Inkscape Brasil

Siga-nos no Twitter Siga-nos no Identi.ca
Versão Estável 0.91 Baixe Agora!

Tópicos Pais: Tutoriais

Afinando o Inkscape

Introdução

Opções de configuração do Inkscape para se obter um melhor desempenho no trabalho artístico.

Remover caixa das figuras selecionadas.

(menu Ferramentas>>seletor)

Marcar na cessão "taco de seleção por objeto" a opção "marca".

A rasão de se fazer isso é simples, a margem tracejada atrapalha na visualização do objeto e as setas que se criam já são o suficiente para indicar qual objeto está selecionado, no caso de mais de um objeto selecionado ele coloca um ponto no canto superior esquerdo de cada objeto do grupo.

Alterar o tempo/desabilitar a mascara onmouse-over na ferramenta de edição de nós.

(menu ferramentas>>nó)

Bom, acho que muitas vezes o piscar do contorno das formas incomoda e atrapalha na linha de raciocínio, entretanto muitas vezes, principalmente quando estamos editando um trabalho com muitas formas esse recurso pode se mostrar necessário, por isso acredito que esse recurso merecia um atalho de teclado para ser ligado e desligado. Mas, como não o temos testei aqui vários tempos para sua permanência e achei q 200milisec é uma boa opção, pois pisca mantem-se por tempo o suficiente para sua identificação pelo usuário e ao mesmo tempo some em tempo o suficiente para não atrapalhar na linha de raciocino e na visualização da obra que se está trabalhando.

Ativar largura absoluta na ferramenta de caligrafia (para quem tem tablet).

(Ferramentas>>caligrafia)

Marcar a caixa "largura em unidades absolutas"

Ao fazer isso você tem mais controle sobre as proporções em que você está desenhando. Por exemplo se você está fazendo um desenho e resolve dar zoom na imagem em algum canto só para acertar um contorno, você esta-rá habituado a riscar em certa pressão com a caneta e portanto saberá que o traço que fizer nesse contorno manterá a largura. Caso queira ele mais grosso ou mais fino você muda os valores do tamanho do risco tanto em atalhos no teclado como diretamente na GUI.

Em todas as ferramentas menos na "eraser, pedir para criar objetos com últimos valores usados.

(menu ferramentas)

Ir de uma em uma ferramenta do submenu e marcar na cessão "Criar novos objetos com:" a caixa "último estilo usado"

Configurado dessa maneira ao fazer um trabalho você evita irritações pois já sabe qual comportamento esperar da forma que está criando, aqui no meu acontecia com vários objetos de o padrão ser ele transparente, o que sempre me fazia ter de clicar em uma cor qualquer só para ter de visualizar a área que ele ocupava, impossibilitando assim que eu antevisse isso no momento em que o criava.

Isso também é muito útil para o uso das fontes, sendo que assim ao diagramar uma página você ao criar diferentes áreas de texto não vai precisar ficar selecionando novamente a típia usada.

Na ferramenta "eraser" que é a borracha isso não se faz necessário e ainda atrapalha, pois a cor padrão dela se dá por ser uma marcação de aviso para podermos visualizar qual área será apagada.

Reduzir a qualidade de visualização do blur.

(menu Filtros)

Na cessão “Qualidade do desfoque gaussiano para exibição” marcar a opção “Qualidade ruim” ou “Pior qualidade”.

Dependendo da sua maquina você marca qualidade ruim ou pior qualidade, mas quem tiver uma máquina muito potente pode até mesmo não precisar de fazer essa alteração.

Essa alteração te poupará tempo de espera toda e consumo de processador toda vez que você editar uma imagem usando o recurso de Blur.

Aumentar para 300 DPI a adição de imagens.

(menu Bitmaps)

Mantendo como default a adição de imagens a 300dpi, na hora de importar para impressão você terá um resultado com mais qualidade sem correr o risco de se distrair, e se quiser exportar para web, basta salvar o .png como 72dpi.

Creative Commons License

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.



create new tag

TutorialForm edit

Título Afinando o Inkscape
Autor Leon Prado
Data 17/09/2009
Estado em Desenvolvimento...
rev 2 em 23 Sep 2009 por AurelioAHeckert
Editar Anexar Versões Mais...

Todo material do sítio Inkscape Brasil é propriedade do grupo Inkscape Brasil e pode ser reproduzido livremente, desde que permaneça livre e a fonte seja citada, seguindo os termos da licença Creative Commons (by-sa).

Inkscape é um Software Livre, distribuido sobre Termos GNU-GPL.

eXTReMe Tracker
Inkscape - Open Source vector graphics editor SVG - Scalable Vector Graphics TableLess - Coerência, Simplicidade e Acessibilidade no código HTML Esse documento é XHTML 1.0 Valido! Esse documento contém CSS-2 Valido! Debian - GNU/Linux TWiki - Ambiente Web Colaborativo Colivre - Cooperativa de Tecnologias Livres