Acabei o mestrado!

A primeira coisa a dizer é: FOI SENSACIONAL

A apresentação da minha dissertação aconteceu no dia 27/08/2009 e tudo ocorreu muito bem. Yuri Ki me ajudou a filmar toda apresentação e já publiquei no vimeo.com. Os slides também estão disponíveis: http://www.tecgraf.puc-rio.br/~amadeu/mestrado-slides.pdf.

O tema é "Implantação de Componentes de Software Distribuídos Multi-Linguagem e Multi-Plataforma". Temos 3 contribuições principais:

  • Levantamento de critérios de avaliação para classificar as outras tecnologias de componentes que existem. O foco dessa classificação é entender os processos de implantação de cada tecnologia. Não encontramos nenhum survey nos periódicos, portanto parece-nos ser de grande valia para outros trabalhos nessa área.
  • Reuso de uma solução para empacotamento para gerir as dependências estáticas entre os componentes e artefatos nativos da plataforma ou linguagem. Tipicamente, as tecnologias de componentes não possuem um suporte adequado para instalar as dependências a artefatos externos ao modelo de componentes. Escolhemos o LuaRocks e o adaptamos para as nossas necessidades multi-linguagem. Assim, definimos que cada componente precisa ter um pacote referente que agrupa seus artefatos, portanto, usando o LuaRocks é possível dizer que um componente X depende de outros pacotes como dependências externas à modelagem de componentes ( = dependências estáticas segundo Szyperski ).
  • Proposta de serviços que facilitam a implantação por níveis graduais de detalhamento sobre o mapeamento físico necessário. Nossos serviços ajudam programadores iniciantes a não precisarem lidar diretamente com a infra-estrutura de execução. Assumimos uma fase de planejamento e uma API padrão (em linguagem imperativa) que implementa todas operações da implantação (como deploy, activate, deactivate, undeploy - e outras que serão implementadas no futuro como suspend e resume).

Só tenho a agradecer a todos amigos que me apoiaram ao longo dessa turbulência que é um mestrado. Em especial, Yuri Ki (minha namorada), Tássia Camões e André Lage que sempre foram "pentelhados" nos piores momentos. Aos outros amigos da Bahia (atualmente espalhados pelo mundo) também meus sinceros cumprimentos pelas mensagens de carinho e compreensão. Ao pessoal do TecGRAF por todo suporte prático ao desenvolvimento desse trabalho. A meu orientador Renato Fontoura de Gusmão Cerqueira pela sua incontável paciência com esse cara desesperado que eu sou.

Só tenho a dizer: acabou.

Tags:
create new tag


Creative Commons License Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.