Sant Jordi patró de Catalunya e Ogum o Orixá guerreiro no Brasil

stjordi5.jpg Mae_e_eu.jpg minha mãe que me fez

Aqui na Catalunya

23 de Abril é um dia muito especial aqui, pois é dia de Sant Jordi, o patró (padroeiro) da Catalunya.

São Jorge é também considereado o padroeiro dos namorados na Catalunya, graças ao grande gesto do santo de salvar uma princesa de um monstro feroz. Alguns catalães celebram o dia dos namorados tanto em 23 de abril como em 14 de fevereiro - dia de Sant Valentí. Na tradição catalana no dia de Sant Jordi, o namorado presenteia uma rosa a sua “princesa” e esta lhe presenteia um livro. De onde vem a tradição de presentear a rosa? Pois o fato não é muito claro, alguns dizem que nasceu da "Feira dos Namorados" que se celebrava em Barcelona pelo século XV. Na verdade se pode dizer que desde o século XV, se presenteiam rosas a todas as "senhoritas" que assistiam à missa que se celebrava na capela que o santo tem ao Palau da Generalitat (Palácio do Governo Catalão). E é também a festa do Dia del Llibre (dia do livro) na Catalunya que se celebra desde 1926 em lembrança a morte de Miguel Cervantes.

Ogum no Brasil

No Brasil é o dia de Ogum, o orixá mais popular e "muito cultuado, especialmente por ser associado à luta, à conquista, é a figura do astral que, depois de Exu, está mais próxima dos seres humanos. Foi uma das primeiras figuras do candomblé incorporada por outros cultos, notadamente pela Umbanda, onde é muito popular. Tem sincretismo com São Jorge ou com Santo Antônio, tradicionais guerreiros dos mitos católicos, também lutadores, destemidos e cheios de iniciativa.

É pois, o símbolo do trabalho, da atividade criadora do homem sobre a natureza, da produção e da expansão, da busca de novas fronteiras, de esmagamento de qualquer força que se oponha à sua própria expansão.

Tem, junto com Exu, posição de destaque logo no início de um ritual. Tal como Exu, Ogum também gosta de vir à frente. A força de Ogum está tanto na coragem de se lançar à luta como na objetividade que o domina nesses momentos (e o abandona nos momentos de prazer e gozo) ...Ogum é o representante no panteão africano não só do conquistador mas também do trabalhador manual, do operário que transforma a matéria-prima em produto acabado: ele é a própria apologia do ofício, do conhecimento de qualquer tecnologia com algum objetivo produtivo, do trabalhador, em geral, na sua luta contra as matérias inertes a serem modificadas .

Ogum gosta do preto no branco, dos assuntos definidos em rápidas palavras, de falar diretamente a verdade sem ter de preocupar-se em adaptar seu discurso para cada pessoa.

Ogum gosta de dormir no chão, precisa que o corpo entre em contato sempre direto com a natureza e dispensa roupas elaboradas e caras, que possam ser complicadas de vestir ou que exijam muito espaço na mochila.

Ele não é o tipo austero, embora sério e dramático, nunca contidamente grave. Quando irado, é implacável, apaixonadamente destruidor e vingativo; quando apaixonado, sua sensualidade não se contenta em esperar nem aceita a rejeição. Ogum sempre ataca pela frente, de peito aberto, como o clássico guerreiro."

Eu também nasci neste dia de Ogum e creio que incorporei deste Orixá muitas de suas características. Certo ou errado, eu um ateu-agnóstico-confesso, tenho na mitologia de Ogum-São Jorge uma referência espiritual simbólica importante e ele me acompanha. Também foi no bar "São Jorge e o Dragão", na cidade baixa de Porto Alegre, que começou um grande amor-atual na minha vida.

Termino com uma oração e com uma canção feita por meus novos amigos e companheiros do Bataclã:

"eu estou feliz porque eu tambem sou da sua companhia

eu estou vestido com as roupas e as armas de jorge

para que meus inimigos tenham mãos , nao me toquem

para que meus inimigos tenham pes e nao me alcancem

para que meus inimigos tenham olhos e nao me vejam

e nem mesmo um pensamento eles possam ter para me fazerem mal"

Linha de São Jorge - Marcelo da Rendenção (música e letra), Richard Serraria (letra)- Bataclã FC.

Baixe e escute Linha de São Jorge - formato livre ogg

Baixe e escute aqui em formato mp3

Aqui a letra.

ogum1.gif rosapetita.gif renata.jpg

Ogum, a Rosa da Catalunya e a minha namorada

Tags:
create new tag

Warning
Can't INCLUDE '', path is empty or contains illegal characters.