Termos GNU-GPL.

eXTReMe Tracker
Inkscape - Open Source vector graphics editor SVG - Scalable Vector Graphics TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML Esse documento é XHTML 1.0 Valido! Esse documento contém CSS-2 Valido! Debian - GNU/Linux TWiki - Ambiente Web Colaborativo Colivre - Cooperativa de Tecnologias Livres