AFISDCC 0.3 disponibilizado

Hoje recebi um email de mais um interessado (dessa fez o Vinícius Colares do Vale da UFC) sobre o meu Trabalho de Conclusão de Curso na graduação no âmbito do Projeto Biométrica pelo DCC/UFBa. Assim tomei vergonha (ou a perdi) e finalmente inseri os cabeçalhos com as notas de copyright e licenciamento, além de disponibilizar para leitura de todos os ramos no Subversion.

Como falei com o Vinícius, sugiro aos interessados que primeiro olhem os sites do Grupo Gaudi do DCC/UFBa onde coloquei no TWiki tudo que pesquisei tanto sobre impressões digitais, modelos de sensores, sistemas de reconhecimento, APIs e SDK para desenvolvimento. Também há alguns links sobre computação em grade (grid computing) e montagem de clusters. Em particular, o nome temporário do protótipo deste projeto é AFISDCC e considerem que ele apenas acabou de nascer, o que implica que é um protótipo funcional, mas ainda há muito trabalho por fazer para ser aplicado em um ambiente prático, como por uma secretaria de segurança pública estadual (objetivo do projeto).

Em nosso projeto usamos o sensor U.are.U 4000(b) que funciona no GNU/Linux através da biblioteca libdpfp recentemente descontinuada em favor da biblioteca fprint. Infelizmente ainda não testei o protótipo com a fprint mas com a libdpfp funciona bem. Nesse sentido também aproveito para agradecer publicamente a Daniel Drake por todos seus esforços com a libdpfp e a engenharia reversa do driver, sem o trabalhho dele eu teria que ter abdicado de usar uma solução em GNU/Linux (já que todas outras SDK comerciais são proprietárias e absurdamente caras).

Inclusive olhei rapidamente e vi que o projeto fprint já está bem evoluído inclusive com alguns algoritmos de extração de minúcias e até verificação 1:1 (ter certeza que você é quem diz ser). Então vale a pena até reavaliar o AFISDCC para que ele seja mais uma ponte para as tecnologias de grade e cluster para melhorar o desempenho do casamento de impressões digitais.

Alguns links relacionados:

Os fontes encontram-se em (por favor.. eu sei que em particular o teste.rb está horrível, mas acontece nas melhores famílias):

Enfim... dúvidas, reclamações e observações podem mandar email para mim: amadeu em gmail ponto com cool!

Tags:
Computação Distribuída1Add my vote for this tag Ruby1Add my vote for this tag Software Livre1Add my vote for this tag create new tag


Creative Commons License Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.