Cultura Wiki


Viver a cultura wiki significa colaborar, somar, ajudar, "linkar" e mais algum infinitivo do gênero. Você deve estar pronto a trabalhar em cima de algo pré existente, assumindo que alguém vai modificar o que você está fazendo e isso significa crescimento, desenvolvimento. Um tópico wiki bem feito (que normalmente pode ser visto como uma página web) deve ter uma boa soma de 'links'. Não tenha medo, é válido. Todo conteúdo - que pode ser desenvolvido a partir do conteúdo que está sendo gerado - pode ser um novo tópico linkado e criado a partir deste e todo conteúdo pre existente relacionado a este também, seja lá onde estiver. E isso tudo deve acontecer tentando-se ignorar a hierarquia entre os usuários. Assim a cultura wiki desenvolve o conhecimento hipertextual, a ciber-democracia e a "linkania".

Em um ambiente wiki não existem "chefes", apesar de ser normal o desenvolvimento natural de lideranças (a não ser nos casos em que se reflete o funcionamento da instituição em que o wiki é usado). Não existem intermediários como o 'webmaster' com síndrome de Don Corleone, citado em WhyWikiWorks. Na cultura wiki, líderes devem ser discretos para permitir a evolução natural do conteúdo. Confie, sempre evolui.

Colaborar pela forma Wiki é diferente de colaborar por outras ferramentas como Usenet, Blogs, PHP-Nuke ou similares. A cultura Wiki distingue-se destas ferramentas (principalmente) nos pontos:

  • Wiki não é WYSIWYG. Apesar de não exigir grande conhecimento técnico, ele é um teste de inteligência e sorte para encontar individuos aptos e comprometidos a colaborar com uma página wiki. Wiki não é ciência aero-espacial, mas não se parece com "assistir tv". Se não atrai pessoas sem interesse, então essas não participam, deixando para quem lê e escreve o desenvolvimento do discurso racional. Apesar disso existem idéias para dar a funcionalidade WYSIWYG para ambientes onde é interessante a colaboração de pessoas sem capacitação técnica.

  • Wiki está distante do tempo real. As pessoas têm tempo para pensar, com freqüência dias ou semanas, antes de criarem uma página wiki. Assim, o que as pessoas escrevem é gradualmente levado em consideração.

  • Toda e qualquer informação pode ser apagada por qualquer um. Páginas Wiki não representam nada mais do que discussão e consenso porque é muito mais fácil apagar 'flames', 'spams', e trivia do que satisfazê-los. O que permanece é naturalmente significante.

  • Qualquer um pode jogar.

Então, todos podem editar uma página? Isto não leva ao caos?

Isso pode soar arriscado ou comprometedor para o conteúdo, mas na prática não é. Certamente um wiki é atingido por "mensagens sujas" tanto quanto qualquer outro site, mas para causar algum tipo de impacto no wiki você precisa estar apto a gerar conteúdo. Deste modo, qualquer um pode jogar, mas somente os bons jogadores tem vontade de continuar jogando. Essa abertura é praticada desde o início do wiki original e por várias instâncias de clones wiki.

Fonte: Curso Completo de TWiki do PSL-Ba

Veja também outras páginas WEB fundamentadas na Cultura Wiki:

Topic revision: r12 - 07 May 2012 - 04:53:42 - AlvinRianers
 
Copyleft © 2005, pel@s colaborador@s deste Sítio Wiki. Todo o conteúdo desta página pode ser utilizado segundo os termos da Creative Commons License: Atribuição-UsoNãoComercial-PermanênciaDaLicença. Salvo disposição em contrário indicada de forma explícita no tópico correspondente.