Tecnologias Livres

Índice

1. Distribuições GNU/Linux


GnuLinux.jpeg

Distribuições GNU/Linux são "estruturas" definidas através de uma metodologia que criam uma "personalidade" para sistemas operacionais livres. Um sistema operacional é o conjunto de programas básicos e utilitários que fazem seu computador funcionar. No núcleo do sistema operacional está o kernel. O kernel é o programa mais fundamental no computador e faz todas as operações mais básicas, permitindo que você execute outros programas.

As distribuições GNU/Linux atualmente usam o kernel Linux. O Linux é uma peça de software criada inicialmente por Linus Torvalds com a ajuda de milhares de programadores espalhados por todo o mundo. Já uma outra grande parte das ferramentas básicas que formam estas distribuições são originadas do Projeto GNU; daí os nomes: GNU/Linux. Todas essas ferramentas também são ferramentas livres. Para mais informações sobre o Linux e o projeto GNU, Veja AQUI um texto elaborado por Richard Stallman, fundador do Projeto GNU.

Dentro do movimento Software Livre existem então vários tipos de distribuições GNU/Linux. Algumas distribuições focam o uso do sistema operacional para um fim específico (servidores, super computadores, uso doméstico etc.). Outras procuram ser o mais abrangente possível, oferecendo tudo o que pode ser necessário (e até o que provavelmente nunca será) em sua distribuição. Algumas focam a estabilidade, outras o moderno, outras a quantidade de opções; algumas querem ser a mais amigável ao usuário, com a intenção de tornar a instalação ou o uso mais fácil, entre tantas outras características.

Vale ressaltar que a distribuição ideal é, assim, aquela que melhor satisfaz as necessidades específicas de cada usuário. Cabe a cada um estabelecer quais são as suas necessidades e a partir daí buscar a distribuição que melhor atenda a seus desejos. Vejam abaixo algumas distribuições GNU/Linux:

1.1 Debian


debian.png

O projeto Debian foi iniciado em 1993 com um pequeno grupo de desenvolvedores e hoje conta com mais de 15.000 pacotes para mais de uma dezena de arquiteturas de hardware. O nome Debian (pronuncia-se "débien") é resultado da junção do nome de seu criador, Ian Murdock, com o de sua esposa, Debra.

Essa distribuição é conhecida pela sua grande estabilidade, segurança e por uma base sólida de gerenciamento de pacotes, conseguida por uma política de desenvolvimento rigorosa. O Debian possui sua própria definição de Software Livre, de forma que a licença de todo programa contido nele deve ser compatível com essa definição. Assim é garantido que 100% dos programas contidos no Debian são realmente livres.

O Debian é desenvolvido voluntariamente. Há aproximadamente mil desenvolvedores espalhados pelo mundo. Poucos se conhecem pessoalmente, sendo que quase tudo é decidido através de listas de discussão, e-mail e reuniões em salas de bate-papo IRC. Qualquer pessoa pode se tornar um desenvolvedor Debian, desde que contribua com o projeto de alguma maneira, tenha seu trabalho reconhecido por outros desenvolvedores e esteja de acordo com o Contrato Social Debian.

debian-br-cdd_banner.png

Para o Brasil, existe uma distribuição personalizada Debian, o Debian-BR-CDD. Esta distribuição é atualmente baseada na versão estável do Debian (também chamada Sarge) e é voltada para usuários de Desktops domésticos que falam português. Ela traz, além de todas as novidades dessa versão, uma coletânea de pacotes especialmente feita para os usuários brasileiros, um instalador simplificado e um ambiente desktop amigável. Além de tudo, ela é ótima como "meu primeiro GNU/Linux", pois qualquer dificuldade você pode contar com o apoio de toda uma comunidade eletrônica de hackers brasileiros que falam português.


1. 2. Ubuntu


umbutu.png

Ubuntu é uma antiga palavra africana que significa "humanidade para todos". O propósito da criação da distribuição é trazer esse espírito para o mundo do software. A construção é baseada nos princípios do Manifesto Ubuntu: o software deve ser gratuito, utilizável por qualquer um em sua própria língua e dando a liberdade de alterar e adequar às próprias necessidades.

