La nit del Sant Joan: Maranhão a Barcelona...

La nit del Sant Joan: de São Luiz do Maranhão a Barcelona...

Sluiz1.JPG SaoLuiz2.JPG Fotos de Renata Figueiredo- São Luiz 2006

Que saudades....

me lembro como se fosse hoje...São João de 1999 em São Luiz do Maranhão. Sinto o cheiro gostoso das assanhadas coreiras suadas, e meu corpo ainda treme com a batida do tambor-de-criola e dos pandeirões. O calor das fogueiras para afinar o couro, turbinados pela catoaba do Tonico. Madre Deus sorrindo a noite e, no amanhecer, os bois passando por dentro de uma pequena igreja apertada de gente cheirosa quase em transe. Boi bumbá, boi barrica, Maioba e Maracanã...canjica de milho para repor as energias inesgotáveis. Eu, o meu grande amor que se foi, e amig@s-de-sempre do inesquecível Maranhão.

Lembrei disso na sexta passada aqui em Barcelona. "La nit del Sant Joan" em Barcelona é uma grande festa também, com centenas de milhares de pessoas nas ruas. Nesta noite, a mais curta do ano, começamos - eu minha irmã Uni e a Renata - a caminhada pelo barri de Gràcia e presenciamos a "janta do vizinhos", fogos, bombas explodindo por toda parte. Os pais, pasmem, ensinam as crianças desde cedo a soltar fogos de artifícios...não vimos nenhum acidente. A tradicional "cóca" (bolo de frutas com muito côco), regado a cava (excelente champagne da região...que é mais barata do que o vinho e a cerveja). Nesta noite quente nos dirigimos até a praia de Barceloneta (com casas do século XVIII). Na beira da praia muita gente...fumando bebendo e pena que ninguém dança por aqui. Lembrei do Maranhão... terminamos a noite na praia do Bogatell com amigos italianos sentados na areia curtindo a brisa do mar mediterrâneo. Voltamos a pé boa parte do caminho para casa pois o metrô estava super-lotado. Na praça Catalunya pegamos o metrô até a estació Vallcarca, subimos as escadarias da Baixada de Briz (nossa rua) e fomos dormir ao amanhecer da montanha Tibidabo.

Estas lembranças me deixam emocionado, um pouco nostálgico mas confiante na felicidade da vida. Eu passei esta "nit del Sant Joan" com meu novo grande amor que está ao meu lado, que me faz muito feliz e que me completa.

Barcelona 27.06. 2006

La nit de San Juan (veja no sitio da prefeitura)

Marcelo

Tags:
create new tag

Warning
Can't INCLUDE '', path is empty or contains illegal characters.