www.CoberturaWiki.net

CoberturaWiki :: Software livre ajuda a defender os direitos humanos

Feed RSS
rev 6  -  25 Apr 2006  -  AurelioAHeckert?
Publique
Posts Imaturos:
Criada para combater a violação de direitos humanos na Sociedade da Informação, a SaferNet é uma organização que se utiliza somente de softwares livres e que colabora com o desenvolvimento de programas que usam essas licenças. Algumas das ferramentas e tecnologias criadas e utilizadas pela SaferNet foram apresentadas em mesa durante o 7o Fórum Internacional de Software Livre (fisl 7.0). "Utilizamos softwares livres pela segurança, flexibilidade, transparência e completa auditoria que eles proporcionam. É algo que está no nosso estatuto", afirma o advogado Thiago Tavares.

Na apresentação, foi explicado o funcionamento da Central Nacional de Denúncias mantida pela entidade. Por meio dela, os crimes contra os direitos humanos na Internet podem ser denunciados por qualquer internauta. Estes são analisados pela SaferNet antes de serem encaminhados às autoridades competentes para investigação.

"Denunciar esses crimes é um ato cívico", aponta Tavares. Ele explica que as denúncias são anônimas e que somente depois de serem reunidas evidências é que as autoridades são procuradas. Segundo a organização, manter registros que comprovem os crimes é um dos trabalhos mais importantes.

Entre as violações aos direitos humanos combatidas pela SaferNet estão: crimes de ódio e discriminação, racismo, xenofobia, intolerância religiosa e pornografia infantil. Violência contra os animais e crimes ambientais, embora não constituam violação a direitos humanos são também analisados.

"Todos os softwares que desenvolvemos são disponibilizados livremente para a comunidade e nosso objetivo é também ajudá-la a se fortalecer.", afirma Tavares.

CoberturaForm edit

Evento fisl7.0
Título Software livre ajuda a defender os direitos humanos
Horário
Autores RafaelEvangelista
URL
Maturidade Amadurecendo
Editar Anexar Versões
Creative Commons License
A CoberturaWiki é licenciada sob a
Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 License.