O Ubuntu tem um sistema de gerenciamento de pacotes baseado no do Debian e pode utilizar seus pacotes, mas tem uma vantagem considerada importante pela maioria das pessoas: Um esquema de lançamento de versões em períodos regulares (de 6 meses), enquanto o Debian não lança uma versão enquanto ela não for considerada "pronta". Atualmente oferece mais de mil pacotes de software e suporte a três arquiteturas. Caso você precise de um suporte em português, a comunidade brasileira do Ubuntu criou um GUIA para ajudar usuários iniciatntes

Pizza hut coupon codes


1.3. Kurumin


kurumin.png

Kurumin é um LiveCD (distribuição que roda direto do CD, sem precisar ser instalado no HD) nacional, baseado no Knoppix, que por sua vez é baseado no Debian. Bastante amigável (pois usa o gerenciador de janelas KDE), é também muito boa como "Meu primeiro GNU/Linux". Possui uma gama de aplicativos para o uso doméstico como gravador de CDs, álbum de fotos digital, suporte a câmeras fotográficas digitais e web-cams, suporte a diversas impressoras, fácil conexão com a internet, aplicativos de escritório, jogos, etc. Essas qualidades, porém, têm um preço. Alguns softwares contidos no Kurumin não são livres e ele pode apresentar alguma instabilidade se instalado no HD, fraqueza esta bastante minorada em sua última versão, a 7.0. A grande vantagem do Kurumin é que foi feito no Brasil, por brasileiros para brasileiros, e com isso não há problemas de tradução, muito comuns em versões traduzidas do Debian, Ubuntu, Gentoo, etc.


1.4. Conectiva


Conectiva.gif

Conectiva é uma distribuição nacional mantida pela Conectiva, baseada originalmente no Red Hat, mas que já se diferenciou o suficiente para ter sua "personalidade" própria. Essa distribuição foca o mercado latino-americano e para isso se esforçou para ter suporte para a maioria do hardware normalmente comercializado por aqui. Recentemente, a Conectiva fundiu-se a francesa Mandrakesoft, que também possui sua própria distribuição, a Mandrake, caracterizada pela facilidade de uso e pelo seu extenso conjunto de funcionalidades. A aglomeração das duas empresas ganhou o nome de Mandriva, mas até o momento ainda não lançou nenhuma versão da sua distribuição com o novo nome.


1.5. Slackware

slackware.png

Slackware é uma criação de Patrick Volkerding surgida em 1993, o que faz dela uma das primeiras distribuições GNU/Linux. Visa a estabilidade e facilidade de uso, embora nem todos a considerem fácil de se usar. Um dos preceitos do Slackware é ser a distribuição mais parecida com o UNIX, tornando-a uma distribuição bastante personalizável, uma vez que quase não possui ferramentas automáticas de configuração como as outras distribuições. Embora a maior parte das pessoas ache que para instalar um programa no Slackware seja necessário compilar seu código-fonte (embora isto seja sempre possível), uma vez que não oferece um sistema de controle de pacotes, a distribuição vem com vários programas compilados e prontos para usar.


1.6. Red Hat


logo_redhat.png

A Red Hat a distribuição comercial mais conhecida. Atualmente só dá suporte à versão Enterprise, voltada para servidores de grandes empresas. Porém, a Red Hat coordena um projeto chamado Fedora Core, que é mantido pela Comunidade de Software Livre, e é baseado na antiga distribuição da Red Hat para uso doméstico.

FONTE: lwn.net/Distribution e Cartilha do Projeto Software Livre Bahia



2. Tabela de Programas Equivalentes

Esta tabela foi criada à partir da tabela de equivalências entre softwares usados nos sistemas operacionais
Windows (R) (software proprietário) e GNU/Linux (software livre), coordenada pelo polonês Valery V. Kachurov.


Tipo de Software Windows GNU/Linux
Escritório
Editoração Eletrônica (Jornal) Adobe PageMaker Scribus, OpenOffice
Suite Office MS Office, StarOffice OpenOffice, GnomeOffice, KOffice
Processador de Textos MS Word Abiword, OpenOffice Writer , Kword
Planilhas MS Excel Gnumeric, OpenOffice Calc , Kspread
Apresentações MS PowerPoint OpenOffice Impress , Kpresenter
Banco de Dados MS Access, Oracle, MS SQL Server PostgreSQL, MySQL, Firebird, Prevayler, OpenOffice.org Base
Finanças MS Money GNU Cash
Gerenciador de Projetos MS Project Planner; WinPlanner Dotproject

