Relato de reunião de 16/08/2006

  • Assunto: Projeto Anheteguá
  • Presentes: Lucas, Terceiro, Vicente, Livia, Valessio
  • Objetivo: Lucas ( que vai embora frown ) nos passar o que ele tinha pensado para o Anheteguá-aplicação-web, enquanto "software social".

A reunião foi focada na aplicação web do Anheteguá. Lucas reviu com a gente o projeto, explicando cada módulo e falando das idéias que ele tinha tido. Um software social mais ou menos exemplo que Lucas mostrou foi o http://last.fm .

Enquanto Lucas ia falando, eu (Terceiro) ia riscando um modelo de classes pra esquematizar as informações:

class-diagram-anhetegua.png

Explicação do diagrama:

  • Grupo (Group) representa genericamente um coletivo.
  • Um grupo pode ser um empreendimento (Enterprise), ou uma comunidade (Community). Comunidades são grupos criados espontaneamente pelos usuários de acordo com seus interesses ("cadeia produtiva do leite", "cooperativas da Bahia", etc), enquanto Empreendimentos passam por um processo para o cadastramento (via Fórum Estadual de Economia Solidária).
  • Um grupo contém muitas pessoas (Person)
  • Um grupo publica muitas notícias (News)
  • Empreendimentos produzem atividades econômicas (EconomicActivity), que podem ser produtos (Product) ou serviços (Service). Um grupo desenvolve atividades culturais (CulturalActivity). Atividades, sejam econômicas ou culturais, consomem atividades econômicas, por exemplo: apresentações de dança consomem serviço de aluguel de som; produção de pães consome farinha de trigo; etc.
  • Pessoas consomem produtos e serviços.

Das idéias discutidas, ficaram:

  • uso de tags: Lucas mostrou o conceito de tags. Vicente mostrou preocupação de deixar tudo muito solto. Terceiro citou o debtags, que amarra mais semântica às tags. Pensamos que eventuais tags poderiam ser como no debtags: ter duas partes, verbo e sujeito. Por exemplo, as tags poderiam ser produz::pão, consome::farinha, etc.
  • avaliação do produtor pelos consumidores: discutimos que seria legal que os consumidores pudessem avaliar os produtores, como é feito como no Mercado Livre.
  • notícias do empreendimento: sobre as notícias relacionadas aos empreendimentos, discutimos como poderia ser o processo de publicação das notícias do empreendimento na "capa". A sugestão foi que ao invés de criar o papel do editor, que iria escolher as notícias que iriam para a capa, poderíamos usar um esquema de peer review como no site Digg!: os próprios usuários podem marcar (digg) as notícias novas numa seção para isso, e as mais marcadas vão parar na capa. A medida que vão envelhecendo, elas vão "caindo" para o rodapé até sumirem. Precisamos pensar na fórmula pra ordenar as notícias.

-- AntonioTerceiro - 22 Aug 2006

Topic revision: r2 - 14 Feb 2012 - 02:25:07 - MarioSilva?
 
Copyleft © 2005, pel@s colaborador@s deste Sítio Wiki. Todo o conteúdo desta página pode ser utilizado segundo os termos da Creative Commons License: Atribuição-UsoNãoComercial-PermanênciaDaLicença. Salvo disposição em contrário indicada de forma explícita no tópico correspondente.