Paris: UNESCO promove debate

logo_en.gif

Fui convidado, pelo Sr. Abdul Waheed Khan - Diretor Geral Assistente de Comunicação e Informação da UNESCO, para participar de um debate no dia 3 de abril. O debate se enquadra dentro do Programa Informação para Todos (IFAP), sobre a temática "IFAP papel da informação no espaço global" e acontece na sede da UNESCO em Paris, França. O debate está aberto a todos os interessados, incluindo governos, organizações intergovernamentais, sociedade civil e do setor privado. O debate está no contexto da quinta sessão do Conselho Intergovernamental do Programa Informação para Todos

A discussão neste painel centrar-se-á sobre as novas tendências para criar conteúdos através de colaboração on-line e ferramentas, e as questões em torno de acesso a esse conteúdo em destaque o papel que as bibliotecas ainda jogam hoje, apesar do surgimento de ferramentas on-line como a Wikipedia de acesso à informação e ao conhecimento.

O objetivo final do debate está a moldar o papel dos governos na criação de igualdade de acesso à informação neste pós-Cúpula Mundial da Sociedade da Informação num ambiente plurilateral.

Abaixo a agenda e mais alguns detalhes do debate:

ONU – ORGANIZAÇÃO EDUCATIONAL, CIENTÍFICA E EDUCACIONAL

Conselho Inter-governamental para o Programa de Informação para Todos (IFAP)

Debate Temático sobre “O Papel da IFAP no Espaço de Informação Global”

UNESCO House, Paris, Room II (Fontenoy Building) 3 Abril2008, 9.30 – 12.30 a.m.

Provisional Agenda

Desde o estabelecimento do Programa de Informação para Todos (IFAP) em 2001, o mundo tem testemunhado uma explosão de tecnologias digitais, incluindo computadores, a Internet e telefones celular, e o uso dessas tecnologias para o compartilhamento de informação e comunicação. Como conseqüência do rápido crescimento das tecnologias digitais, existe uma explosão correspondente na informação digital. Até 2010, está projetado que o numero de informação digital criado, capturado e reproduzido será seis vezes maior.

Estes desenvolvimento tem grandes consequências nas estratégias para atingir o objetivo de “Informação para Todos”, incluindo, por exemplo, aumentar a instrução de informação, assegurar a preservação da informação para o futuro, aderessar questões relacionadas a ética da informação, demostrar os benefícios da informação para o desenvolvimento e assegurar acesso a informação através de conteúdo aberto e multilinguístico.

Tartar destas questões desafiantes requer uma boa estratégia e compromisso dos governos e o apoio de todos envolvidos, incluindo a sociedade civil, o setor privado e orgranizações intergovernamentais, conforme acordado no Cúpula Mundial da Sociedade da Informação (WSIS)

Neste contexto, o objetivo do debate temático é discutir o papel dos governos na criação de acesso equitativo a informação no ambiente multistakeholder pós WSIS, além das estratégias para a construção de políticas nacionais de informação. Os painelistas da sociedade civil do setor privado irão apresentar suas perspectivas sobre o futuro da tecnologia, novas habilidades e capacitações exigidas, e as tendencies em criação de conteúdo.

Este debate visa responder questões como: Quais modelos deram certo na criação de acesso equitatível a informação? Qual é o papel do Governo? Qual é a forma para os governos darem prioridade a “informação” da mesma forma que muitos dão prioridade a “educação”?

9:30 Abertura Discurso de abertura Mr Abdul Waheed Khan, Assistente Diretor –Geral para Comunicação e Informação

Introdução ao debate Mr Laurence Zwimpfer, Immediate Past Chair of IFAP Council

9.45 Apresentação Principal Espaço de informação global e tendencies tecnológicas no Pos-WSIS Mr Janis Karklins, Ambassador of Latvia, Former President of WSIS Preparatory Committee for the Tunis Phase

10.00 Mesa de debate Multistakeholder responses in the post-WSIS era com foco especial da capacidade humana e conteúdo

Paneilistas:

Ms Thaima Samman, Director, Corporate Affairs, Microsoft Europe, Middle-East and Africa

Mr Marcelo D'Elia Branco, Projeto Software Livre Brasil

Ms Geeta Malhotra, Director-Projects and Strategic Alliance, Digital Empowerment Foundation

Mr Peter Lor, Secretary-General, International Federation of Library Associations and Institutions

11:15 – 11:30 Coffee break

11:30 Continuação da Discussão

12:15 Fechamento

Summary of the debate Mr Laurence Zwimpfer

Tradução: Karina Rehavia

VOLTE PRO BLOG

Tags:
create new tag


This site is powered by FoswikiCopyright © by the contributing authors. All material on this collaboration platform is the property of the contributing authors.
Ideas, requests, problems regarding Wiki-SL? Send feedback