Programação
Object Pascal Delphi e Kylix Lazarus

Multimídia
Tocador de Mp3/Ogg, estações de rádios Web Winamp, Windows Media Player, MusicMatch Jukebox XMMS, Mplayer, Xine, Rhythmbox
Gravador de CD Nero, Easy CD Creater Brasero, K3b, XCDRoast, Gnome Toaster, WebCDWriter, CRecord
Tocador de CD CD Player, Winamp, Windows Media Player Kaffeine, Listen, Grip, Gnome CD, Rhythmbox
Visualizador de Vídeos Windows Media Player, RealPlayer, QuickTime, Winamp3 Mplayer, Xine, GXine, KDE Media Player, VLC
Tocador de DVD WinDVD, MicroDVD, Windows Media Player Mplayer, Xine, Aviplayer, Ogle, VLC, GXine, Totem
Extrator de mp3 MusicMatch, Real Jukebox Sound Juicer Grip, Lame, NotLame
Editor de áudio SoundForge, CoolEdit Ardour, Audacity, WaveForge, GNUSound, Glame, Sweep
Editor de vídeo (edição não-linear) Adobe Premiere, Avid Cinelerra, Kinox, Jahshaka
Notação Musical Finale, Sibelius LilyPond, Rosegarden
Gráficos
Visualizador de imagens ACDSee, Image Viewer Eye of Gnome, GQView, Kview, Gthumb, GTKsee, Kuickshow
Visualizador de fotos (máquina digital) Polaroid Drivers Gtkam, Gphoto2
Editor de imagem (básico) Paint KPaint, Tuxpaint, Gpaint
Editor de Fotos Adobe Photoshop, Corel PhotoPaint, Macromedia Fireworks Gimp, ImageMagick, CinePaint
Editor de imagens vetoriais Corel Draw Inkscape, Sodipodi, OpenOffice Draw , Dia, Xfig
Modelagem 3D/Animacão 3d Studio Max Wings3d, Blender
Internet
Navegadores Internet Explorer, Netscape Mozilla, Firefox, Netscape, Opera, Konqueror, Epiphany, Sylpheed
Cliente e-mail Outolook, Outlook Express, Eudora, Netscape Messenger Evolution, Mozilla Messenger, Thunderbird, Kmail
Downloader de arquivos Getright, DAP Prozilla, Kget, Gnome Transfer Manager, GetLeft
Cliente FTP CuteFTP Gftp, Konqueror
Cliente IRC Mirc Xchat, KVirc, BitchX
Cliente de Mensagens ICQ, ICQ Lite, MSN, AIM, Yahoo Pidgin Licq, Micq, GnomeICU, Gaim, Kopete, aMSN, Yahoo Messenger for Unix, AIM, Everybuddy, centericq
Video Conferência e VoIP NetMeeting, Skype OpenWengo, GnomeMeeting, NeVoT, IVS, Skype (proprietário) Gizmo (prop.)
Compartilhador de arquivos Morpheus, Napster, Kazaa, eDonkey, Bittorrent Lopster, Gnapster, eDonkey, Xmule, FreeNet, Bittorrent, Nicotine, LimeWire, aMule
Dial-up Vdialer Kppp, gtkdial, Gppp, Modem Lights
Manipulação de arquivos
Gerenciador de arquivos Windows Explorer Konqueror, Nautilus, gmc, Rox
Compactadores e descompactadores WinZip, WinRar, arj, rar Ark, zip, FileRoller, gzip, bzip2
Ferramentas Desktop
Visualizador de PDF Adobe Acrobat Reader GhostView, Xpdf, GV, Kghostview
Gerador de PDF Adobe Acrobat Distiller OpenOffice, PDFLatex, GV, GhostView, Xfig, Ghostscript, Kghostview
Programas de Scanner Cds que acompanham o scanner Xsane, Kooka
Anti-vírus Norton Antivírus, TrendMicro, Dr. Web OpenAntiVirus, Clam Antivírus
Jogos
Tetris Tetris Ltris, XWelltris
Estratégia Civilization, Sim City 3000, Warcraft 2 FreeCiv, Sim City 3000 (proprietário), Stratagus
Corrida Need for Speed Tux Racer, KartlingRace
Simulador de Vôo MS Flight Simulator Simulador FlightGear
Lemmings Lemmings Pingus
Xadrez ChessMaster Glchess, Xboard, Eboard
Fonte: Projeto Software Livre Bahia



3. Softwares Livres para Empreendimentos Solidários

3.1. GNUCash

gnucash_logo1.png

Para quem está à procura de um software livre para gerir as finanças de pequenos empreendimentos (como cooperativas e associações populares), utilizando as diferentes versões do GNU/Linux, o GNUCash pode ser uma ótima solução livre! Concebido para ser de fácil utilização, (mas poderoso e flexível!), GnuCash permite-lhe acompanhar fluxo de caixa, contas bancárias, tributos, receitas e despesas. Tão rápido e intuitivo de utilizar como o registo de um "livro de cheques", é baseado em princípios contabilísticos profissionais para fornecer relatórios precisos. O GnuCash está disponibilizado sob os termos da licença GPL, é desenvolvido por uma comunidade de programadoras/es ativa e está - cada dia mais - se tornando num completo sistema contabilístico.


3.2. Siages - Sistema Aberto de Gestão Empresarial

Siages

Siages É um sistema integrado de automação e gestão empresarial concebido para micro, pequenas e médias empresas. Ele proporciona um controle completo do gerenciamento administrativo, operacional e financeiro de seu negócio.

