www.CoberturaWiki.net

CoberturaWiki :: "Está aberto o código"

Feed RSS
rev 2  -  17 Apr 2006  -  AurelioAHeckert?
Publique
Posts Imaturos:
Com esta frase, Sérgio Rosa, diretor do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) saudou os(as) presentes à abertura da II Conferência latino-Americana e do Caribe de Desenvolvimento e Uso do Software Livre (LACFREE 2005), afirmando que vê no movimento software livre a oportunidade de o Brasil avançar mais no desenvolvimento de tecnologias inovadoras. O evento - que acontece de 5 a 8 de dezembro, no Centro de Convenções de Olinda (PE) tem a proposta de debater, apresentar e capacitar sobre as novidades e perspectivas que cercam os softwares livres. Sérgio ainda falou que vai mostrar oito experiências em software livre construídas por profissionais do Serpro e premiadas pela instituição. Ele aproveitou para dizer que vai apresentar, durante o evento, uma proposta de reciclagem de equipamentos de informática.

José Roberto Pereira, da Associação para Promoção da Excelência do Software Brasileiro (Softex) disse que o software livre representa um importante instrumento para a luta libertária. José Roberto confirmou também que a conferência terá espaço para instruções sobre como usar e distribuir softwares livres e de códigos abertos.

O software livre como ferramenta de caráter colaborativo e democratizador do acesso e também viabilizados de um bom uso das tecnologias de informação e comunicação foi lembrado por Jorge Grandi, representante da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Já a prefeita de Olinda, Luciana Santos, revelou que o uso do software livre representa uma economia de R$ 400 mil para a gestão pública municipal. Para ela, a utilização do software livre tem importância estratégica tanto para a autonomia da economia nacional quanto para o desenvolvimento social e para a produção do novo.

A mesa de abertura do evento foi composta por 14 pessoas entre autoridades governamentais, especialistas em software livre, processamento de dados e uso de tecnologias de informação e comunicação nacionais e estrangeiras.

O encerramento do primeiro dia do LACFREE 2005 foi feita pelo Balé Popular do Recife, que levantou a platéia do auditório Tabocas com músicas regionais e coreografias.

CoberturaForm edit

Evento LacFree 2005
Título "Está aberto o código"
Autores VivianeGomes
Maturidade Maduro
Editar Anexar Versões
Creative Commons License
A CoberturaWiki é licenciada sob a
Creative Commons Attribution-ShareAlike 2.5 License.