Cuba

Cuba Libre, Software Libre II

Cuba_carro.jpg Cuba_fidel_80.jpg Cuba_Roberto.jpg

Fotos: Carros Antigos de Cuba - Faixa de apoio a Fidel - Com Roberto del Puerto, Director General da Oficina para la Informatización de Cuba

Tudo bem por aqui...o povo cubano é fantástico e super-especial. Amáveis, extrovertidos, comunicativos e alegres...mesmo com todas as dificuldades que estao passando em funçao do criminoso bloqueio econômico imposto pelos EUA e outros problemas de infra-estrutura.

Ontem a tarde e a noite caminhei bastante por La Habana velha...aproveitando a folga do trabalho. De dia tomei uma cerveja no Floridita onde Ernest Remingway passou muitas vezes...e a noite entrei e tomei um mojito, escutei boa música cubana no La Bodeguita del Medio que Remingway também frequentava muito. Caminhei da praça de las armas pela calle el bispo até o capitólio. Como era segunda-feira, tinha muito pouco movimento e tudo é bem escuro pois tem pouca iluminaçao nas ruas...é um cenário romântico e raro.

Ontem no final da tarde tive uma reuniao com toda direçao da "Oficina para la Informatización", órgao ligado diretamente ao Ministro de Comunicaçao e Informática e responsável por traçar todas as políticas de tecnologia da informaçao e comunicaçao do governo cubano. Eles apresentaram os objetivos do seminário e a política do governo cubano em relaçao ao software livre: o Conselho de Ministros decidiu por uma migraçao gradativa e total em direçao ao software livre. Este seminário, com os Diretores de Infomáticas dos organismos do Estado cubano e com os grupos de trabalho de migraçao é justamente para traçar um plano de migraçao.

Historicamente Cuba tem utilizado softwares proprietários sem custo (sem pagar) as licenças, pois o bloqueio econômico proibe que as corporaçoes globais do software privativo vendam licenças para este país. Cuba sempre tentou compra e pagar pelas licenças, mas as corporaçoes nunca quizeram romper o bloqueio e nunca desejaram vender pra Cuba. Mas isto ocasionou uma dependência tecnológica indesejável. As razoes para Cuba ter decidido caminhar em direçao ao software livre NAO é econômico, mas estratégico: Segurança, privacidade, atonomia tecnológica

Hoje fiz a minha primeira conferência e amanha tenho mais trabalho.

La Habana - direto do Joven Club - Palacio Central de Computación 31 de outubro 2006

Cuba_ernestR.jpg Cuba_eu_rua.jpg Cuba_musica.jpg

Fotos: La Floridita - Rua perto da Praça das Armas - Bar e Música na Calle el Bispo

Tags:
create new tag

Warning
Can't INCLUDE '', path is empty or contains illegal characters.