Veja não vê

Veja.jpeg

Barcelona 17 de maio de 2006

A redação da Revista Veja,

Nos últimos anos a comunidade científica, tecnológica e empresarial brasileira tem sido testemunha do papel que o Brasil representa como propulsor de propostas inovadoras para construção de uma alternativa para a nova Sociedade da Informação fruto da revoluçao das tecnologias da informação e comunicação. Muito mais do que uma disputa comercial entre a Microsoft, outras empresas monopolistas com o governo, estamos falando de políticas públicas e disputas necessárias para que nosso país supere, de forma positiva, a transição da sociedade industrial para a "sociedade em rede" .

Temas centrais como DRM , TCPA , patentes de software, um novo papel para a OMPI , tem sido uma pauta liderada por nosso país em todos os cenários internacionais. Essas posiçoes foram defendidas e lideradas pelo Brasil nas Cúpulas da Sociedade da Informação de Genebra (2003) e Túnis (2005) com amplo apoio internacional.

Outra questão, que é a viabilização destas políticas dentro de nosso país, passa pelas políticas de implementação do software livre dentro dos organismos governamentais. Neste aspecto, o Brasil passou a ser líder mundial de açoes neste sentido, com reconhecimento internacional e com apoio dos mais amplos setores da comunidade empresarial, acadêmica e científica de nosso país.

A matéria da revista Veja intitulada "Opção de Lula pelo software livre atrasa o país" vai na contramão de tudo isso e mais parece uma obra de ficção. Além disso, demonstra uma ignorância, falta de consistência com os dados apresentados, ou ma fé, do jornalista sobre os temas abordados. Ou tudo isso junto. Com isso também, a credibilidade do conhecido jornalista - Duda Teixeira- foi liquidada e sepultada no setor e já é objeto de piadas.

Solicito a Revista Veja o reestabelecimento do equilíbrio jornalístico e da ética necessária para tratar de assuntos desta natureza.

Sou brasilerio e atualmente vivo em Barcelona, trabalhando para o governo da Catalúnia, coordenando uma rede de administraçoes públicas que se inspira e acredita na política brasileira de software livre.

Espero que a Veja também acredite no Brasil e nos brasileiros e faça uma nova matéria reestabelecendo a verdade.

Marcelo D'Elia Branco

Coordenador da International Network of Public Administrations for Free Software

Projeto Software Livre Brasil www.softwarelivre.org

Tags:
create new tag

Warning
Can't INCLUDE '', path is empty or contains illegal characters.