Gil em Barcelona II

Gil com agenda intensa em Barcelona

Re_Gil.jpg Gil_Castells.JPG Eu_Gil.jpg

De sábado até ontem (segunda-feira 29) tivemos a agradável presença do Ministro da Cultura do Brasil aqui na Catalunya. Gil foi convidado pela Generalitat de Catalunya para a abertura do IGC - Internet Global Congress e veio, em visita oficial, compartilhar as iniciativas brasileiras no campo do conhecimento livre com as iniciativas do governo catalão em software livre e cultura livre.

No domingo a noite fomos; eu a Renata, a Paula Porto - Min. Cultura, o Cláudio Prado- coordenador de Políticas Digitais do Min. da Cultura, jantar com o intelectual catalão Manuel Castells e sua esposa Emma Kiselyova. Um papo de amigos.

Na segunda pela manhã tivemos um encontro com o cantor e compositor catalão Lluís Llach no barco onde reside no porto de Barcelonès. Altos papos sobre cultura, política e vida.

Depois fomos para a abertura do IGC onde Gil "arrasou" com suas propostas inovadoras e na ênfase a defesa do software livre. No ano passado a abertura do IGC foi realizada com uma palestra minha e do Richard Stallman. Confiram aqui o disucurso do Gil.

Depois fomos almoçar com os jornalistas responsáveis pelos suplementos culturais dos meios de comunicação da catalunha onde Gil defendeu as licenças livres para cultura e uma nova visão sobre os direitos autorais e as alternativas das licenças Creative Commons. Vejam a nota da agência EFE.

Em seguida fomos para a Casa América/Catalunia onde o Ministro concedeu uma entrevista coletiva de imprensa e depois tivemos uma produtiva e interessante reunião com representantes da sociedade civil que movem os temas de software livre e cultura livre (Hispalinux, Softcatalà, Creative Commons, Hacklab de Barcelona, KDE catalúnia, OO catalúnia, produtores, advogados e artistas da cultura livre. Juantomás Garcia, presidente da Hispalinux, veio de Madrid especialmente para esta atividade e esteve presente em toda programação: gracias Juantomás! Na próxima vez que nos encontrarmos temos que ter mais tempo para desfrutar. Nesta reunião contamos com a presença da Secretária da Sociedade da Informação da Generalitat de Catalunya Marta Continente.

A noite fomos jantar no "Palau de la Generalitat" (1359) com o Presidente da Catalunya, Pascual Maragal, artistas convidados e demais autoridades do governo.

Gil deixou a catalunya, prometendo voltar e já deixando saudades.

Dormi muito bem com o sentimento do dever cumprido e com uma avaliação de que a presença deste brasileiro, artista e ministro, foi muito importante para fortalecer os debates sobre conhecimento livre que estamos travando no cenário internacional, e para o fortalecimento das açoes da Generalitat de Catalunya na área de software livre e cultura livre.

Tags:
create new tag

Warning
Can't INCLUDE '', path is empty or contains illegal characters.