Propostas de palestras, mesas e oficinas

Mesa de debates

Título: "Nativo Digital" ou Hacker, você escolhe...

*Proponentes: Antônio Carlos C. Marques e Frederico Gonçalves Guimarães

Descrição: A proposta de mesa redonda tem por objetivo debater os conceitos de "nativos digitais" e hacker. Quais as relações que estes conceitos tem com a educação, existem realmente os "nativos digitais" ou este é termo equivocado para definir os jovens da segunda década do seculo XXI. E os hackers como estão sendo tratados nos ambientes escolares. Qual dos dois uma educação voltada para o desenvolvimento humano deve privilegiar. Quais os medos das escolas em relação aos Hackers e como a mídia e a academia trata os "nativos digitais" e os Hackers.

Palestra

Título: Com software livre, você pode!

Proponente: Fátima Conti

Descrição: Discutir sobre arquivos e bens culturais em uma sociedade em que leis sobre copyright, marcas e patentes cada vez inibem mais o próprio uso de programas computacionais, a criatividade e o acesso à informação e ao conhecimento. Serão brevemente discutidos, entre outros, os seguintes itens:

  • Conceitos importantes: arquivos e bens culturais; arquivos: fechado ou privativo X aberto ou livre; formatos: aprisionamento a programas e/ou sistema operacional
  • Quatro liberdades
  • Copyleft
  • Direitos ou monopólios?
  • Sobre os projetos de lei no mundo


Título: Algumas extensões dos Offices livres

Proponente: Fátima Conti

Descrição: Pretende-se demonstrar como instalar e utilizar algumas extensões que aumentam os recursos dos Offices livres. Inclui os itens:

  • O que são extensões?
  • Onde encontrar extensões
  • Como salvar uma extensão?
  • Como instalar uma extensão?
  • Como atualizar uma extensão?
  • Como desinstalar/desativar a extensão?


Título: Alguns pontos da história da informática e da Internet

Proponente: Fátima Conti

Descrição: Destaque para alguns fatos/pessoas/invenções: sistema numérico decimal posicional; codificações; máquinas de calcular mecânicas; Ada Lovelace; Charles Babbage; Alan Mathison Turing; transistor; PDP; UNIX; e-mail; modem; primeiros jogos; arquitetura aberta; WWW; Linux; peer to peer; sistemas de busca; redes sociais; vídeos


Título: Robô DJ e a viabilidade da robótica inclusiva

Proponentes: Cássia do Nascimento Santos Barbosa Chagas (GRIF - Grupo de Robótica do Instituto Federal de São Paulo); Júlio César Bragança da Matta Machado (Universidade Federal de Minas Gerais); Jocemar do Nascimento (Núcleo de Tecnologia Educacional Municipal de Cascavel)

Descrição: A robótica e todas suas vertentes estão se tornando cada vez mais comuns e necessárias para a vida humana, mas o que poucos sabem é que a robótica pode ser feita de forma simples e pratica. Com o uso de plataformas open source e de baixo custo, com um pouco de criatividade, pode ser possível solucionar problemas simples ou complexos utilizando metarreciclagem e um pouco de conhecimento. Como hoje em dia o estudo da robótica e seus elementos não faz parte do conteúdo escolar comum, muitas pessoas acreditam que este pode ser um assunto extramente complexo. Aprender uma programação básica e simples de uma plataforma open source é completamente viável, pretende-se mostrar a facilidade na utilização desses equipamentos e também como reduzir custos através de metarreciclagem, tornando-a inclusiva a pessoas de varias idades e vários nichos diferentes.


Título: Aprendizagem Móvel com Tecnologias Livres

Palestrantes: Rafaela Melo, Breno Neves e André Machado.

Descrição: A palestra apresentará o conceito de aprendizagem móvel (mLearning) seus desafios e possibilidades para educação dentro e fora da escola, um breve panorama da aprendizagem móvel no Brasil e no Mundo (com ênfase em projetos e programas governamentais), apresentará projetos para aprendizagem móvel mediada por tecnologias livres: o repositório/F-DROID/ (FOSS Apps for Android) e os aplicativos livres da categoria educação deste repositório, sistemas operacionais livres para dispositivos móveis, bem como projetos de/tablets /livres e ainda ferramentas, linguagens e Recursos Educacionais Abertos para o desenvolvimento de aplicativos educacionais livres.


Título: Software Educacional Livre na Wikipédia

Palestrante: Paulo Francisco Slomp

Resumo: O projeto Software Educacional Livre na Wikipédia visa reunir, em um local centralizado, informações que possam ser úteis a professores, alunos e ao público em geral. Além da possibilidade de consultar as informações, a edição coletiva de textos em artigos da Wikipédia permite aos internautas a correção de eventuais erros e imprecisões, a ampliação do texto original e a adição de imagens, animações e vídeo. As atividades do projeto consistem na tradução e publicação de artigos sobre softwares educacionais livres das Wikipédias anglófona e hispânica para o idioma Português do Brasil. Complementamos o trabalho com a elaboração de uma tabela dinâmica em HTML que apresenta informações básicas sobre os softwares. Apoio da SEAD/UFRGS.


Oficina

Título: _Presença digital: _

Proponente: Frederico Gonçalves Guimarães

Descrição: Em elaboração

Palestra ou oficina

Título: Scratch: Linguagem de programação para crianças e iniciantes

Proponente: Jocemar do Nascimento

Descrição: Há muito se discute se a informática irá influenciar a educação e se esta influência será positiva ou negativa. O Scratch é uma ferramenta que possibilita ao aluno e ao professor desenvolver suas habilidades na área da informática sem deixar de lado o seu uso como ferramenta educacional. Saber programar é uma habilidade importante em um mundo digital. Hoje em dia não basta saber usar computadores, criar textos, planilhas, usar internet. Também devemos saber como essas coisas funcionam. Aprender a programar não é útil apenas se você quiser ser um programador no futuro. Programar ajuda em outras habilidades, como resolver problemas, desenvolve o raciocínio lógico e contribui em outras matérias como ciências e matemática. Além disso programar é muito divertido! E é nesse ponto que o Scratch se torna uma ferramenta excelente. A proposta é trabalhar os conceitos iniciais do desenvolvimento com a linguagem Scratch que servirão de base para que cada participante de seus próprios passos dentro dessa atraente plataforma.


Título: Writer - Introdução ao uso de estilos e sumários

Proponente: Fátima Conti

* Descrição: Alguns recursos do Writer auxiliam na digitação, formatação e correção de textos, especialmente dos longos. Pretende-se demonstrar como utilizar estilos e criar sumários.


Título: Introdução ao Calc

Proponente: Fátima Conti

* Descrição:* Auxiliar na aprendizagem de programas para cálculo de estatísticas paramétricas; como criar gráficos simples. Prioridade entre operações; assistente de funções; criação de gráficos simples.


Registros das reuniões no IRC:

-- FredericoGuimaraes - 17 Mar 2014

Topic revision: r3 - 08 Mar 2015 - 13:11:14 - FredericoGuimaraes


 
This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Wiki-SL? Send feedback