-- EvertonRodrigues - 20 Nov 2006

Rede de Comunicação e Articulação Popular

O 1 Encontro de Rádios Comunitárias, Pontos de Cultura, Casas Brasil e Economia Solidária, realizado nos dias 13, 14 e 15 de Janeiro em Porto Alegre aprova a seguinte carta:

Atualmente vivemos em uma sociedade em que empresas controlam o mercado através de monopólios que possibilitam uma enorme concentração de renda e poder.

A comunicação também possuem um monopólio midiático e isso possibita que trabalhem no sentido de padronizar a cultura, veiculando em grande parte informações que não leva em consideração a diversidade e os anseios dos movimentos populares que lutam pela superação das desigualdes sociais.

Nesse sentido identificamos a necessidade de criarmos a Rede de Comunicação e Articulação Popular para potencializar de forma solidária e coletiva a articulação de uma série de lutas utilizando ferramentas de comunicação em rede e sendo um espaço de intervenção política e manifestação pública dos movimentos sociais para defender os interesses das comunidades carentes.

As atividades da Rede serão definidas de forma coletiva e democrática entre os seus membros que também compartilharão suas experiências em ações sociais implementadas ou em andamento. Todas as iniciativas irão contemplar a diversidade dos movimentos sociais, a solidariedade e a unidade popular.

A rede visa possibilitar a transferência de tecnologia através de recursos humanos, produtos e serviços que cada membro possa compartilhar com os demais integrantes da rede.

Projetos como Pontos Cultura, Casa Brasil e Telecentros são espaços assim como as Rádios Comunitárias de democratização da comunicação e de afirmação do direito à comunicação.

Essa articulação tem como preocupação participar do debate de políticas públicas da área de comunicação e cultura, exigindo dos governos investimentos necessários a manutenção e ampliação de projetos que disponibilizem uma estrutura comunitária de comunicação.

A utilização e divulgação do Software Livre será utlizada como exemplo de compartilhamento do conhecimento. Baseada nos princípios da Economia Solidária serão compartilhadas iniciativas de sustentabilidade autogestionadas.

Objetivo: Articular e potencializar formas e estruturas de comunicação entre si e entre os movimentos sociais.

Participantes: projetos e movimentos de comunicação, cultura, inclusão digital e movimentos sociais em geral.

Princípios: Garantir os Direitos Humanos Diversidade Cultural Direito à Comunicação Democratização dos Meios de Comunicação Software Livre Economia Solidária Combate às opressões e toda e qualquer forma de discriminação e preconceito Compartilhamento de Tecnolgia Social Educação Ambiental

Propostas:

Criação de um grupo de e-mail para comunicação das informações da rede. Realizar um mapeamento de demandas, experiências e oportunidades de compartilhamento e tecnologia. Este mapeamento permitirá que os membros identifiquem possibilidades objetivas de colaboração com os demais membros da rede. Ter a peocupação em registrar suas experiências Participar do portal das rádios comuniárias do RS incentivar a apropriação desses espaços pelas comunidades e pelos movimentos transmitir as atividades pela internet ( boletins virtuais) Pressionar em todas as esferas de governos, para que, seja transformados todos os programas de inclusão e cultura digital e para os governos que não tem para que elabore projetos na área Potencializar rede de consumidores solidários; Aderir a campanha de liberação do FUST (Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomnuicações) - Atividades de Diversificação Cultural - Atividades de formação política com ênfase na educação ambiental. - Percebendo a discriminação, aí incluídas nas suas diferentes formas, a construção de oficinas com base na Identidade Negra. Incetivo a particiapação na Campanha Nacional pelo Direito à Comunicação http://www.crisbrasil.org.br e http://www.converse.org.br/

Agenda

- 19 a 22 de abril de 2006 - Participar do FISL7.0 e fazer uma nova atividade desse porte, e com mais participação

- Maio/2006 - Feira de economia solidária em maio ( que os pontos de cultura e os movimentos culturais tragam suas conclusões sobre a feira

– 15 de abril de 2006 (a confirmar)- Convite do FERES para partipar do Seminário de Comunicação da Restinga “”) que será realizado em Porto Alegre. http://www.no.comunidades.net/feres

Topic revision: r2 - 02 Dec 2008 - 18:30:16 - ViniciusMassuchetto
:: BrasilDigital::

  • PP Inclusão Digital para o Brasil - Evento no Fisl8.0?

O que é:









  • Páginas Relacionadas com Essa!!!!?

 

Serviços TWiki

  • Como contribuir com este Sítio Wiki??





Feed RSS

TWiki Powered



Warning: Can't find topic TWiki.WebLeftBarWebsList

 
This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Wiki-SL? Send feedback