www.CoberturaWiki.net

CoberturaWiki :: Sobre a CoberturaWiki...

Feed RSS
rev 3  -  28 Apr 2006  -  AurelioAHeckert?
Publique
Posts Imaturos:
Perguntas de Nelson Ferraz. Respostas de Rafael Evangelista.

1) Quais foram os softwares livres usados?

TWiki, basicamente. Usamos o TWiki que está hospedado no softwarelivre.org. Ele teve a sua interface adaptada as nossas necessidades, modelando a sua infraestrutura sem a necessidade de reprogramação, criando o que chamamos de TWikiApplication. Para o layout da página foi usado o Gimp. Veja o projeto gráfico para mais detalhes (e imagens fonte). O LogoTipo foi criado com Inkscape.

Apenas Softwares Livres foram/são usados. smile

Comentários técnicos de AurelioAHeckert

2) Quais foram os pontos altos sobre a CoberturaWiki? Houve algum aspecto negativo?

Acho que houve 3 momentos. Um foi a divulgação em primeira mão das declarações do ministro de C&T sobre a TV Digital. Outro foi expor a visão da comunidade e desfazer muitos mal entendidos com relação à presença da Microsoft no evento - sem a CoberturaWiki acho que a versão mais forte seria a da Infomedia, parceira da Microsoft. E o último foi o episódio "autógrafos do Stallman": a CoberturaWiki foi um dos principais veículos a repercutir o fato e, principalmente, a mostrar como o Stallman levou tudo muito no bom humor.

Não acho que tenha havido aspectos negativos fortes: não precisamos apagar nenhuma matéria ofensiva, por exemplo. Mas acho que poderia haver mais colaboração no sentido de alimentar ainda mais os tópicos já criados - não que não tenha havido, mas vejo um potencial de crescimentos nesse ponto. Infelizmente, estamos habituados com o jornalismo tradicional e, em um primeiro momento, as pessoas ainda preferem criar novas matérias ao invés de alimentar outras com mais informações.

3) Na sua opinião, de que maneiras os ideais do Software Livre podem ser aplicados ao jornalismo?

Certamente podem, mas acho que cabe aí refletirmos um pouco sobre o que é código fonte, o que são os binários e como compartilhar. Essa é uma anologia que quero estabelecer melhor e que estou trabalhando em um artigo (junto com Tiago Soares) chamado "Jornalismo Livre: incorporando a liberdade na prática jornalística". Liberdade para reprodução é algo que já foi bem incorporado, até mesmo devido às características da Internet. Mas precisamos discutir melhor como permitir a alteração e o compartilhamento das fontes. É o que fazemos nesse texto.

O software livre é importante porque foi capaz de estimular e incentivar uma nova ética. Até porque, em seus fundamentos, ele tem uma visão específica sobre o papel do autor e propõe uma prática de colaboração e de produção nas quais todos que consomem podem se tornar também produtores. Isso é uma postura revolucionária, e que já atingiu outras formas de expressão cultural (o software é somente uma delas) como a música, o audiovisual e os textos. Temos que trabalhar no aprimoramento dessas práticas.

4) Quais lições esta experiência pode trazer para o próximo evento?

A mais importante é que a comunidade deve se preocupar em relatar sua versão dos fatos, fazendo isso da maneira mais democrática possível. Condições tecnológicas para isso já há. A ação do movimento software livre é algo que contraria muitos interesses estabelecidos, muitas empresas com interesses milionários que tem sua estratégia ameaçada pela atitude anti-monopolista do movimento. E esse pessoal vai usar - já usa - o que for possível, seja ético ou não, para não ter seus interesses contrariados.

Além disso, a CoberturaWiki pode ser também um meio de documentar muita coisa que aconteceu no evento, tanto as sessões como coisas menos ortodoxas. Dialoga com o jornalismo, mas não está amarrada a ele.

CoberturaForm edit

Evento fisl7.0
Título Sobre a CoberturaWiki...
Horário
Autores NelsonFerraz2
URL
Maturidade Maduro
Editar Anexar Versões
Creative Commons License
A CoberturaWiki é licenciada sob a
Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 License.