Informativo sobre a Olimpíada de Robótica Livre

Autor(es): Danilo Rodrigues César
Data: 27 May 2009. Fonte: http://www.ensl.org.br

Apresentação da Olimpíada

Durante o III Encontro Nordestino de Software Livre e IV Festival de Software Livre da Bahia estaremos realizando a Olimpíada de Robótica Livre. Ela terá caráter de oficina, pois iremos compartilhar o conhecimento com a colaboração entre grupos. Trabalharemos com no máximo 20 participantes (5 grupos de 4 pessoas), pois construiremos uma Interface de Hardware Livre (IHL) para cada grupo, além da construção de um "artefato robótico" com a utilização de sucatas (lixo eletrônico) que será controlado pela IHL.

Os grupos serão formados no primeiro dia da olimpíada e cada equipe definirá qual o tema/material que irá utilizar na olimpíada. No último dia da olimpíada, cada grupo apresenta seu produto final construído. A interface IHL é responsável pela comunicação entre o software de controle e os dispositivos eletrônicos a serem comandados. Possui características de baixo custo e facilidade de montagem, já que quase todos os componentes eletrônicos são encontrados em equipamentos obsoletos ou inutilizados de informática ou eletrônica. Componentes mais difíceis de serem encontrados nos equipamentos descartados podem ser comprados em lojas de eletrônica.

Recomenda-se para a olimpíada que os alunos já tenham conhecimento em eletrônica (corrosão de placas de circuito impresso, soldagem de componentes eletrônicos, etc) e conhecimentos básicos de linguagem de programação (iremos programar em shell script e c++ utilizando o aplicativo kommander).

Observação 1: Ressaltamos que a organização disponibilizará o lixo tecnológico necessário para a realização da olimpíada, sendo que as equipes poderão trazer o seu lixo se assim optarem. Também serão fornecidos os materiais para a construção da IHL. A Comissão organizadora não irá disponibilizar kit's de ferramentas, por isso cada pessoa deverá trazer o seu próprio material.

Observação 2: A palestra Software Livre para Robótica Livre é pré-requisito para a participação.

Lista de Material - Ferramentas e outros (Obrigatório):

Sucatas e outros (opcional):

A apresentação dos trabalhos construídos será realizada na cerimônia de encerramento do evento, no sábado do dia 30 de Maio.

Nomenclaturas:

Saiba mais sobre Robótica Livre:
www.roboticalivre.org
link para projetos e códigos:
http://libertas.pbh.gov.br/~danilo.cesar/robotica_livre
link dos circuitos da placa IHL:
http://libertas.pbh.gov.br/~danilo.cesar/robotica_livre/circuito_placa_IHL/

Apoio

Apoio Cultural

Patrocínio