www.CoberturaWiki.net

CoberturaWiki :: The Latest Gnome Desktop

Feed RSS
rev 2  -  27 Apr 2006  -  AurelioAHeckert?
Publique
Posts Imaturos:
Palestrante: Miguel de Icaza

Grata surpresa, o palestrante que iria falar sobre Gnome Stuffs não pode vir na última hora e o Miguel de Icaza sacou uma palestra de última hora fantástica.

Ele apresenta os novos features que estão na versão beta do novo Gnome com XGL, e introduz sobre como chegaram a produzir tais recursos. Eles fizeram diversas análises em usuários comuns de Windows (ou mesmo de Linux) de diversas faixas etárias, profissões, sexo (diversos não, apenas masculino e feminino – eu acho). Eles filmavam em vídeo com 3 câmeras: As reações faciais das pessoas, as mãos no mouse e no teclado e o que acontecia no desktop. E davam a elas tarefas simples como: mudar senha, trocar a imagem de fundo, acessar um programa qualquer e viam as dificuldades.

Algumas coisas interessantes são os softwares incluídos, que eu não sei se já estão disponíveis em outras versões não XGL. Os apresentados foram, Beagle, Banshee e F-Spot.

Beagle

O Beagle é o novo controlador do Gnome, que substitui o selecionador de aplicativos por uma poderosa ferramenta. O principal relevância que eles colocaram como destaque é o sistema de busca. Ele faz procuras nos arquivos de forma mais rápida do que o Google Desktop e de maneira muita mais organizada. Ele divide por categorias e traz os resultados quase que instantaneamente. O mesmo sistema de busca pode ser categorizado para poder fazer pesquisas apenas em tipos de arquivos e outras informações dos softwares citados como as categorias de imagens do F-Spot ou bibliotecas de músicas do Banshee.

Banshee

O novo software multimídia do Gnome é um substituto a altura para o I-Tunes da Apple. Possui recursos simples de organização da bibliotecas, informações adicionais como imagem da capa do disco e conexão direta com o I-Pod ou outros mp3 players, e os trata como uma bilbioteca distinta.

F-Spot

Organiza e trata suas fotografias digitais com maestria. Alguns recursos bacanudos:

O novo desktop apresenta uma infinidade de pequenos (pero no mucho) recursos gráficos que enchem os olhos, e fazem o Mac OsX? parecer ultrapassado. Troca de janelas de forma giratória em 3D (como um cubo), arrasto de janela com efeitos de movimentação elástica (como uma folha de papel, ou aço, sendo sacudida ao arrastar), Zoom temporário em áreas do desktop, transparências diversas (uma delas é bem interessante, aplicada quando o computador está ocupado em um processamento, isso evita que o usuário saia clicando feito um doido para ver se o computador volta, o que fica gerando mais e mais empilhamento na fila do processamento) e diversas outras coisinhas de encher os olhos. Tudo isso foi demonstrado com uso extensivo e de forma ágil e se travamentos. Para mostrar a força do recurso tudo foi feito com uma janela de um trailer de filme sendo executada enquanto todos os efeitos eram demonstrando, inclusive na própria janela do vídeo que acompanhava todas as deformações causadsa.

Durante a apresentação eu ficava tentando imaginar que máquina poderosíssima estaria rodando e aí na seção de perguntas alguém questionou a mesma coisa e veio o grande pulo do gato. Eles optaram pelo óbvio ululante, a idéia mais simples são sempre as melhores opções. Ora bolas, jogos de computador conseguem gerar gráficos com extrema nitidez e requiza de detalhes a uma velocidade absurda. Bem menos do que todos os recursos apresentados nos efeitos do desktop. Eles então passaram todo o processamento desses recursos para o OpenGL? das placas aceleradores e conseguiram assim livrar a CPU daquilo que costuma consumir a maior parte dos desktops de sistemas operacionais, os gráficos. Mataram dois coelhos com uma cajada só, eles agora possuem todo um desktop sofisticado rodando e desafogaram o uso da cpu para fazer o que realmente interessa.

A idéia da Fundação Gnome e os seus estudos em usabilidade é exatamente procurar atender as necessidades dos usuários de QUALQUER natureza. Facilitar a vida das pessoas da forma mais simples possível. O Gnome sempre foi minha primeira opção de desktop por se diferenciar da plataforma Windows, depois veio o dasher (para auxílio de pessoas com problemas de locomoção motora a escrever), agora isso. Essas mudanças não são apenas coisinhas bonitinhas, são o resultado de extensas pesquisas sobre o comportamento das pessoas e o que facilitaria a sua adaptação tendo um ambiente operacional bem mais amigável do que apenas 'bunitinho'.

Outra coisa é que todos os softwares apresentados, mais a tecnologia do XGL foi desenvolvida em MONO, assunto da sua outra palestra.

Maiores informaçõe sobre XGL, http://www.betterdesktop.org.

Especificações sobre placas de vídeo suportadas com XGL no site do projeto Gentoo, http://www.gentoo.org.

CoberturaForm edit

Evento fisl7.0
Título The Latest Gnome Desktop
Horário 21/04/2006 11:00
Autores FernandoNorte
URL
Maturidade Amadurecendo
Editar Anexar Versões
Creative Commons License
A CoberturaWiki é licenciada sob a
Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 License.