Um software de gestão empresarial deve, acima de tudo, proporcionar ganhos de competividade, seja através da redução substancial dos custos administrativos e operacionais, seja através de informações gerenciais que venham a subsidiar importantes decisões.

O Siages foi criado sob os termos do Software Livre, assim permitindo alta flexibilidade. Isto significa que você pode adaptá-lo de acordo com a necessidade de sua empresa. Além disso a Solis desenvolve projetos de customizações integradas ao Siages, para atender com total precisão às particularidades de sua empresa.


3.3. Stoq - Gestão Comercial Open Source

Stoq

Stoq é uma inovadora suíte de aplicativos para gestão de empreendimentos comerciais desenvolvida e mantida pela Async Open Source. O foco principal dos aplicativos são as empresas autogestionárias e cooperativas do comércio varejista, pois este programa contempla, por exemplo, a emissão de vendas com respectiva impressão de cupom fiscal via ECF, impressão de cheques via ECF ou impressora de cheque, controle de estoque, contas a pagar e a receber, compras, apuração de impostos, controle de serviços, relatórios e outros recursos, destacando-se a integração com outros periféricos de apoio ao comércio.

A suíte de aplicativos Stoq é também o primeiro conjunto inovador de aplicativos de gestão comercial voltados inteiramente para a plataforma linux, desenvolvido inteiramente no Brasil e com o uso de software livre e também disponibilizado como software livre. Stoq representa inovação, facilidade de uso e economia já que o produto não requer custos de aquisição e nem de licença de uso.


3.4. LinuxStok - Gestão Comercial GPL

logo2.png

O LinuxStok é um software livre para controle de estoque e gestão financeira de empreendimentos. Como ferrementa gerencial, suas funções (cadastros, estoque, financeiro e segurança) são integradas porque nesse sistema leva-se em consideração que as vendas afetam o estoque e, ao mesmo tempo, lançam em contas a receber no financeiro. Para tanto, este programa está sendo feito para ser simples e suprir a falta de aplicativos livres deste tipo.


3.5. Fiel Contábil

fielcontabil.jpg

O FIEL Contábil é um software livre que permite o registro de contabilidade e o acompanhamento de execução orçamentária através da Internet, para organizações como cooperativas e associações. No entanto, vale ressaltar que para este acompanhamento via internet é necessário que este software livre seja instalado num servidor Web, no qual a organização tenha acesso. Esta solução livre, que está disponibilizada sob os termos da licença Creative Commons, foi concluída devido aos esforços e cooperação das seguintes organizações:o O Sindicato dos Bancários de Porto Alegre e Região, que custeou inicialmente o projeto; a Apoena Software Livres que desenvolveu o código; e a KGS Consultores Associados, que forneceu os subsídios técnicos.



4. Soluções Livres para Infocentros e Telecentros Comunitários

4.1 Sistemão 0.5.1 - Codinome "Apavorão"


05-desktop-thumb.png


Esse pacote de soluções livres para Telecentros, desenvolvido por integrantes do Centro de Mídia Independente - CMI, visa a montagem de telecentros de acesso gratuito à internet, usando Software Livre, com o mínimo de gasto em equipamento e dicas de sustentabilidade.


4.2. Berimbau Livre

img10.png

Berimbau Livre é uma solução 100% livre para Telecentros/Infocentros que utiliza Debian-BR-CDD, LTSP, Gnome-2.8, TWiki, TRAC, Cacti, Nagios, RT3 e outros software livres. Ele pretende oferecer um completo ambiente para desenvolvimento, monitoramento e gerenciamento de Infocentros. Essa solução foi sistematizada por TiagoVaz e utilizada no Programa Identidade Digital do governo da Bahia em aproximadamente 100 Infocentros no estado, entre os anos de 2004 e 2005.


Topic attachments
I Attachment Action Size Date Who Comment
pngpng logo2.png manage 25.0 K 10 Apr 2006 - 16:59 EduardoRBS Logotipo do Linuxstok
bmpbmp siages.bmp manage 108.2 K 24 Aug 2007 - 14:29 AntonioGalvao  
Topic revision: r33 - 17 Oct 2011 - 15:20:03 - BobbyJohnson
EconomiaSolidaria.TecnologiasLivres moved from EconomiaSolidaria.SoluçõesLivres on 24 Jan 2006 - 23:44 by VicenteAguiar - put it back
 
Copyleft © 2005, pel@s colaborador@s deste Sítio Wiki. Todo o conteúdo desta página pode ser utilizado segundo os termos da Creative Commons License: Atribuição-UsoNãoComercial-PermanênciaDaLicença. Salvo disposição em contrário indicada de forma explícita no tópico correspondente.