Sistema web do Fórum Brasileiro de Economia Solidária será lançado no III ENSL

Autor(es): Organização
Data: 22 May 2009. Fonte: http://www.ensl.org.br

Dia 29 de maio, as 15h, haverá o lançamento oficial do Sistema FBES (Fórum Brasileiro de Economia Solidária), durante o Festival de Software Livre (SL) da Bahia e do III Encontro Nordestino de Software Livre. O Sistema FBES pode ser considerado um conjunto de ferramentas que visa facilitar a comunicação, a interação e a divulgação de práticas de Economia Solidária através da internet.

A iniciativa de desenvolver o sistema FBES nasceu a partir da realização, pela SENAES/MTE em parceria com o FBES, do mapeamento nacional de Economia Solidária (entre 2005 e 2007), que levantou mais de 21 mil empreendimentos solidários envolvendo mais de 2 milhões de trabalhadoras e trabalhadores. As informações levantadas encontram-se no Atlas Digital da Economia Solidária (www.mte.gov.br ) e são a base inicial de dados de empreendimentos para o sistema FBES.

Uma das grandes novidades desse sistema FBES é a criação de um espaço virtual de relacionamento entre os empreendimentos mapeados e do movimento de Economia Solidária como um todo, possibilitada pela ferramenta Noosfero. Ali poderão ser criados grupos temáticos, páginas personalizadas, comunidades, além de lojas virtuais para divulgação de produtos e serviços. Todas as postagens e modificações serão realizadas pelos próprios empreendimentos, de maneira simples, gratuita e descentralizada.

Outra surpresa aguardada para o esse lançamento é a divulgação do nome do "Sistema FBES" que está em processo de votação até o dia 28/05, no site do FBES (http://www.fbes.org.br/). Para estar presente nesse grande lançamento nacional do Sistema FBES, no dia 29/05, basta se inscrever AQUI.

Além disso, no último dia do evento (30/05), será oferecida capacitação para agentes multiplicadores de usuários do Sistema FBES, no Centro Público de Economia Solidária, bairro do Comércio.

Quem tiver interesse, as inscrições para a capacitação do uso do Sistema FBES, serão feitas entre os dias 22 e 28 de maio através do telefone (71) 3321 3383 (falar com Ilma) ou pelo e-mail cesolestadual@yahoo.com.br. As vagas são limitadas e são destinadas, preferencialmente, a agentes multiplicadores. Haverá duas turmas, uma pela manhã e outra pela tarde.

Apoio

Apoio Cultural

Patrocínio