Galicia

Galícia, Santiago de Compostela uma delícia

Santiagocatedral.jpg marcelo.jpg

Na semana passada fui dar uma palestra na II Xornadas técnicas de Software Libre Gulo em Ourense- Galícia, organizada pelo GULO- Grupo de usuários GNU/Linux de Ourense.

Depois fomos, eu e a Renata, para Santiago de Compostela passar um fim-de-semana muito especial: comemorar o aniversário da Renata e reencontrar os amig@s Ana e Nano Bouzas. Ficamos na casa do Nano na suite presidencial. Alto astral. De cara um passeio pelas ruas de Santiago nos sol, que é raríssimo por lá, e que nos acompanhou todo findi.

(*) "Decretei uma semana de comemoração do aniversário dela...começando na festa de San Juan, aqui em Barcelona, e terminando somente no domingo (2) quando retornamos a Barcelona. Tivemos um final-de-semana maravilhoso em Santiago de Compostela, com muito vinho, polvos de diversos tipos, bolo de santiago, praia, festas populares (festa de San Pedro e a festa do orgullo LGBT Galego). A Galícia é linda e verde.

Só o Brasil que não colaborou...sendo derrotado justo no dia 1 de xullo (em língua galega). Que presente einh Renata?

Santiago, junto com Roma e Jerusalém, formam os três centros mais importantes do cristianismo...diariamente chegam centenas de peregrinos que fazem os Caminhos de Santiago...a energia dessa cidade é muito boa...toda construída em pedra, com diversos estilos (barroco, renascentista, gótico e neoclássico) e para contribuir, sempre tem um som de gaita galega ao fundo. Fizemos uma seleção de alguns lugares, pois toda cidade é linda e cheia de história.

A foto 1 é a Catedral, que é considerada o monumento mais extraordinário construído na Espanha na Idade Média (iniciada em 1075), nela se encontra uma urna com as relíquias do Apóstolo Santiago.

Eu estou na frente do Colégio de São Xerome (foto 2) foi projetado como um colégio menor, para estudantes pobres (séc. XV) ...mas atualmente é a sede do Reitorado da Universidade de Santiago de Compostela - uma das mais antigas do mundo.

A foto 3 a Renata está falando com mãe dela no dia do aniversário, com a catedral de fundo. (aiii...que saudades...)

Além da cidade, tivemos o prazer de conhecer a praia de Carnota...uma praia linda do Atlântico Norte, que se mistura com água doce...que saudades nós estávamos da areia fininha. (foto 4).

Também convivemos com um outro idioma, o galego, ficamos muito impressionados com a semelhança com o português, tanto na fala, quanto na escrita. Fomos a um teatro, assistir uma comédia, e entendemos toda a apresentação.

Foi um aniversário muito bem comemorado, um fim-de-semana maravilhoso com amig@s, cultura e gastronomia galega."

Eu estou adorando a Galícia, as pessoas sao muito acolhedoras. No ano passado estive lá com minha mana Márcia e neste ano é a terceira vez que visito estas terras e convivo com a boa comida (lá se come muito bem), amig@s e com a história viva de suas ruas bem limpas e cuidadas.

(*)uma adaptação do relato da Renata que descreve um pouco nossos dias em Santiago.

falandomami.jpg carnota1.jpg

Tags:
create new tag

Warning
Can't INCLUDE '', path is empty or contains illegal characters.