Rumo ao Camping Digital

Metarreciclagem e construção coletiva de um robô estão entre atividades do Campus Party Brasil

EstadoMinas.png

Fonte: Estado de Minas (11/12/2008)

Os amantes da tecnologia já podem arrumar suas malas, barracas e computadores, porque o maior encontro de internet e cultura digital do mundo já tem data marcada para acontecer em São Paulo. Entre os dias 19 e 25 de janeiro, pela segunda vez no Brasil, o Campus Party será formado no Centro de Exposições dos Imigrantes e espera reunir no seu acampamento mais de 4 mil pessoas, entre estudantes, professores, cientistas, jornalistas, pesquisadores, artistas e empresários. Uma das grandes expectativas é a presença do inventor da World Wide Web (www), Tim Berners-Lee. Convidado de honra deste ano, Lee ainda faz suspense sobre sua vinda.

Para Marcelo Branco, diretor-geral da Campus Party Brasil, o evento é uma oportunidade de dar visibilidade às comunidades ativas na internet. “A idéia é promover um encontro das pessoas que só se conhecem virtualmente para que elas possam compartilhar conhecimentos e inovações trazidas pela rede”, explicou.

Evento, que no ano passado teve atrações como a Virtual Sphere, espera reunir mais de quatro mil "campuseiros"

Jean Kartinski, advogado da área de direitos eletrônicos, conta que já participou de três edições do Campus Party, no Brasil, na Espanha e Colômbia e assegura que na próxima edição aqui estará presente com o amigo Felipe Farinon, com o qual desenvolveu um software que dispensa o mouse e o teclado para controlar o computador. “No ano passado fomos ao evento e começamos a desenvolver uma luva que desempenha o mesmo papel do mouse. Ela emite sinais de infravermelho que é recebido por um sensor e movimenta o aplicativo na tela do computador. Vamos apresentá-la e mostrar como usar e fabricar também”, avisa Jean.

Robô Muitas novidades serão apresentadas aos participantes do evento, que já exibe áreas temáticas inéditas. Entre as atividades estarão ações especiais como Barcamp, que trata de conferências improvisadas, e o 1º Encontro Intergalático de Metarreciclagem para discutir novas maneiras de reutilizar o que é considerado lixo eletrônico. Acessibilidade, empreendedorismo e a informatização de pontos de cultura do Brasil são temas na pauta do evento, que terá cobertura em 12 línguas indígenas, por meio de uma web rádio.

Mas o grande destaque é a inédita criação de um robô brasileiro, com projeto disponível para download. “A intenção é que os bons entendedores de robótica façam suas críticas, colaborem, discutam e modifiquem o projeto, aperfeiçoando cada vez mais o robô”, afirma Marcelo. Outra atração relevante é o batismo digital 1.0 e 2.0, que vai acontecer pela primeira vez no encontro do Brasil. O projeto prevê a apresentação do computador a pessoas que nunca tiveram contato com o equipamento, oferecendo noções básicas de computação. Já o 2.0 é para os que já são usuários da internet, para que conheçam melhor a rede e possam utilizá-la como ferramenta na vida pessoal e profissional.

Na seção de Astronomia, como 2009 é o ano em que se comemoram 400 anos desde as primeiras observações do céu feitas por Galileu Galilei, um observatório coletivo será montado com telescópios e livre acesso na internet. São esperados cerca de 200 mil visitantes durante os sete dias do evento. A entrada para eles é gratuita. Já quem quiser ficar acampado pode adquirir o ingresso no site: www.campusparty.com.br

SUPERVELOCIDADE

O Campus Party teve origem na Espanha em 1997 e transformou-se em um dos maiores eventos mundiais de tecnologia, conteúdo digital e entretenimento em rede. Nesta edição, os “campuseiros”, como os participantes são chamados, vão se conectar a uma rede superveloz (10GB) e participar de oficinas, palestras, conferências e atividades de lazer. Depois de 12 anos o evento começou seu processo de internacionalização. O Brasil foi o primeiro país escolhido. Depois foram realizadas edições na Colômbia e em El Salvador. A idéia é chegar a outros países da América Latina como Argentina, Chile, Peru e México. O astronauta Neil Armstrong, primeiro homem a pisar na Lua, em 1969, Eveline Herfkens, coordenadora-geral da Campanha dos Objetivos do Milênio das Nações Unidas, e o físico britânico Stephen Hawking já foram convidados ilustres do evento.

Veja Foto da Página do jornal.

Tags:
create new tag


This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Wiki-SL? Send feedback