Extremadura

Extremadura: o maior case de software livre do mundo avança e se consolida

Linex_novo_site.jpg

Estive ontem, durante todo dia, em reunião com membros do governo de Extremadura responsáveis pela política para a Sociedade da Informação: Carlos Castro - Diretor Geral para Sociedade da Informação, Paco Huertas - Diretor do Centro de Novas Iniciativas e Jesús Rubio - Chefe do Serviço de Promoção e Coordenação do GNU/Linex. Esta visita coincidiu com o lançamento da nova versão do GNU/Linex.

Na oportunidade discutimos questões como a Rede Internacional de Administrações Públicas pelo Software Livre, Observatório Hiberoamericano pelo Conhecimento Livre e demais ações de cooperação e solidariedade internacional.

Depois da consolidação do GNU/Linex na educação, nos centros de novas iniciativas (inclusão digital), na saúde, para empresas e negócios e jogos-GNU/Linex; está iniciando a migração do ambiente da administração em clima de colaboração com os responsáveis informáticos dos ministérios da Junta de Extremadura.

A nova versão do GNU/Linex oferece novidades importantes que podem ser vistas aqui.

Este caso exitoso demonstra que com determinação política, capacidade da equipe técnica e experiência gerencial na área de TIC's é possível construirmos um ambiente tecnológico totalmente baseado na plataforma livre sem traumas. Isso não faltou para a equipe da Junta de Extremadura.

Esse exemplo deve servir de inspiração para as administrações públicas do mundo todo que estão se movendo para romper o aprisionamento tecnológico provocado pelas plataformas proprietárias e secretas.

Tags:
create new tag

Warning
Can't INCLUDE '', path is empty or contains illegal characters.