A Economia Solidária

A Economia Solidária é um jeito bem diferente de produzir, vender, comprar e trocar o que é preciso para se viver. Seja com a produção de bens, a prestação de serviço, no consumo e no crédito solidário. Seja organizando consumidores para "Compras Coletivas" ou vendas em espaços coletivos articulados em autogestão. Sem explorar ninguém, ou seja, não existe nesse modelo, o proprietário individual que acumulará o lucro extraído do trabalho dos participantes do empreendimento. O lucro, que nas empresas capitalistas, vão para o bolso do proprietário, nos empreendimentos de Economia Solidária são reinvestidos na própria produção (máquina, matéria-prima, adequações, etc...); na constituição de fundos específicos para todas(os) as trabalhadoras(es) cooperadas(os) (saúde, educação, lazer, etc...); na melhoria do pró-labore de todas(os) (salário) e, inclusive, em projetos de cunho social e comunitário, pois, a economia solidária cultiva uma relação para além da economia, para além do trabalho e de seus cooperados. Esta, pensa-se incluída e, de certa maneira responsável também pela sua comunidade, cidade, país, ou seja, responsável pela construção de melhores práticas em prol de uma sociedade sustentável.

Sem querer levar vantagem, sem destruir o meio ambiente, incentivando o uso de ferramentas livres, circulando por todos os espaços possíveis, reais ou virtuais, pois, a economia solidária além de propor um modelo diferente de organização do trabalho e da economia, a partir da ótica da autogestão, pergunta-se; - Uma nova Economia, solidária e autogestionária, serve para que além de gerar riqueza e trabalho?

Serve, na construção, no alicerce, de uma nova referência de relações entre os indivíduos na sociedade, pautada pela ética e a solidariedade. O desenvolvimento da Economia Solidária, é uma importante conquista do espaço material da vida. A referência, é estar Cooperando, fortalecendo o grupo, sem patrão nem empregado, cada um pensando no bem de todas(os) e no seu próprio bem.

Dessa forma, a economia Solidária é uma prática social regida pelos valores da autogestão, democracia, cooperação, solidariedade, respeito à natureza, promoção da dignidade e valorização do trabalho humano, tendo em vista um projeto de desenvolvimento sustentável global e coletivo. Também é entendida como uma estratégia de enfrentamento e superação da exclusão social e da precarização das relações de trabalho, sustentadas em formas coletivas, justas e solidárias de geração de trabalho e renda.

A de citar-se também que, por seu modelo de organização, a economia solidária consegue apresentar níveis de produção inúmeras vezes superiores com relação a outra empresa do ramo (capitalista), consegue remunerar acima da média as(os) suas cooperadas(os), consegue pelo seu modelo colaborativo, mais rapidamente sanar as dificuldades e consegue por fim, influir positivamente na qualidade de vida de toda comunidade onde está inserida. A economia solidária, do ponto de vista econômico, é muito mais apurada, qualificada e competitiva, sendo possível ser transposta a todos os ramos da reprodução da riqueza e seus meios reprodutores. É uma economia de futuro.

Mais detalhes acesse: http://twiki.softwarelivre.org/bin/view/EconomiaSolidaria/EconomiaSolid%e1ria

Topic revision: r1 - 20 Nov 2006 - 03:28:21 - EvertonRodrigues
:: BrasilDigital::

  • PP Inclusão Digital para o Brasil - Evento no Fisl8.0?

O que é:









  • Páginas Relacionadas com Essa!!!!?

 

Serviços TWiki

  • Como contribuir com este Sítio Wiki??





Feed RSS

TWiki Powered



Warning: Can't find topic TWiki.WebLeftBarWebsList

 
This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Wiki-SL? Send feedback